A Evolução da Tecnologia

  • Jan 1, 1000

    TECNOLOGIA!

    TECNOLOGIA!
    Tecnologia é o conhecimento prático expresso pelo conjunto de métodos, técnicas, utensílios e instrumentos construídos pelo homem ao longo da história para dominar e tirar proveito das forças e recursos da natureza. A tecnologia moderna é definida como ciência aplicada. Inclui o estudo sistemático e cientificamente orientado dos materiais, utensílios, formas de energia, ferramentas e máquinas e também dos processos, técnicas e organização do trabalho.
  • Jan 1, 1001

    FERRAMENTAS DE PEDRA!

    FERRAMENTAS DE PEDRA!
    2,5 MILHÕES DE ANOS _ Desde as aplicações mais funcionais do dia-a-dia calcolítico – por exemplo, a separação de músculos, tendões e ossos numa peça de carne – a pedra era o material que assegurava às sociedades do Calcolítico a sobrevivência diária. A pedra servia para uma enorme diversidade de usos – desde a construção de muralhas, cabanas habitacionais e complexos espaços funerários, até à elaboração de pequeníssimos objetos.
  • Jan 1, 1002

    ARTE RUPESTRE!

    ARTE RUPESTRE!
    40 MIL ANOS _ Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos na paredes das cavernas. Através deste tipo de representação (pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam ideias e transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas. A arte preservada por milênios permitiu que as grutas pré-históricas se transformassem nos primeiros museus da humanidade.
  • Jan 1, 1003

    FOGO!

    FOGO!
    750 MIL ANOS _ De acordo com os historiadores e arqueólogos o domínio da produção do fogo foi um dos principais avanços da humanidade, colaborando para o desenvolvimento da raça humana.Com a produção do fogo, o homem pré-histórico garantiu um grande avanço, pois podia iluminar a caverna, cozinhar a carne, espantar os animais selvagens e garantir o aquecimento nas épocas de frio.
  • Jan 1, 1004

    A RODA!

    A RODA!
    5,5 MIL ANOS _ Para muitos cientistas, a roda é o maior invento de todos os tempos.Acredita-se que seus inventores foram os povos que habitavam a antiga Mesopotâmia, atual Iraque. Foi uma invenção extraordinária, pois alavancou toda uma revolução no sentido do movimento, uma vez que pela roda, o campo dos transportes e da comunicação se viu mudado. Foi por ela que o homem pôde facilitar sua locomoção, percorrendo e transportando coisas grandiosas pelo mundo.
  • Jan 1, 1005

    A ESCRITA!

    A ESCRITA!
    4 MIL ANOS _ Os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita fazendo registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época. No ano de 1522, um italiano, chamado Lodovico Arrighi, foi o responsável pela publicação do primeiro caderno de caligrafia. Foi ele quem deu origem ao estilo que hoje denominamos itálico.
    Com o passar do tempo outros cadernos também foram impressos, tendo seus tipos gravados em chapas de cobre.
  • Jan 1, 1006

    A BÚSSOLA!

    A BÚSSOLA!
    2 MIL ANOS A.C. _ Atribui-se aos chineses a descoberta da orientação natural dos ímanes, e por consequência, a invenção da bússola. Uma bússola é um instrumento de navegação que permite encontrar ou determinar direcções. Ela consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magnético da Terra. Uma bússola fornece a uma direcção de referência conhecida que é de grande ajuda na navegação.
  • Jan 1, 1007

    ÁBACO - A PRIMEIRA CALCULADORA!

    ÁBACO - A PRIMEIRA CALCULADORA!
    600 ANOS A.C. _ Podemos dizer que o ábaco foi a primeira calculadora da história. Este instrumento, criado pelos chineses dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtração. Em 1642, a calculadora, ou melhor, o ábaco, sofreu uma grande evolução, o francês Blaise Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai, cobrador de impostos.
  • Jan 1, 1008

    PAPEL!

