Mapas e cartografia  as armas que puxam e esticam o mundo   360meridianos

evolução da cartografia

  • 23,000 BCE

    primeiro mapa do mundo

    primeiro mapa do mundo
    O mais antigo mapa-múndi conhecido é uma placa de argila de apenas sete centímetros, produzida pelos babilônios por volta de 2.300 a.C.. A representação da Terra nada mais era do que um rio, provavelmente o Eufrates, cercado por montanhas.
  • 90

    mapas mais modernos

    mapas mais modernos
    Claudius Ptolomeu, que escreveu um tratado em oito volumes, com uma coleção de 27 mapas, intitulado "Geografia". Um desses mapas representava o mundo conhecido na época, com forma esférica, o mais próximo dos mapas atuais.
  • 927

    astrolábio

    astrolábio
    O astrolábio é um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. Convenciona-se dizer que o surgimento do astrolábio é o resultado prático de várias teorias matemáticas desenvolvidas por célebres estudiosos antigos: Euclides, Ptolomeu, Hiparco de Niceia e Hipátia de Alexandria.
  • 1302

    bússola

    bússola
    Em 1302, o marinheiro e inventor Flávio Gioia aperfeiçoou a bússola, colocando a agulha sobre um cartão com o desenho de uma rosa-dos-ventos, o que facilitou a orientação.
  • 1507

    primeiro mapa desenhado

    primeiro mapa desenhado
    O primeiro mapa que retrata o mundo como conhecemos hoje foi criado em 1507 pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller. Este mapa dividia a terra entre o Oriente e Ocidente.
  • satélite

    satélite
    Para identificar corretamente os elementos do espaço, hoje os cartógrafos utilizam as fotografias aéreas - tiradas de modernos e bem equipados aviões - e as imagens obtidas de altura ainda maior, através de satélites colocados em órbita a muitos quilômetros de distância da Terra.
  • GPS

    GPS
    O GPS, de início, era um projeto militar dos EUA chamado de “NAVSTAR” e que foi criado na década de 1960, mas que só foi considerado completo em 1995, depois de 35 anos de trabalho.