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Clock Machine
Wilhelm Schickard (22 de abril de 1592, Herrenberg, Alemanha - 23 de outubro de 1635, Tübingen) Criou em 1623 A primeira máquina que era capaz de resolver as quatro operações matemáticas. Porém sua máquina desapareçeu durante a guerra dos trinta anos.
Mas a história da computação inicia-se a aproximadamente 2000 A.C. com um instrumento chamado Ábaco, utilizado para cálculos matemáticos. veja mais em:http://histmat-abacos.blog.pt/2009/01/22/calculi-abaco-romano/ -
Régua de cálculos
inventada pelo padre inglês William Oughtred um dispositivo que permite a realização de cálculos por meio de guias deslizantes graduadas, através de logaritmos. Veja mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9gua_de_c%C3%A1lculo -
La pascaline
A Pascaline permite efetuar as operações de adição e subtração. Embora a operação seja demorada podem efetuar-se multiplicações e divisões pelo método das adições sucessivas e subtrações sucessivas. Veja mais em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/pasca_l/maquinadepascal.htm -
Roda de Leibnitz
Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, um matemático alemão que criou uma máquina de calcular que efetuava as quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e, ainda, cálculo de raiz quadrada. Veja masi em:http://www.algosobre.com.br/informatica/historia-do-computador-e-da-internet.html -
Tear mecânico
Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. A máquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados e pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável da história. Veja mais em:<a href='http://http://orgcomp2.ic.uff.br/historia.php' -
Máquina analítica, Charles Babbage
A máquina analítica podia operar números com 40 dígitos, tinha dois acumuladores principais e alguns auxiliares para propósitos especiais. Adicionalmente poderia conter até 100
números memorizados, fazer saltos condicionais e ler a partir de cartões os programas e os dados. Esta máquina faria uma adição em 3 segundos e uma multiplicação ou uma divisão levariam entre 2 a 4 minutos a ser calculadas. Veja mais em:http://cisavempg.sytes.net/cisaveazul/ig2008/1423/1423_Web/paginas/Maquina%20analitic -
Código Morse, Samuel Morse
É um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Veja mais em:http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_morse -
primeira programadora do mundo
- Ada Augusta king traduziu um panfleto na Analytical engine de Babbage, acrescentando suas próprias anotações. Tornou-se a http://lucasdouradouepb.wordpress.com/2011/12/07/historia-do-computador/.
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A Máquina analítica
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.sciencemuseum.org.uk%2Fimages%2FI031%2F10301732.aspx&anno=2Máquina Analítica de Charles Babbage, 1871. Esta foi a primeira máquina de calcular totalmente automática. Charles Babbage (1792-1871). -
Tabuladora Hollerith
http://www.geocities.ws/hifi_eventos/Tabuladora.html O norte-americano Herman Hollerith inventou um tabulador estatístico, também utilizando cartões perfurados, para acelerar o processamento das estatísticas para o censo dos Estados Unidos desse mesmo ano. -
Válvula Eletrônica
http://pt.myhotarticles.appspot.com/article/sir-john-ambrose-fleming-the-history-of-the-telephone o engenheiro inglês John Ambrose Fleming inventou dois eletrodos retificadores , chamada de válvula de oscilação. Esta invenção é geralmente considerado ter sido o início de eletrônicos porque este foi o primeiro tubo de vácuo. Esta invenção foi usada em receptores de rádio e radares para muitos anos depois. -
Máquina de Turing
http://www.mspc.eng.br/matm/tm.shtml Antes do advento do computador digital, o matemático inglês Alan Turing idealizou uma máquina que seria capaz de calcular qualquer função matemática mediante um determinado conjunto de instruções, utilizando uma fita. -
1° Computador Binário
http://www.imsaformet.com/por-que-o-binario-e-usado-em-computadores.htmlUm engenheiro da Bell Labs chamado George Stibitz construiu o Dispositivo de Stibitz que consistia de relés, uma bateria e lâmpadas. Uma lâmpada acesa representando um e uma lâmpada apagada representando dois. -
Primeira geração de computadores
