A trajetória da EMEB José Luíz Juca

  • O início de tudo... Escola de Lata

    O início de tudo... Escola de Lata
    O atendimento começou em salas improvisadas, construídas em alumínio no terreno emprestado pela empresa EMPARSANCO. Eram atendidas 400 alunos, nas primeira, segunda e terceira série do ensino fundamental I.
  • Alegria e dinamismo

    Alegria e dinamismo
    Apesar da falta de estrutura, os professores e funcionários trabalhavam com alegria e dinamismo, visando sempre o enriquecimento pessoal e cultural dos alunos.
  • Inauguração

    Inauguração
    Inaugurada a EMEB José Luiz Jucá, com a presença do prefeito Sr. Willian Dib, do secretário de educação Sr. Admir Ferro, da senhora Maria Helena Miguel Jucá, esposa do patrono.
  • Inauguração da BEI e Laboratório de Informática 1

    Inauguração da BEI e Laboratório de Informática 1
    Em 2003, o primeiro Laboratório de Informática e a Biblioteca Escolar Interativa foram construídos.
  • Inauguração do Laboratório de Informática 2

    Inauguração do Laboratório de Informática 2
  • EJA no Jucá

    EJA no Jucá
    No período noturno, 08 turmas eram atendidas na Educação de Jovens e Adultos. Duas turmas de alfabetização e uma turma de cada termo: do quinto ao oitavo termo.
  • Tempo de Escola

    Tempo de Escola
    O Programa Tempo de Escola foi lançado em nove de junho de dois mil e dez, pela Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, com a parceria da ONG “Fazendo o bem”. A proposta do Programa é ampliar o tempo que as crianças passam na escola, promovendo atividades fora do horário regular de aulas, a participação da criança nesse programa visa à melhora na qualidade da aprendizagem, o entendimento dos direitos e deveres e o desenvolvimento da
    cidadania.
  • Novas Casas... Novos Alunos

    Novas Casas... Novos Alunos
    No final de 2010, os apartamentos foram entregues às famílias e uma nova área passou a ser construída no terreno ao lado, dessa vez, construíram casas sobrados, que foram entregues a mais famílias no início de 2012, o que consequentemente trouxe novos alunos para a escola.
  • Educação Tecnológica - Robótica - Informática

    Educação Tecnológica - Robótica - Informática
    Na aulas de Informática e Robótica puderam experienciar, testar e validar. Com base no Construcionismo de Papert - fomos levado ao Thinkering – repensar, remendar e remixar - que tinham por objetivo a construção de pequenos autômatos com materiais de baixo custo, conceitos básicos de eletricidade e muita criatividade.
    Tendo em vista o sucesso com a realização dessas oficinas, em 2015 investimos em um projeto mais audacioso e sistematizado: os Clubes de Eletrônica e Robótica.
  • BEI e Comunidade

    BEI e Comunidade
    Apresentações na BEI de algum trabalho relacionado a leitura, escrita ou pesquisa. Pais e comunidade eram os convidados de
    honra!
    Em 2015, aconteceu a Felisb, que além de conseguirmos renovar parte do acervo da BEI, realizamos atividades em parceria com outras EMEB´s da região: Alice do Lago e Mauricio Caetano de Castro.
  • 1º Campeonato de Xadrez e Interclasses

    1º Campeonato de Xadrez e Interclasses
    Em Educação Física, aconteceu o Primeiro Campeonato
    de Xadrez e o Festival Interclasses.
  • 2016: Jucativante - Juca Fashion - IDEB

    2016: Jucativante - Juca Fashion - IDEB
    A Mostra Cultural com as apresentações dos projetos realizados por ano/ciclo foi um sucesso com a criação do "Jucativante”, relacionando com uma das mensagens do livro “O Pequeno Príncipe”, sobre cativar. Eventos marcantes surgiram como: Jucá Fashion e a Troca de Brinquedos. O ano também foi marcado nota do IDEB da nossa escola,referente ao ano de 2015. A nota superou nossas expectativas, a escola passou de uma nota de 5.2 para 6.8. Reconhecimento do trabalho de todos.
  • OBA - OBR - MOBFOG - Clubes

    OBA - OBR - MOBFOG - Clubes
    Continuação dos Clubes de Robótica e a participação da OBA, OBR e MOBFOG. Os professores destacaram as aprendizagens
    construídas pelos alunos e valorizaram as estratégias utilizadas, embasadas no conceito de aprendizagem criativa, como principais motivadoras dessas aprendizagens, fundamentada no construcionismo de Pappert.
  • 2018... 15 ANOS... E muitas realizações a caminho!!!

    2018... 15 ANOS... E muitas realizações a caminho!!!
    "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
    Paulo Freire