    PAPEL!
    105 ANOS A.C. _ Acompanhando o desenvolvimento da inteligência humana, as representações gráficas foram se tornando cada vez mais complexas, passando desse modo a significar ideias. Com esta finalidade, a história registra o uso de tabletes de barro cozido, tecidos de fibras diversas, papiros, pergaminhos e, finalmente, papel. A invenção do papel – com fibras vegetais - é atribuído a um oficial do tribunal chinês, Cao Lun. A primeira fábrica de papel foi instituída em Tsai Lun, China,
  • Jan 1, 1126

    A PÓLVORA!

    A PÓLVORA!
    A pólvora foi descoberta na China, durante a dinastia Han no século VIII. A descoberta foi feita por acidente por alquimistas que procuravam pelo elixir da longa vida. Por volta do século X a pólvora começou a ser usada com propósitos militares na China na forma de foguetes e bombas explosivas lançadas de catapultas. A primeira referência a um canhão surge em 1126 quando foram utilizados tubos feitos de bambu para se lançarem mísseis contra o inimigo.
  • Jan 1, 1554

    A IMPRENSA!

    A IMPRENSA!
    O alemão Johann Gutenberg inventa a máquina chamada de Imprensa. Com esta máquina o homem passou a produzir de forma mais rápida e eficiente, os livros. Esse invento causou uma revolução na cultura da época.
  • A MÁQUINA DE ESCREVER!

    A MÁQUINA DE ESCREVER!
    A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henri Mill, em 1714. O italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de Teclado. Posteriormente, o mecânico norte americano Carlos Thuber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita (1843). As primeiras máquinas imprimiam apenas em caracteres maiúsculos. Foi Brook quem conseguiu a impressão dos caracteres maiúsculos e minúsculos.
  • A MÁQUINA A VAPOR!

    A MÁQUINA A VAPOR!
    No ano de 1770, James Watt inventa a máquina a vapor. A máquina a vapor foi a maior invenção do milênio, a roda e a pólvora foram invenções do mesmo calibre e que revolucionaram o mundo em milênios anteriores.
    Sem a invenção da máquina a vapor a revolução industrial não teria acontecido no século XIX .
  • O BARCO!

    O BARCO!
    A invenção do motor a vapor por James Watt propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos, o que foi realizado por Robert Fulton com o Clermont em 1807. Embora a roda de pás tivesse evoluído para a hélice e o motor a vapor para as turbinas a vapor, dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulsão por muito tempo. Teve grande importância na descoberta de novas terras e expansão de territórios.
  • O TELÉGRAFO!

    O TELÉGRAFO!
    Os telégrafos, aparelhos usados na transmissão de mensagens gráficas a partir de códigos, foram inventados pelos americanos Joseph Henry e Samuel Morse. Morse foi o primeiro a introduzir as linhas telegráficas no mundo inteiro, baseadas no sistema de pontos e traços na codificação das mensagens. Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época, suas linhas se alastraram no mundo inteiro no século XIX.
  • O TELEFONE!

    O TELEFONE!
    O americano Alexander Graham Bell inventa o telefone, possibilitando a comunicação entre pessoas situadas a longas distâncias.
  • LÂMPADA ELÉTRICA!

    LÂMPADA ELÉTRICA!
    O americano Thomas Alva Edison inventa a lâmpada elétrica.
  • O CARRO!

    O CARRO!
    A auto-locomoção de veículos já havia sido demonstrada em 1769 por Nicolas Cugnot, na França, ao utilizar um motor a vapor para movimentar um veículo. No entanto, só com a introdução do motor de combustão interna a quatro tempos a gasolina em 1885, inventado por Karl Benz, na Alemanha, é que se começou a considerar a viabilidade de um veículo auto-propulsionado. Décadas mais tarde, Henry Ford passaria a fabricar automóveis em série, destacando-se o Ford T, fabricado de 1908 a 1927.
  • O RÁDIO!