http://sup_oper.sites.uol.com.br/hstcomp.htmOs computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina. -
Jogos CRT
http://gamesoundfm.com/wp/tag/a-historia-de-jogos-de-video-game-cronograma/No inicio os primeiros videogames foram criados se utilizando da tecnologia CRT (Chathode Ray Tube) ou “tubo de raios catódicos”. CRT era uma tecnologia baseada nos sistemas antimísseis americanos. -
Primeiro computador eletrônico
http://pt.scribd.com/doc/81696250/Intro-Comp-1 ABC (Atanasoff-Berry Computer) John Vincent Atanasoff e seu assistente Clifford Berry concluem o ABC que era capaz de resolverproblemas reduzidos a até 30 equações. Utilizava 450 válvulas e a memória era composta portambores magnéticos.Em 1973, o ABC foi reconhecido legalmente como sendo o primeiro computador eletrônico digitalda história. -
Invenção do Eniac –
https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/primeiro-computador-do-mundoCriado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly foi o primeiro computador de uso geral eletrônico. Foi um computador digital completo capaz de ser reprogramado para resolver uma ampla gama de problemas de computação. -
Invenção do Transistor
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-da-computacao.html Walter Brattain e John Bardeen inventaram o transistor, substituindo as ultrapassadas válvulas. -
Teoria da Informação
http://www.viktormota.adm.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=32&Itemid=2 O norte- americano Claude Elwood Shannon foi o responsável pela expansão do conceito de numeração binária e introduziu nos meios acadêmicos o bit como é conhecido atualmente: binary digit. -
Programa/jogo “Bouncing Ball”
http://gamesoundfm.com/wp/o-nascimento-dos-videogames-e-computadores/#comment-14 Charly Adama criou o programa/jogo “Bouncing Ball” para MIT Whirlwind Computer, o primeiro computador a exibir vídeo em tempo real, que após ter sido desenvolvido no final da década de 40 foi demonstrado pela primeira vez em Abril de 1951. -
Criação do Univac I
http://evolucaodocomputador.blogspot.com.br/2008/05/1951-univac-i.htmlDesenvolvido por J. Presper Eckert e John W. Mauchly, era bem menor que seus predecessores e recebia as instruções de cartões magnéticos e não mais de cartões perfurados. -
Criação do CHIP
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfANwAD/historia-computadorRobert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec. Essas pastilhas ou chips incorporavam, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transistores já interligados, formando circuitos eletrônicos complexos. -
Segunda geração
Nos equipamentos de segunda geração, a válvula foi substítuida pelo transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965.Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e mais confiável. Os computadores da segunda geraçao á calculavam em microssegundos (milionésimos). -
IBM 1401
http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1946ibm1401.htmlO computador IBM 1401 foi anunciado publicamente pela IBM em 1959. Construído nos USA era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base de 4.096 bytes com um ciclo de memória de 12 microsegundos. -
Spacewar
http://gamesoundfm.com/wp/o-nascimento-dos-videogames-e-computadores/#comment-14O jogo colocava dois jogadores humanos um contra o outro, cada um controlava uma nave espacial capaz de lançar mísseis, enquanto uma estrela no centro da tela criava grande perigo as naves. O jogo foi eventualmente distribuído com os novos computadores DEC (Digital Equipment Corporation) e foi comercializado nos primórdios da internet. -
Terceira geração
A terceira geração começa com a substituição dos transistores pela tecnologia de circuitos integrados - transistores e outros componentes eletrônicos miniaturizados e montados num único chip -, que já calculava em nanossegundos (bilionésimos). -
Quarta geração
http://sup_oper.sites.uol.com.br/hstcomp.htmOs computadores começaram a utilizar microprocessadores e a criação de microcomputadores. Com chips de alta integração. -
Computer Space, Arcade
