Images (1)

Evolução da Inteligência Artificial

  • Gestação da IA

    Gestação da IA
    Neste período foi desenvolvido um artefato para funcionar como modelo de neurônio artificial, ele tinha uma chave de ligado/desligado, sendo possível ativar os neurônios e transmiti-los.
    Na década de 40 também foi publicado o Teste de Turing e foi criado o SNARC (foto), um computador que envolvia redes neurais baseadas na Máquina de Turing.
  • Nascimento da IA

    Nascimento da IA
    Foi realizado um evento para que os pesquisadores compartilhassem suas ideias, descobertas relacionadas a Inteligência Artificial, que teve por duração dois meses. E foi a partir daí que o termo Inteligência Artificial surgiu.
    Além disso, este evento foi marcado pela criação de um programa de raciocínio matemático, chamado Logic Theorist.
  • Uma Dose de Realidade

    Uma Dose de Realidade
    Era esperado que um computador, através do seu aprendizado de máquina, ganharia de um jogador profissional em uma partida de xadrez, porém isso só se concretizou 40 anos depois.
    Esta demora ocorreu pois a Inteligência Artificial ainda era muito simples e não conseguia ser associada completamente aos problemas reais, além disso, ainda havia pouco conhecimento ou domínio na ferramenta.
  • Inteligência Artificial como Indústria

    Inteligência Artificial como Indústria
    A Inteligência Artificial podia resolver qualquer problema específico e por isso, foi ganhando força e se tornou mais completa e eficiente, resultando em benefícios para muitas áreas, como por exemplo na química, com a criação do DENDRAL e MYCIN.
    Novas formas de armazenar o conhecimento foram surgindo e fez com que várias empresas aderissem o método.
    Em 1988 a indústria formada até então, atingiu um lucro de bilhões de dólares com a Inteligência Artificial.
  • O Retorno de uso de Redes Neurais

    O Retorno de uso de Redes Neurais
    O uso de redes neurais voltou a ganhar foco no final dos anos 80.
    Mas a sua evolução permitiu neste momento a criação de novos conceitos aos algoritmos de perceptrons. Com isso, novas perspectivas foram abordadas aumentando o alcance através do retro propagação.
  • Uso de Redes de Crenças

    Uso de Redes de Crenças
    O uso de Redes de Crença ganhou força a partir dos anos 90, elas trabalhavam com o objetivo de representar e processar as incertezas, como por exemplo Lógica Fuzzy e a Lógica Modal.
  • A Filosofia

    A Filosofia
    A Filosofia contribuiu para a criação da Inteligência Artificial.
    O estudo de lógicas e raciocínio são usados pelos computadores quando eles realizam deduções.
    Na Inteligência Artificial é imprescindível conhecer o comportamento da mente humana para assim reproduzi-la na forma computacional.
    Foram criadas duas teorias baseadas no estudo da mente, como a Dualismo e o Materialismo.
  • A Matemática

    A Matemática
    A matemática é muito importante para a evolução da Inteligência Artificial, pois ela é a base da computação.
    Foi através dela que foi possível criar a Máquina de Turing e o Teste de Turing, além disso, os conceitos de representação formal e de lógica clássica também influenciaram a IA, como por exemplo: a busca booleana.
  • A Teoria de Controle Cibernético

    A Teoria de Controle Cibernético
    A teoria do controle cibernético também é considerada uma base fundamental para a IA.
    Através dela é possível maximizar os objetivos dos projetos de sistemas.
    Um exemplo disso é o uso de um robô para explorar o território de Marte com uma limitação, a quantidade de combustível disponível.
    Ele precisa ser programado para pensar de forma eficiente a melhor opção para percorrer o território, coletar e analisa o maior número de informações possíveis, ou seja, maximizar o seu objetivo.
  • A Computação

    A Computação
    A computação demonstra e gera inteligência por meio robôs com atuadores e sensores ou através do software que são capazes de ler, processar e gerar informações e conhecimento.