    O RÁDIO!
    É criado o rádio pelo italiano Guglielmo Marconi. O professor alemão Henrich Rudolph Hertz já havia comprovado na prática, em 1890, a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de “Ondas de Rádio”. Hertz demonstrou que as ondas eletromagnéticas tem a mesma velocidade que as ondas de luz. Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de “Ondas Hertzianas”, usando-se também o “Hertz” como unidade de freqüência.
  • O AVIÃO!

    O AVIÃO!
    Desde os tempos mais remotos o homem sempre desejou poder voar. Diversos estudiosos pensaram de forma exaustiva, formas de alcançar esta grande realização. Porém foi em 1908 que Santos Summont voou com o 14Bis pelas ruas de Paris sem o auxílio de nenhum instrumento, fato que foi oficializado e testemunhado por inúmeros moradores da capital, além da imprensa francesa.
  • A TELEVISÃO!

    A TELEVISÃO!
    Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em março de 1935. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com a guerra. A televisão em cores surgiu em 1954.
  • O PRIMEIRO COMPUTADOR!

    O PRIMEIRO COMPUTADOR!
    O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores, o chamado Eniac.
  • O SUPER COMPUTADOR!

    O SUPER COMPUTADOR!
    Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray. Supercomputador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória.Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química, medicina.
  • SATÉLITES DE COMUNICAÇÃO!

    SATÉLITES DE COMUNICAÇÃO!
    Lançados os primeiros satélites de comunicação. é inaugurada uma nova era na transmissão de dados eletrônicos.
  • COMPUTADORES PESSOAIS!

    COMPUTADORES PESSOAIS!
    Nos anos 1970, reinavam absolutos os mainframes, computadores enormes e caros, trancados em salas refrigeradas e operados apenas por poucos. Apenas grandes empresas e bancos podiam investir alguns milhões de dólares para tornar mais eficientes alguns processos internos e o fluxo de informações. A maioria dos escritórios funcionava mais ou menos da mesma maneira que no começo do século. Arquivos de metal, máquinas de escrever, papel carbono e memorandos faziam parte do dia-a-dia.
  • O CD!

    O CD!
    Os discos laser são lançados revolucionando a indústria fonográfica.
  • TELEFONE CELULAR!

    TELEFONE CELULAR!
    Lançado nos Estados Unidos o primeiro telefone celular.
  • LAPTOP!

    LAPTOP!
    Adam Osborne, que comandava uma editora de livros técnicos, lançou o que hoje se considera o primeiro computador portátil da História: o Osborne Portable Computer, ou Osborne 1. Pesava 12 kg, tinha uma tela de 5 polegadas, e custava US$ 1795. O objetivo de Osborne (que ele atingiu) era construir uma máquina que coubesse debaixo do assento de um avião. Hoje os novos laptops tem tamanho de uma agenda e finos como uma capa de dvd. Muitos laptops são dotados de adaptadores de rede wireless.
  • INTERNET!

    INTERNET!
    Em 1990 foi criado um sistema para garantir a integridade de informação caso uma das conexões da rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões. Em 1991, durante a Guerra do Golfo, certificou-se que esse sistema realmente funcionava, devido à dificuldade dos Estados Unidos de derrubar a rede de comando do Iraque, que usava o mesmo sistema. A partir daí a Internet cresce no mundo todo em velocidade impressionante!
  • O MP3!

    O MP3!
    Os arquivos de MP3 começam a ser usados e transmitidos pelas ondas da Internet.
  • I PHONE, I PAD, TABLET!

    I PHONE, I PAD, TABLET!
    Desde o anuncio do I Pad, o mercado recebe promessas de novos produtos quase diariamente. Não é possível adivinhar o que virá, mas baseado em patentes já reveladas e anúncios de diversas empresas, pode-se esperar uma convergência ainda maior dos leitores digitais e tablets. Mas pode-se deixar o futuro para depois, e aproveitar ao máximo as maravilhas ofertadas hoje mesmo. Afinal, quem não quer um tablet?