Partenon

Arquitetura pela História

  • 438 BCE

    Partenon

    Partenon
    Situado na cidade grega de Atenas, é um templo construído por volta do século V a.C em mármore branco por Ictinus e Calícrates em adoração a deusa Atena. Todas as linhas parentemente retas na obra são na verdade ligeiramente curvas, para compensar o ponto de vista dos que a observam de baixo. Por ser sido construída no período áuge da cidade-estado ateniense, é um símbolo da arquitetura grega.
  • 330 BCE

    Teatro de Epidauro

    Teatro de Epidauro
    Construído na primeira metade do século IV a.C por Policleto, o Teatro de Epidauro é caracterizado por uma incrível acústica, que é possivel pela estrutura semi-circular onde fica a platéia e a alta qualidade do mármore, que promove a propagação som de forma uniforme por todos os ouvintes.
  • 144 BCE

    Aquedutos

    Aquedutos
    Os Aquedutos Romanos, sendo o maior deles o Aqua Márcia (144 a.C) são incríveis obras de engenharia, pois usam o conceitos dos arcos para a sustentação e a possibilidade de construção em meio urbano, e por utilizar-se da gravidade terrestre para levar as massas d'água do ponto mais alto para o mais baixo com o mínimo de inclinação necessária. Hoje em dia, muitos se encontram em ruínas, porém ainda hoje conseguimos estuda-los e compreender a genialidade desse povo antigo.
  • 80

    Coliseu

    Coliseu
    Construido por volta de 80 d.C, o Coliseu tinha como função o entreterimento da população romana, onde ocorria as batalhas entre gladiadores, fazendo parte da política do pão e circo. Constituido por massivos arcos de concreto, mármore e pedras, é um grande ponto turístico nos dias de hoje por sua grandeza e história.
  • 1028

    Catedral de Fiesole

    Catedral de Fiesole
    A Catedral de Fiesole se encontra na cidade de mesmo nome, na Itália, e foi construída por volta do século X. Ela é uma estrutura românica, ou seja, utiliza-se dos arcos romanos em sua estrutura, além de serem robustas e compactas. Essa Catedral impõe um sentimento pesado, muito referente ao instável cristianismo em processo de consolidção na Alta Idade Média, onde a estrutura passava uma imponência e ao mesmo tempo, segurança, que é pregado pela igreja no início do cristianismo.
  • 1250

    Catedral de Notre-Dame

    Catedral de Notre-Dame
    Construida de 1163 a 1250 e localizada em lê de la Cité, França, ela foi construida no estilo gótico, que trás a monumentalidade a tona. Um teto alto em direção aos céus possível graças ao uso de uma estrutura ogival na obra e grandes vitrais para as janelas, que reflete a um cristianismo consolidado na Baixa Idade Média. Essa catedral foi palco para vários acontecimentos ao longo da história, e foi popularizada mundialmente graças ao escritor francês Victor Hugo e sua obra Notre-dame de Paris.
  • 1339

    Catedral de Florença

    Catedral de Florença
    Foi iniciada em 1240-1310 e finalizada em 1359, e seu principal arquiteto foi Giotto di Bondone. Essa catedral em formato de cúpula é massiva, apenas fica atrás da Catedral de São Pedro.
  • 1503

    Basílica de São Pedro

    Basílica de São Pedro
    A obra que conhecemos atualmente foi uma reforma iniciada em 1506 e projetada por vários individuos iconicos do Renascimento, como Rafael Sanzio e Michelangelo. São retomados conceitos clássicos na obra como a busca pela simetria, e a imensa racionalidade envolvida por trás da estrutura.
  • Igreja de Santo André no Quirinal

    Igreja de Santo André no Quirinal
    Projetada por Gian Lorenzo Bernini, a igreja de Santo André no Quirinal, localizada em Roma foi uma das maiores obras da arquitetura barroca europeia, caracterizada pela emoção, manipulaçao da luz, e a grande extravagância de suas obras.
  • Igreja de São Fransisco de Assis

    Igreja de São Fransisco de Assis
    Encontra-se em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. É uma obra do barroco brasileiro feita pelo arquiteto Mestre Alejadinho. Ela incorpora elementos do rococó francês, além de representar santos como figuras brasileiras, gerando uma obra única e bem diferente do barroco europeu.