Carta cartografica

Evolução da cartografia

  • 2500 BCE

    Primeiro Mapa da História

    Primeiro Mapa da História
    Confeccionado por Sumérios, o primeiro mapa da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica.
  • 200 BCE

    Mapa de Eratóstenes

    Mapa de Eratóstenes
    Com uma contribuição muito grande para a cartografia, no poderíamos deixar de fora desta seleção o mapa de Eratóstenes 200 a. C., pois ele representa a Ásia maior que a Europa, além de ser pioneiro na utilização de métodos matemáticos na cartografia, com a presença de paralelos e meridianos.
  • 100

    Cláudio Ptolomeu

    Cláudio Ptolomeu
    Cláudio Ptolomeu produziu a obra Geographia (87a.C.), na qual ele inclui o sistema de coordenadas (latitude e longitude), inventor das projeções cônicas, defendeu a esfericidade e projeções de globos da terra e o modelo Geocentrismo. O mapa de Ptolomeu foi feito em pergaminho, que mostra uma evolução nas técnicas utilizadas na elaboração de mapas.
  • 700

    Mapa T-O

    Mapa T-O
    Durante a idade média, a produção cartográfica ficou estagnada, com forte influência da igreja católica. Uma produção cartográfica relevante durante esse período é o mapa T-O. No qual retrata três continentes (Europa, Ásia, África) e tem a cidade de Jerusalém ao centro, mostrando grande influência da igreja na cartografia daquele período.
  • 1300

    Portulano

    Portulano
    Com a expansão marítima, a ciência cartográfica, teve uma novamente um momento de auge, pois, a necessidade de se lançar ao mar dos países europeus, levou a cartografia ter consideráveis avanços. O mapa que marca esse momento é o mapa Portulano. O Portulano tinha como características: demarcações das rotas marítimas, presença de muitas rosas-dos-ventos, presença de representações temáticas (bandeiras, brasões, vegetações, etc.).
  • Carta ao Miloésimo

    Carta ao Miloésimo
    No início do século XX, um marco importante foi a criação da carta ao milionésimo, pois ela possibilitou a divisão da terra em quadrante iguais, facilitando e padronizando o mapeamento de forma geral. Com o adjunto da evolução da técnica e da tecnológica, a ciência cartográfica avançou muito. O Sistema de Informações Geográficas - SIG, com imagens de satélite e softwares, que moderniza cada vez mais a confecção de mapas.