-
100,000 BCE
Desenvolvimento da linguagem
O homem primitivo desenvolveu uma linguagem oral, provavelmente junto com uma linguagem gestual, dando um grande salto na sua capacidade de se comunicar e, por conseguinte, ensinar.
Foto: https://pt.freeimages.com/photo/the-caveman-1483739 -
80,000 BCE
Sociedades orais
Nas sociedades orais o conhecimento é transmitido de geração à geração, oralmente. O ensino se efetiva através da comunicação em tempo real, onde aquele que ensina se encontra no mesmo espaço e no mesmo instante daquele que aprende.
Fonte: BORGES, M. K.; SARTORI, A. S.; ROESLER, J.; FONTANA, K.r B. Tecnologia, educação e aprendizagem: os desafios para o educador na era da comunicação e da informação. 2. ed. Florianópolis: UDESC / CEAP, 2002.
Foto: Photo by Jordan Donaldson | @jordi.d on Unsplash -
4000 BCE
Escrita cuneiforme
Forma de escrita criada pelos sumérios. Era registrada em tábula de argila que poderia ser ou não cozida, dependendo grau de necessidade de guardar aquelas informações. A sua invenção ficou a dever-se às necessidades de administração dos palácios e dos templos. Com a escrita o ensino deixa de ser apenas oral.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_cuneiforme
Foto: https://pixabay.com/pt/cuneiforme-script-antigos-1781019/ -
3500 BCE
Hieróglifos egípcios
Após a escrita cuneiforme dos sumérios, os hieróglifos egípcios são provavelmente o sistema de escrita organizado mais antigo do mundo. Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hier%C3%B3glifo
Foto: http://www.rgbstock.com/image/miPidhE -
2500 BCE
Escrita em papiros
O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro
Foto: http://www.rgbstock.com/photo/mhY09Ak/Ancient+egyptian+scripture+on+ -
600 BCE
Biblioteca
A biblioteca de Alexandria (século II a.C.), no Egito, foi a mais famosa de todas. Ela teria de 40 a 60 mil manuscritos em rolos de papiro, chegando a possuir 700 mil volumes. Até o surgimento da internet, era o principal recurso para pesquisa escolar.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca
Foto: https://www.gettyimages.com/license/587492854 -
320 BCE
Pergaminho
Pergaminho é o nome dado a uma pele de animal preparada para nela se escrever. Esse importante suporte da escrita também foi largamente utilizado na antiguidade ocidental, em especial na Idade Média. Nos mosteiros cristãos eram mantidas bibliotecas de pergaminhos, onde monges letrados no período se dedicavam à cópia de manuscritos antigos.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pergaminho
Foto: https://pixabay.com/pt/documento-pergaminho-a-idade-m%C3%A9dia-1729019/ -
200 BCE
Papel
A maioria dos historiadores concorda em atribuir a Cai Luan da China a criação do papel por meio da polpação de fibras vegetais. Essas eram batidas, cozidas e sua pasta colocada sobre uma fina peneira. Depois procedia-se a secagem da folha. O papel é o principal suporte para a confecção de cadernos e livros escolares.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papel
Foto: https://pixabay.com/pt/arquivos-papel-escrit%C3%B3rio-papelada-1614223/ -
130
Livro
Livro (do latim liber) é um objeto transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária, formando um volume. Até os dias de hoje é um dos principais suportes de conteúdo para disciplinas escolares.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro
Foto: https://pixabay.com/pt/b%C3%ADblia-p%C3%A1gina-do-livro-fonte-livro-1960635/ -
1565
Lápis de grafite
O lápis é a ferramenta mais utilizada pelo homem desde as primeiras civilizações até os dias atuais. Os primeiros lápis de chumbo datam do século XVI. Os atuais são feitos com bastões de grafite envolvidos por madeira. Permite ao aluno escrever e, se necessário, corrigir seus erros.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1pis
Foto:https://pixabay.com/pt/l%C3%A1pis-colorido-v%C3%A1rios-cores-690050/ -
Borracha escolar
Em 1770, o engenheiro inglês Edward Nairne teria desenvolvido a primeira borracha escolar amplamente comercializada, para uma competição de invenções. Em 1839, Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanização, um método que curaria a borracha, tornando-a durável. Indispensável em sala de aula.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Eraser
Foto: https://pixabay.com/pt/borracha-materiais-de-escrit%C3%B3rio-795768/ -
Giz processado
O giz, na forma de pequenos cilindros alongados com uma vasta variedade de cores (tipicamente branco), usado principalmente como material escolar para escrever e desenhar em quadros negros, é uma forma processada de sulfato de cálcio com óxido de ferro, argila e pigmentos (para dar cor).