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://technologizer.com/2011/12/11/computer-space-and-the-dawn-of-the-arcade-video-game/&prev=/search%3Fq%3DComputer%2BSpace%25E2%2580%259D%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1360%26bih%3D624%26prmd%3Dimvns&sa=X&ei=1YVUUN6YJJO89QSonICwBw&ved=0CGYQ7gEwCwO jogador controlava o foguete com quatro botões: um para o fogo, que dispara um míssil a partir da frente da nave, dois botões de rotação de direção (para girar a orientação navio no sentido horário ou anti-horário), e uma para o impulso, o que impulsionou o navio em qualquer direção que ele passou a ser a apontar. -
Pong, primeiro jogo comercialmente viável
A Atari lançou a primeira versão arcade de PONG no final de 1972. Logo depois, a Atari lançou a versão comercial do PONG: o famoso gabinete "amarelo". Espécimes anteriores tinham botões de prata enquanto os posteriores tinham botões pretos. -
Altlair 8800
http://o-que-quer-dizer.blogspot.com.br/2009/04/altair-8800.htmlUm pequeno computador lançado pela Micro Instrumentation Telemetry Systems, do Novo México, e vendido principalmente sob a forma de kit para montagem. -
Atari 2600
http://jogos.uol.com.br/reportagens/historia/ult5609u3.jhtmSob a liderança de Bushnell, a Atari desenvolve o VCS (Video Computer System, mais tarde chamado de Atari 2600) e lança-o no Natal por US$ 249,95. Esse é o primeiro console programável com jogos em cartucho da Atari. Entre os títulos, há conversões de jogos para arcade e games criados exclusivamente para o console doméstico. -
Gunfight
http://jogos.uol.com.br/reportagens/historia/ult5609u3.jhtmA Midway Games lança o jogo Gunfight, o primeiro a usar microprocessadores ao invés de um emaranhado de circuitos. Desenvolvido pela Taito do Japão, Gunfight é o primeiro arcade a ser importado pelos EUA. -
Apple ll
expansão de memória,disquetes controladores de disco, PASCAL e cartões CP / M emulador, paralelas, seriais, e SCSI, aceleradores de processadores, placas de vídeo -
Computer Othello
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_Othello_(video_game)&prev=/search%3Fq%3Dcomputer%2Bothello%2B1978%2Bnintendo%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1360%26bih%3D624%26prmd%3Dimvns&sa=X&ei=_JBUUNWrLIG-8ASpjYGIDA&ved=0CCgQ7gEwAAvídeo baseado em jogo de arcade desenvolvido e publicado pela Nintendo . É um dos seus primeiros arcade jogos de vídeo , juntamente com febre bloco , depois de terem lançado um console dedicado chamado Jogo Cor TV 6 e uma variedade de jogos de arcade eletro-mecânicos no início da década de 1970. Ele foi lançado exclusivamente no Japão em 1978 . -
Space invaders
http://pt.wikipedia.org/wiki/Space_Invaders é um jogo de videogame de arcade desenhado por Tomohiro Nishikado. Foi originamente construído pela Taito Corporation e um tempo depois foi licenciado para produção nos EUA pela Midway Games. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional. O objetivo é destruir ondas de naves com um canhão à laser para ganhar o maior número de pontos possível. Para construir o jogo, Nishikado se inspirou na mídia popular, como Guerra dos Mundos e Star Wars. -
Football
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Atari_Football&prev=/search%3Fq%3DA%2BAtari%2Btamb%25C3%25A9m%2Blan%25C3%25A7a%2B%2B%2522Football%2522%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1360%26bih%3D624%26prmd%3Dimvns&sa=X&ei=-IxUUN6VGIio8gSX5YH4CQ&ved=0CCUQ7gEwAA Ele foi desenvolvido e publicado pela Atari, Inc. . Neste jogo, o esporte do futebol americano é exatamente emulado, com jogadores representados por Xs e Os . O jogo foi um dos jogos de arcade mais populares em sua época. Em 1979, a Atari lançou uma versão mais desafiador para quatro jogadores. -
Quinta geração
Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de " Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração ". Os " chips " vêm diminuídos tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez mais compactos, como é o caso da micro miniaturização do microprocessador F-100, que mede somente 0,6 cm quadrados e é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha. Outra caravterística é a conectividade de dispositivos e a interação. -
O Osborne 1
http://historiacomputacao.blogspot.com.br/2008/02/osborne-1.htmlO Osborne 1 foi o primeiro "laptop" a fazer sucesso, lançado em 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg e custava, no seu lançamento, US$ 1.795,00. Não incluía bateria, embora uma bateria de uma hora de duração pudesse ser adquirida separadamente. linguagem de programação BASIC e o sistema operacional CP/M. -
