Evolução da Biblioteca Professora Maria Aparecida de Souza

  • Inauguração da Escola Municipal Sebastiana Novais

    Inauguração da Escola Municipal Sebastiana Novais
    No dia 23 de abril de 1971, a Escola Municipal Sebastiana Novais foi inaugurada, mas com o nome provisório de Grupo Escola Tupi-Guarani. A biblioteca da escola foi inaugurada juntamente com a escola.
  • Mudança de Nome da Escola

    Mudança de Nome da Escola
    No dia 26 de agosto de 1971, o então prefeito de Belo Horizonte, Osvaldo Pieruccetti, pelo Decreto 2052, dá a denominação de "Grupo Escolar Sebastiana Macedo".
    A biblioteca da escola inicialmente tinha o nome de "O mundo do saber".
  • Crescimento da Escola

    Crescimento da Escola
    A Escola Municipal Sebastiana Novais, desde o princípio foi reconhecida pelo bom trabalho e virou referência de escola de qualidade na região.
    No começo dispunha de 4 classes de 1a série. E após seis meses passou a funcionar com 16 classes em dois turnos.
  • Retificação do nome da escola

    Retificação do nome da escola
    Em 02 de setembro de 1971, a pedido da família de Sebastiana Macedo, o nome da escola foi retificado e passou a ser definitivamente "Escola Municipal Sebastiana Novais".
    A biblioteca funcionava em uma sala no segundo andar da escola e contava com um acervo de livros infantis e livros didáticos para fins de pesquisa. Existia no currículo da escola, a aula de biblioteca.
  • Fim da biblioteca?

    Fim da biblioteca?
    Com o passar dos anos e aumento significativo de alunos e demandas., a escola ficou sem espeço para acomodar o grande número de alunos.
    A solução foi ocupar provisoriamente o espaço da biblioteca "O mundo do saber". As aulas de biblioteca foram transferidas para a própria sala onde os alunos faziam leituras e fichas literárias.
  • Resgate da Biblioteca "O mundo do Saber"

    Resgate  da Biblioteca "O mundo do Saber"
    Na Escola Municipal Sebastiana Novais havia uma professora chamada Maria Aparecida de Sousa, que não se conformava com a falta de uma biblioteca de verdade naquela escola.
    Reivindicou por um longo período uma sala para que fosse montada novamente a biblioteca.
  • Inicio da reconstrução da biblioteca

    Inicio da reconstrução da biblioteca
    Em setembro de 1983, uma sala no primeiro anadar da escola, foi aberta para abrigar a nova biblioteca.
    Mas após tantos anos fechada, a biblioteca contava com um acervo escasso e velho. Mas, novamente a professora Maria Aparecida de Sousa se dispôs e conseguiu muitas doações de livros para a biblioteca e a mesma voltou a funcionar. O sonho de Dona Maria Aparecida era que os alunos pudessem aproveitar os livros para se desenvolverem como cidadãos críticos.
  • Falecimento da Professora Maria Aparecida de Sousa

    Falecimento da Professora Maria Aparecida de Sousa
    A professora Maria Aparecida de Sousa era muito querida e respeitada na escola.
    Os alunos tinham grande apreço por ela. Por a considerarem doce, paciente e envolvida com a escola. Os pais reconheciam a excelente professora alfabetizadora - que não considerava "aluno sem jeito" e sim com tempo diferente. Todos os alunos, para ela, podiam aprender.
    Mas a professora Maria Aparecida de Sousa faleceu durante o parto de seu primeiro filho. Comovendo grandemente a comunidade escolar.
  • Homenagem a Professora Maria Aparecida de Sousa

    Homenagem a Professora Maria Aparecida de Sousa
    Em 12 de março de 1993, a biblioteca "O mundo do saber" passou por uma reforma (ganhou bancadas de alvenaria, mesas novas, um mural pintado na parede) e foi reinaugurada.
    Na ocasião da reinauguração a comunidade escolar, em uma Assembléia escolar, decidiu fazer uma homenagem a Professora Maria Aparecida de Sousa que lutou para que a biblioteca da escola fosse recomposta.
    E a biblioteca da Escola Municipal Sebastiana Novais passou a ser Biblioteca Professora Maria Aparecida de Sousa.
  • Reforma 2

    Reforma 2
    Em outubro de 2006 a Biblioteca recebe outra reforma. É colocada prateleiras de madeiras nas paredes, preservando o grande mural pintado a mão de fundo.
    Com a reforma, o acervo pôde crescer e agora contava com livros de literatura infantil, infanto-juvenil, literatura brasileira e estrangeira, diversos materiais de pesquisa. Além de revistas semanais e jornal diário.
  • Reforma 3

    Reforma 3
    Em julho de 2018 a Biblioteca Professora Maria Aparecida de Sousa passa por uma nova reforma. Desta vez uma reforma geral, com quebra das estantes de alvenaria, reforma do piso, abertura de porta lateral para o pátio (integrando os ambientes). E assim, ganha espaço, melhora o atendimento das turmas, acomoda melhor seu acervo e continua a inspirar milhares de alunos, que tem na biblioteca referência de trabalho e incentivo a leitura.