Seculo 20

CTS século XX - Aline Milene

  • Princípio da incerteza Heisenberg

    Princípio da incerteza Heisenberg
    O princípio da incerteza consiste num enunciado da mecânica quântica formulado por Werner Heisenberg. Tal princípio estabelece um limite na precisão com que certos pares de propriedades de uma dada partícula física, conhecidas como variáveis complementares (tais como posição e momento linear), podem ser conhecidos. Em seu artigo, H. propõe que em nível quântico quanto menor for a incerteza na medida da posição de uma partícula, maior será a incerteza de seu momento linear e vice-versa.
  • Descoberta da expansão do universo

    Descoberta da expansão do universo
    Muitos livros e obras de divulgação sobre cosmologia afirmam que o astrônomo estadunidense Edwin Hubble (1889-1953) descobriu a expansão do universo em 1929. Por exemplo, no documentário “Poeira das estrelas”, a descrição feita por Marcelo Gleiser do processo de descoberta da expansão do universo ilustra o que se faz na maioria dos materiais de divulgação científica com pouco cuidado em relação à história da ciência.
  • Microscópio eletrônico

    Microscópio eletrônico
    No microscópio eletrônico de transmissão o feixe de elétrons atravessa a célula e forma a imagem em uma tela fluorescente, dando detalhes de moléculas, organelas e estruturas intracelulares, tendo capacidade de produzir imagens de alta resolução e ampliação. Conquanto no microscópio de varredura a formação de imagem é feita com os elétrons que varrem a superfície das estruturas biológicas. Deste modo, este microscópio nos fornece uma imagem da superfície, com noções de tridimensionalidade.
  • Primeiro voo espacial tripulado por mulher

    Primeiro voo espacial tripulado por mulher
    Embora a primeira mulher voou ao espaço em 1937, muito cedo na história dos voos espaciais tripulados, somente quase vinte anos depois outra mulher voaria. Mulheres astronautas passaram a se tornar comuns na década de 1980. Esta lista inclui tanto cosmonautas como astronautas.
  • Fissão Nuclear

    Fissão Nuclear
    Na física nuclear o processo de fissão nuclear é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois núcleos menores pelo bombardeamento de partículas como nêutrons. Os isótopos formados pela divisão têm massa parecida, no entanto geralmente seguem a proporção de massa de 3 para 2.
  • Lasers

    Lasers
    O efeito físico por trás do funcionamento do laser: em determinados materiais quando em estado instável de alta energia, se corretamente estimulados, decaem sua energia emitindo fótons coerentes com o estímulo original, cujas ondas estão em sincronia (em fase) entre si. O laser distingue de outras fontes de luz por sua coerência espacial e temporal. A coerência espacial é tipicamente expressa através da saída de um feixe estreito, que possui difração limitada.
  • Quark

    Quark
    O quark, na física de partículas, é uma partícula elementar e um dos dois constituintes fundamentais da matéria (o outro é o lépton). Quarks se combinam para formar partículas compostas chamadas hádrons das quais as mais estáveis desse tipo são os prótons e os nêutrons, que são os principais componentes dos núcleos atômicos.
  • Fluorocarbonos consomem ozônio na atmosfera

    Fluorocarbonos consomem ozônio na atmosfera
    Nas últimas décadas, como um subproduto do crescimento industrial e econômico rápido de diversos países, a concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera está aumentando gradualmente, e, por sua vez, está gerando aumento da temperatura da superfície global. O dióxido de carbono, metano, Cloroflurocarbonos (CFC) são alguns dos gases de estufa mais conhecidos que estão sendo liberados à atmosfera da terra com volume crescente pelas atividades antropogênicas e industriais.