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giz_processado
Foto: https://pixabay.com/pt/giz-desenho-art%C3%ADstica-artes-1869492/ -
Quadro negro
Quadro negro, quadro ou lousa é uma superfície reusável onde se escreve textos ou desenhos que são feitos com giz ou outros marcadores apagáveis. Eram feitos originalmente lisos, folhas finas de ardósia preta ou cinza escuro. Faziam parte de qualquer sala de aula até os anos 2000.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_negro
Foto:https://pixabay.com/pt/matem%C3%A1tica-quadro-negro-educa%C3%A7%C3%A3o-1547018/ -
Retroprojetor
O retroprojetor é um dispositivo capaz de projetar imagens ampliadas de textos (ou fotos) sobre uma tela, ou numa parede. Estas imagens são obtidas a partir de objetos impressos em lâminas de acetatos. Até os anos 1990 foi muito usado em sala de aula.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Retroprojetor
Ilustração: https://pixabay.com/pt/retroprojetor-projetor-mapeamento-341408/ -
Projetor de cinema
O cinema foi a primeira forma de comunicação para grandes massas de público. Projetor cinematográfico ou projetor de filme é o dispositivo óptico-mecânico usado para exibir filmes na tela de projeção de uma sala de cinema. Na ausência do VHS e do DVD, esse era o recurso para projeções de filmes em escolas.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Projetor_cinematogr%C3%A1fico
Foto: https://pixabay.com/pt/filme-carretel-projetor-cinema-918655/ -
Televisor
Televisor, por vezes chamado também televisão é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão. Nos anos 1980 eram comuns os cursos televisivos de 1o e 2o graus.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Televisor
Foto: https://pixabay.com/pt/tv-televis%C3%A3o-retro-cl%C3%A1ssico-antigo-1844964/ -
Caneta esferográfica
Canetas esferográficas são um tipo de caneta cuja tinta humedece uma esfera rolante que desliza sobre a superfície. Na evolução da caneta, o uso de uma esfera na ponta possibilitou a distribuição constante e uniforme de tinta. A caneta faz parte do material escolar de qualquer aluno.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caneta_esferogr%C3%A1fica
Foto: https://pixabay.com/pt/a4-contas-admin-administra%C3%A7%C3%A3o-1238603/ -
Videocassete
O gravador de vídeo cassete, videocassete também conhecido pela sua sigla inglesa VCR (Video Cassette Recorder), é um aparelho eletrônico capaz de gravar e reproduzir imagens que são registradas em fitas magnéticas acondicionadas em caixas plásticas (cassetes) para facilitar o manuseio.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Videocassete
Foto: https://pixabay.com/pt/gravador-de-v%C3%ADdeo-v%C3%ADdeo-fitas-filme-1221156/ -
Computador pessoal (PC)
Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos.
A expressão "computador pessoal" é utilizada para denominar computadores de mesa. -
Laptop
Um laptop é um computador portátil, leve, projetado para ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. Na faculdades é comum alunos assistirem aulas com seus laptops, ou mesmo cursar disciplinas em ambiente de ensino à distância. -
Computador pessoal (PC)
Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. Nos anos 2000 era um fator de atração oferecido pelas escolas particulares os laboratórios e aulas de informática integrados ao currículo escolar. -
Quadro interativo (lousa digital)
O quadro interativo (lousa digital) é um recurso para as salas de aula: é praticamente um computador, mas com uma tela de proporções grandes, em torno de 75 a 100 polegadas. O tamanho da tela é um fator determinante para esse tipo de tecnologia, uma vez que é necessário ter acesso físico à dimensão total da lousa.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_interativo
Foto:https://pixabay.com/pt/quadro-interactivo-eletr%C3%B4nica-332239/ -
DVD Player
Um reprodutor de DVD ou leitor de DVD é um dispositivo para reproduzir discos produzidos sob o padrão DVD Video. Essa tecnologia facilitou a apresentação de filmes em ambiente escolar.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodutor_de_DVD
Foto:https://pixabay.com/pt/queimadura-cd-cd-rom-disco-compacto-3509504/