Untitled 21

A EVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO E SUAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

  • 1450

    A Prensa de Gutemberg - Século XV

    A Prensa de Gutemberg - Século XV
    Aproximadamente no ano de 1450, Gutenberg desenvolveu a primeira prensa móvel, dando início às práticas de cópias em larga escala no Ocidente. Conhecida como a prensa de Gutenberg, esta técnica possibilitou a alta produção e distribuição de textos que circulavam em livros e jornais. Além de tornar a produção prática e ágil, a cultura de leitura e produção de textos foi democratizada.
  • Litografia, imprimindo imagens

    Litografia, imprimindo imagens
    Por volta do ano de 1760, a invenção da litografia possibilitou a inserção de imagens nas cópias que já estavam sendo produzidas em larga escala desde Gutemberg. Com isso, o processo foi modernizado e realizado mais rapidamente.
  • Impressão a cilindro - Mais agilidade e qualidade

    Impressão a cilindro - Mais agilidade e qualidade
    No ano de 1812, máquina de impressão desenvolvida por Friedrich Koeni, funcionou pela primeira vez. Um tipo de máquina de impressão a cilindro que rodava até 3 cópias em uma só volta. Otimizando a reprodução em larga escala.
  • Impressão Offset

    Impressão Offset
    No ano de 1904, o tipógrafo Ira W. Rubel aperfeiçoou as técnicas da litogravura criando um tipo de impressão com mais qualidade e rapidez; a impressão Offset. Esta técnica, utilizada ainda nos dias de hoje, possibilitou a reprodução de grandes tiragens sem perder a qualidade das cópias.
  • A invenção da impressora

    A invenção da impressora
    A primeira impressora foi desenvolvida no ano de 1938 pelo americano Chester Carlson. Com isso, possibilitou-se por meio de máquinas a reprodução de textos e imagens em um maquinário portátil e acessível. Portanto, a pratica de reprodução de imagens foi ficando cada vez mais comum, possibilitando, anos mais tarde, seu uso nas escolas.
  • Primeira impressora de alta qualidade

    Primeira impressora de alta qualidade
    No ano de 1953, foi desenvolvida a primeira impressora de alta velocidade, fato que dinamizou ainda mais o processo de criação de cópias. A técnica utilizada, era a da colisão de agulhas ou roda de caracteres contra uma fita de tinta.
  • Mimeógrafos - A prática que deu certo nas escolas

    Mimeógrafos - A prática que deu certo nas escolas
    Lançado em 1980, o mimeógrafo era utilizado, principalmente nas escolas, para fazer a reprodução de provas e atividades. O equipamento funcionava à base de álcool, e manualmente reproduzia cópia por cópia. A partir disso, as atividades escolares eram em sua grande maioria reproduzidas por este aparelho.
  • Primeira impressora a laser

    Primeira impressora a laser
    No ano de 1983, as empresas Hewlett Packard e Canon criaram a primeira impressora a laser. Mudando radicalmente o modo de impressão. Seu uso passou a ser praticando em residências, escolas e escritórios. Além disso, a qualidade em relação à tinta duplicou, possibilitando a impressão de imagens, sem que a tinta escorresse antes de secar.
  • O uso das impressoras multifuncionais nas escolas

    O uso das impressoras multifuncionais nas escolas
    A partir do ano de 2000, algumas escolas iniciam a prática do uso de impressoras a laser multifuncionais nas escolas. Fato que ocorreu primeiramente em escolas particulares até, a passos largos, ser difundida na rede pública. As impressoras multifuncionais permitem ainda a cópia por scanner e, em alguns casos, xerox.
  • E revolução das impressoras 3D na educação

    E revolução das impressoras 3D na educação
    Alterando a dinâmica de ensino, algumas escolas nos Estados Unidos e Austrália já estão utilizando a impressão 3D em algumas disciplinas como biologia, química e geografia. A técnica que "imprime" objetos em 3 dimensões também engloba as noções de educação e tecnologia dentro das salas de aula.Com isso, a evolução da cópia e da impressão, alcança patamares interativos nunca antes vistos. A revolução da impressão 3D é o início de uma nova era onde a tecnologia está a favor do ensino.