Dragon Quest
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dragon_Questé uma série de jogos eletrônicos de RPG produzido pela Enix (atual Square Enix), sendo um dos jogos de RPG mais famosos e vendidos no Japão. Desenhado por Akira Toriyama, com a música de Koichi Sugiama e game design de Yuji Horii. A série possui oito jogos. -
The Legend of Zelda
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Legend_of_Zelda_(s%C3%A9rie)é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente de fantasia. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças, jogabilidade e pela superprodução. Nessa época o gamepad ou joypad substituiram os joysticks. O design do gamepad possuíam 8 botões de direção e mais dois botões. -
Final Fantasy
http://pt.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasyé uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square). A franquia possui como elementos principais a série de jogos electrónico de interpretação de papéis, incluí também filmes, animes, livros e outros elementos. -
Playstation
http://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStationé uma série de console de video game criado e desenvolvido pela Sony Computer Entertainment, abrangendo a quinta, sexta, sétima e oitava gerações de videogames, A marca dispõe de um total de cinco consoles - sendo dois deles portáteis -, um centro de mídia, um serviço on-line, uma linha de controladores e um palmtop, bem como diversas revistas especializadas. -
Playstation 2
http://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2http://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2 é o segundo console da empresa Sony, após o PlayStation original. Seu desenvolvimento foi anunciado em março de 1999 e foi lançado no Japão em março de 2000. A versão norte-americana foi mais tarde lançada em 26 de outubro de 2000. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o mais popular console da história dos videogames, com mais de 140 milhões de unidades vendidas até 2009. -
Xbox
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xbox É a linha de videogames produzida pela empresa norte-americana Microsoft Corporation, em colaboração com Intel e Nvidia. O Xbox foi desenvolvido para competir com o PlayStation 2 da Sony e Gamecube da Nintendo como parte da sexta geração de consoles. sua principal característica é o seu processador central baseado no processador Intel Pentium III. O sistema também incorpora um leitor DVD, Um disco rígido interno, porta Ethernet e, finalmente, o sistema tem quatro conectores para os controles. -
Playstation 3
é o terceiro console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainment e o sucessor do PlayStation 2 como parte da série PlayStation. O PlayStation 3 compete contra o Xbox 360 e o Nintendo Wii como parte da sétima geração de consoles de videogame. -
Wii
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7amento_do_WiiÉ um console de videogame doméstico produzido pela Nintendo. É um videogame da sétima geração e o quinto console da Nintendo, sucessor do Nintendo GameCube, que foi lançado em 2001 no mercado americano e japonês. Seus principais concorrentes são o Xbox 360, da Microsoft, e o Playstation 3, da Sony. -
Iphone, apple
http://forum.tecnologia.uol.com.br/iphone-da-apple-emerge-como-plataforma-para-jogos_t_163367O iPhone, da Apple, surgiu como uma plataforma séria para videogames, concretizando a promessa dos jogos em celulares e se posicionando como um concorrente legítimo dos sistemas portáteis de videogames. -
Jogos em redes socias
http://www.band.com.br/noticias/tecnologia/noticia/?id=100000523275A partir de 2008 tornou-se comumente a disponibilização de jogos casuais em redes socias. -
N-gage
http://www.nokiatividade.com/serie-nokia-classicos-nokia-n-gage/http://www.nokiatividade.com/serie-nokia-classicos-nokia-n-gage/Apesar de ser um video game portátil, ele também era um telefone celular. Lançado em 2003, o N-Gage contava com uma CPU ARM de 104 MHz, 3.4 MB de RAM, tela de 2.1 polegadas e com sistema S60v1, tudo isso pesando apenas 137 gramas. Permitindo uma plataforma para jogos de celulares.