Cei

COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES (CEI)

  • Surgimento

    ela é um dos resultados da extinção da URSS. As nações que integravam a URSS se tornaram independentes em 1991, quando a gigante socialista se desagrega.
    a CEI foi formada por apenas três dos estados independentes, a Rússia, Ucrânia e Bielorrússia.
    Para não serem influenciadas pela Rússia a Estônia, Lituânia e Letônia ficaram de fora
  • Contexto histórico

    Contexto histórico
    Em dezembro de 1991 a CEI foi criada, existia eventos em meses anteriores que possibilitaram a criação.
    No final da Guerra Fria, em setembro as repúblicas soviéticas que formavam a URSS conseguiram a independência política do bloco. Sendo também o surgimento dos blocos econômicos. Em 08 de dezembro iniciaram as discussões acerca de um projeto de cooperação econômica entre essas nações, que ficou conhecido como Acordo de Minsk. dia 21 do mesmo mês, foi assinado o Tratado de Alma-Ata
  • Contexto histórico (parte 2)

    Em 1993, a Geórgia passou a fazer parte do novo bloco de países soviéticos. Contudo, em 2009, o país deixou de fazer parte da organização. Dentre as 15 repúblicas que constituíram a União Soviética, Letônia, Estônia e Lituânia foram as únicas que, desde o início se mantiveram de fora da CEI. Pode-se dizer que a CEI é uma organização intergovernamental. A população aproximada da é de 275 milhões de habitantes, sendo a Rússia responsável por quase metade dessa população: 140,8 milhões.
  • Características

    Em 2019, os membros da comunidade foram responsáveis por movimentar um PIB de 587,8 bilhões de dólares. E, administrativamente, é constituída por dois conselhos. O primeiro é formado pelos chefes de Estado de cada uma das nações integrantes do bloco, no segundo estão reunidos os chefes de Governo. Os conselhos se reúnem trimestralmente para a tomada de decisões coletivas do bloco, com vistas à cooperação econômica entre os estados.