Revolucao russa

A Revolução Socialista Soviética (fev.1917-1922)

  • Revolução democrática liberal na Rússia

    Revolução democrática liberal na Rússia
    A revolução de fevereiro de 1917 foi liderada por trabalhadores, soldados e camponeses descontentes com a crise económica, a fome e o envolvimento desastroso do país na 1º guerra mundial. O regime czarista de Nicolau II enfrentavam forte oposição devido á sua incapacidade de melhorar as condições de vida. O objetivo dos revoltados era derrubar o czar e por fim á monarquia, contruindo um governo provisório com mais liberdade e justiça. A revolta começou com greves e manifestações em Petrogrado.
  • Pós Revolução democrata liberal

    Pós Revolução democrata liberal
    Após a primeira revolução de 1917, o czar Nicolau II abdicou. Foi instaurado um governo provisório que só gerou crescente descontentamento. Ao mesmo tempo, o Soviete de Petrogrado, crescia em poder e promovia ideias radicas para a retirada imediata da guerra e reformas agrárias. A instabilidade politica aumentou, com greves, revoltas camponesas e falta de controle sobre o exercito. Os bolcheviques, liderados por Lenine, ganharam apoio popular com as promessas de "Paz, Terra e Pão".
  • Revolução Socialista/Comunista

    Revolução Socialista/Comunista
    Em Outubro de 1917, os bolcheviques, sob Lenine, tomaram o poder, derrubando o Governo Provisório e instaurando o regime socialista. Esse evento marcou o inicio da União Soviética e do comunismo do país.
  • Pós Revolução de outubro

    Pós Revolução de outubro
    Após a Revolução de Outubro de 1917, as primeiras medidas incluíram a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial, concretizada com o Tratado de Brest-Litovsk em março de 1918. Também iniciaram reformas como a redistribuição de terras camponesas e nacionalização de industrias. Essas ações geraram uma forte resistência interna. Para alem disso, os bolcheviques escravizaram a família czarista e de seguida assassinaram-nos. Todas estas ações levaram a uma Guerra Civil.