-
A descoberta do fogo. O Homo erectus descobriu uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira.
-
Os egípcios usavam compostos orgânicos (como o índigo) para tingir tecidos.
-
Os cristãos, embasados no Antigo Testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo, começando a fermentação da uva para produção do vinho e a fermentação do vinho para obtenção do vinagre. Do ponto de vista histórico, cultivo das videiras para a produção do vinho só foi possível quando os nômades se tornaram sedentários. Existem referências que indicam a Geórgia como o local onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez.
-
As substâncias encontradas na natureza eram divididas, em três grandes reinos: Animal, Vegetal e Mineral. Lemery descobriu que tanto o reino vegetal como o reino animal são constituídos por seres vivos ou orgânicos.
-
O químico Scheele foi o descobridor de muitas substancias, incluindo o oxigênio. Através de seus estudos, conseguiu isolar compostos orgânicos de produtos animais e vegetais:
uva → ácido tartárico
limão → ácido cítrico
leite → ácido lático
gordura → glicerina
urina → ureia -
Bergam definiu que a Química Orgânica era a química dos compostos existentes nos organismos vivos e que a Química Inorgânica era a química dos minerais.
-
A teoria estrutural do carbono fundamenta-se em quatro postulados ou princípios gerais.
-
Van’t Hoff e Le Bel propuseram que os átomos de carbono do metano estão arranjados de maneira a formar um tetraedro regular, onde os ângulos formados entre as ligações são de 109º28'
-
Na primeira metade do século XX, pela Química orgânica, ocorreu a substituição do carvão mineral pelo petróleo, que se tornou a principal fonte de matéria-prima para a indústria Petroquímica (indústria química orgânica).
-
Deu explicações mais adequadas para as ligações químicas em compostos orgânicos através do compartilhamento de um par de elétrons por dois átomos.