222

A Literatura Infantil como Ferramenta para Leitura de Mundo

  • Século XVII Charles Perrault

    Surgimento da literatura infantil com Charles Perrault escrevendo algumas fábulas inspirado em Esopo, visando um novo olhar naquela época.
  • Ainda século XVII La Fontaine

    Na mesma época que Perrault, La Fointaine surge com o mesmo tipo de escrita, porém descrevendo a França daquela época, maquiando os assuntos dentro de fábulas.
  • Século XIX Irmãos Grimm

    Na Alemanha, os irmãos Grimm escrevem da mesma forma que Perrault e La Fontaine, porém fazendo uma análise do folclore local, através de entrevistas orais com uma senhora, que lhes contava histórias antigas e os irmãos escreviam de acordo com o conhecimento da época.
  • Século XVIII Andersen

    Na Dinamarca, Andersen era considerado um excluído da sociedade por seus aspectos fisícos não seguirem ao padrão de beleza da época. Andersen escreve suas histórias voltadas para o público infantil, mas na realidade fala sobre suas própria vida, exclusão da sociedade, suas características e outros aspectos voltados para o lado pessoal, onde a criança ao ler se identifique dependo da sua situação.
  • Século XX Monteiro Lobato

    O autor Monteiro Lobato desenvolve esse espírito de escrita crítica no Brasil, expressando sua voz na personagem Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo. Da mesma forma, escondendo a pessoa de sua fala, mas expondo suas ideias na forma poética da cultura.
  • Concepções Pessoais

    Todos os autores citados tem um aspecto em comum que é a escrita crítica ao seu tempo, sociedade e governo, porém disfarçados de fábulas, contos folclóricos, e histórias com personagens fictícios, que representam uma ótica mais leve em relação a um debate aberto.