Educacao e tecnologia entenda essa relacao e saiba como inovar

A Tecnologia na Educação

By Nancias
  • 40,000 BCE

    Pictogramas

    Pictogramas
    Sinais deixados nas paredes das cavernas, também chamadas de pinturas rupestres, erma desenhos onde cenas do dia-a-dia do homem eram retratados de forma aleatória. Temos aqui o surgimento da escrita, a primeira tecnologia.
  • 3200 BCE

    Escrita Cuneiforme

    Escrita Cuneiforme
    Criada pelos Sumérios, a escrita cuneiforme era feita em tabuletas e/ou em potes de argila com o auxílio de objetos em forma de cunha. Eram tostadas no forno quando permanentes ou secavam naturalmente quando a tabuleta poderia ser reaproveitada. Tinha aproximadamente 2000 símbolos.
  • 3000 BCE

    Hieroglífos Egípcios

    Hieroglífos Egípcios
    Usado no Antigo Egito, tinha cerca de 1000 símbolos que que combinavam elementos logográficos (simbolos únicos para representar um conceito concreto ou abstrato), silábicos e alfabéticos.
  • 530 BCE

    A Escola Pitagórica

    A Escola Pitagórica
    Criada por Pitágoras em Crotona (sul da Itália), traz uma organização rígida, centrada em um docente falando e alunos obrigados a ouvir em silêncio. Só depois de terem aprendido, podiam expor suas dúvidas e ideias.
  • 105

    Papel

    Papel
    Precedido pelo papiro (Egito, 3000 a.C.) e pelo pergaminho de couro, o papel foi criado por T'sai Lun na China a partir da polpa de produtos vegetais. O papel deixou de ser monopólio chinês por volta de 750d.C.
  • 400

    Monges copistas

    Monges copistas
    Durante a idade média, os monges compistas foram responsáveis por reproduzir obras religiosas, estudos filosóficos e outras obras literárias que haviam sido escritas pelo homem até aquela data. Tiveram declínio por volta de 1450, com a invenção da prensa de tipos móveis.
  • 1450

    Prensa de Tipos Móveis

    Prensa de Tipos Móveis
    Criada pelo alemão Gutenberg por volta de 1450, a prensa de tipos móveis tinha como modelo a prensa de uvas. No início era usada somente na impressão de textos, mas com o tempo, imagens e mapas de tamanhos variados passaram a ser impressos também. Nessa fase, os livros passam a ser publicados 'em massa'.
  • 1450

    Hornbook

    Hornbook
    Usada como cartilha para crianças, o Hornbook apresentava uma folha fina de pergaminho com o alfabeto, tabela de números e textos religiosos, montada em uma placa pequena e com uma alça e rodeada por uma palca fina de chifre. Surgiu na Inglaterra, por volta de 1450.
  • A Escola Pública

    A Escola Pública
    A escola como hoje conhecemos (pública, gratuita e obrigatória) nasceu na Prússia por volta de 1717, pelas mãos do rei Frederico Gulherme I. Crianças de 5 a 12 anos deveriam estar nas escolas.
  • Quadro Negro e Ardósia de Giz

    Quadro Negro e Ardósia de Giz
    Usados nas escolas públicas, os quadros negros e as ardósias de giz surgiram por volta do século XIX. O quadro negro pode ser definido como uma superfície reusável onde se escreve textos ou desenhos que são feitos com giz.. Eram feitos originalmente lisos, folhas finas de ardósia preta ou cinza escuro e utlizados por professores. Já as ardósias de giz eram menores, feita do mesmo material dos quadros negros e utilizadas pelos estudantes.
  • Livro didático

    Livro didático
    No século XIX, o livro didático surgiu como um adicional à Bíblia. Somente por volta de 1847, os livros didáticos passaram a assumir um papel de grande importância no ensino, pois passaram a complementar o que as escrituras sagradas não traziam. A princípio, eram usados somente em escolas de elite.
  • Era Audiovisual

    Era Audiovisual
    Muitos usados no período ente os anos 1920 e 1959, a era audivisual tem no radio, no projetor de tiras de filmes e no retroprojetor seus principais instrumentos de trabalho no ensino.
  • A Era da Informação

    A Era da Informação
    Período pós era industrial, a era da informação, que começou na década de 70 e teve o seu auge na década de 80, teve na televisão, video cassete e fitas de áudio ferramentas que dinamizavam o ensino a distância.
  • Era Digital

    Era Digital
    Personal computers (PCs), a World Wide Web (www) e todos os dispositivos, softwares e hardwares para reinventar a educação, encurtando distâncias, otimizando o tempo, mas trazendo desafios como manter-se atualizado e engajar alunos em uma era onde a informação está acessível todo o tempo e em qualquer lugar.
  • Era da Interatividade

    Era da Interatividade
    Atualmente, vivenciamos os processos colaborativos, onde o compartilhamento de informação é a base para a construção de novos conhecimentos. Smartphones, tablets, interactive whiteboard e laptops estão cada vez mais presentes na educação.