ATIVIDADE 1 - CDAC - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - 54/2023

  • Gestação da IA (1943 - 1956)

    Pesquisadores propondo o modelo de neurônio artificial, similar a um circuito digital e propondo computador de redes neurais com 40 neurônios. Alan Turing propôs o teste de turing, que serve para testar se o computador é inteligente ou não.
  • Entusiasmo Inicial, Grandes Expectativas (1952 - 1969)

    Grandes descobertas e provas em relação a inteligência artificial, como por exemplo, o GPS e o Geometry Problem Solver.
    Arthur Samuel desenvolveu alguns jogos inteligentes, como o jogo de Damas contra o computador.
    Criação da LISP linguagem de programação para a inteligência artificial. criação de Micromundos como se fosse limitar onde a inteligência artificial vai ser trabalhada.
  • Nascimento da IA (1956)

    Pesquisadores promovem um seminário para estudar os conceitos da inteligência artificial e surge a sugestão do nome “Inteligência artificial”.
    Também foi proposto o Logic Theorist, um dos programas que fazia o raciocínio lógico por meio da lógica matemática.
  • Uma dose de Realidade (1966 - 1974)

    Período em que começou a enfrentar alguns problemas complexos, como por exemplo a previsão que o computador iria demorar 10 anos para ganhar do campeão profissional de xadrez, porém acabou levando 40 anos. Problemas referentes a conceitos e contextos, como por exemplo a tradução do inglês para o Russo, devido a problemas no contexto e a tradução ficava errada e as Limitações em perceptrons que eles conseguem interpretar qualquer coisa mas não conseguem resolver qualquer problemas.
  • Sistemas Baseados no Conhecimento (1969 - 1979)

    Começou a entrar em Sistemas especialistas para áreas específicas como por exemplo o DENDRAL, sistema com PLM, onde conseguia fazer consultas relacionadas a um sistema da área química.
  • A IA se torna uma Indústria (1980 - Presente)

    À medida que o tempo foi passando a inteligência artificial foi ganhando cada vez mais mercado, foram sendo lançados novos projetos ambiciosos como nos EUA e no japão.
  • Redes Neurais (1986 - Presente)

    As redes Neurais começaram a ser utilizadas cada vez mais, entendendo mais como funciona o neurônio no humano e tentando representar no computador de forma similar.
  • Eventos Recentes (1987 - 1995 - 2000 - Presente)

    Alguns eventos recentes que aconteceram na inteligência artificial são, Reconhecimento de Imagem, Reconhecimento de Fala/ Som, tratamento de incerteza, como a Lógica Fuzzy que procura valores intermediários aos valores binários (0 e 1).
  • Deep Blue da IBM Supera Kasparov (1997)

    O prestígio da IA aumentou em 1997, quando o computador Deep Blue, da IBM, derrotou o campeão mundial de Xadrez Garry Kasparov.
    O Deep Blue tinha bastante poder computacional e utilizou uma abordagem de “força bruta”, avaliando 200 milhões de movimentos por segundo. Os humanos têm a capacidade de examinar apenas cerca de 50 movimentos. O efeito do Deep Blue era semelhante à IA, mas o computador não estava pensando na estratégia e no aprendizado enquanto jogava, como os sistemas posteriores.
  • Estado de Arte

    Pensando no estado da arte, o que temos hoje em dia, possuímos Carros que dirigem sozinhos, raciocínio automatizado muito rápido, diagnóstico médico como a robótica em microcirurgia e o Planejamento lógico e programa e execução de transporte.