evolução da comunicação

  • 90,000 BCE

    Pinturas rupestres

    Pinturas rupestres
    Iniciada cerca de 90 mil anos atrás. As pinturas rupestres, teve como povo oriundo os hominídeos e eles não falavam, utilizavam gestos, sons e alguns outros sinais padrão, e foram passados às novas gerações. Graças às dificuldades de codificação, descodificação e memorização, verificou-se que não seria possível a efetivação de uma relativa cultura complexa. E em consequência ao ritmo da troca de informações ser lento e impreciso gerou-se uma lapso de tempo imenso.
  • 35,000 BCE

    A era da fala

    A era da fala
    "Cro-Magnon", foi o primeiro ancestral humano com estrutura craniana, língua e laringe, era capaz de reproduzir fala e linguagem, tendo sua origem entre 35 e 40 mil anos atrás, além de raciocinar, planejar e conceber, caçar de forma mais coordenada, defender-se mais eficazmente e explorar melhor as regiões de caça.
    A princípio eram nômades, utilizaram os benefícios do acúmulo de conhecimentos permitidos pela fala e linguagem para a vida fixa em aldeias.
  • 4000 BCE

    A era da escrita

    A era da escrita
    Cada sociedade criou uma forma particular de escrita, entretanto, os sumérios que transformaram os sons em símbolos, cujos, caracteres passaram a representar sílabas, sendo assim, o primeiro passo para a escrita fonética.
    Em seguida, com o intuito de gravar seus registros começou-se a usar o papiro, pedra e as placas de argila.
    As primeiras mensagens eram repassadas por estafetas. A Principais escritas foram: A Escrita pictográficas e a Escrita Fonética.
  • 1438

    A era da impressão

    A era da impressão
    Antes, no século XV, as pessoa produziam livros na Europa preparando manualmente , reproduzidas a mão, sendo um número bastante restrito e só podiam ser adquiridos por pessoas com recurso, devido ao alto preço cobrado. A prensa impressora impulsionou a reprodução sistemática de centenas ou mesmo milhares de um determinado livro, bem como facilitou a disseminação da alfabetização.
  • A era de comunicação de massa

    A era de comunicação de massa
    Teve início no começo do século XIX, com o surto de jornais para a pessoa comum e a mídea elétrica tais como o telégrafo e o telefone. Completou suas raízes no começo do século XX com a invenção do cinema, rádio e da televisão para populações grandes. Com o aparecimento e aceitação da imprensa de massa, o ritmo da comunicação humana tornou-se cada vez mais intenso. Com o início do século XX, a sociedade ocidental estava prestes a experimentar a criação de técnicas de comunicação.
  • Era da informação

    Era da informação
    A Era da Informação ou Era Digital trata-se de um período inaugurado no final do século XX referente à dinamização dos fluxos informacionais pelo mundo, são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos adquiridos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.
    Tais avanços nas comunicações alcançaram um nível de integração inimaginável em outros tempos.
  • Telefone

    Telefone
    Meio de comunicação eletroacústico que possibilita a transmissão de informação por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1860 por Antonio Meucci, que o denominou de telégrafo