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500 BCE
Ábaco
Uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C. -
105
Invenção do Papel
A invenção do papel , com fibras vegetais, é conferida a um oficial do tribunal chinês, Cao Lun em 105 D.C. A primeira fábrica de papel foi instituída em Tsai Lun, China, no mesmo ano. -
1450
Prensa Móvel de Gutenberg
A invenção de Gutenberg, fez com que os livros, que até então eram escritos a mão, deixassem de ser uma exclusividade dos nobres e do clero. Porém, desde o século 7, calendários e livros sagrados já eram impressos pelos chineses. -
1500
Hornbook
Cartilha infantil comum na Inglaterra e na América do final do século XVI ao final do século XVIII. Uma folha contendo as letras do alfabeto era montada sobre uma moldura de madeira e protegida com finas e transparentes placas de chifre. A moldura tinha a forma de uma raquete de tênis de mesa, tinha uma alça e geralmente era pendurada no cinto da criança. -
1565
Lápis
Na Grã-Bretanha é localizado o primeiro registro do uso do grafite nas minas dos Lápis, totalmente desprovidos de refinamento, feitos como um sanduíche de dois pedaços de madeira com o grafite no meio. -
Quadro Negro
O professor escocês James Pillans inventou o quadro- negro no século XVIII. Este nome deve-se ao serem fabricados a partir de uma pedra preta ou cinza escura, a ardósia -
Mimeógrafo
Antes da fotocopiadora se popularizar, o sistema de cópia mais comum nas escolas era o mimeógrafo, cujo processo de impressão funcionava da seguinte maneira: o texto era escrito sobre uma folha chamada estêncil, que continha carbono, e aparecia na outra face do papel. A folha então era colocada sobre um rolo com a parte escrita para cima, e uma manivela era girada para exercer pressão e liberar a tinta que ia na folha em branco. -
Episcópio - A primeira versão do retroprojetor
O episcópio foi inventado no início do século 20. O projetor opaco emitia luz brilhante em um material não transparente e uma combinação de espelhos ou lentes projetava a imagem em uma tela. -
Chegada do Rádio
A primeira emissão radiofônica brasileira acontece em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da independência. Nesta época, apesar de não estar presente nas escolas, a rádio cumpria um caráter educativo e cultural. -
Projetor de Filmes de Fita
Evoluiu até que em 1832, Joseph Antoine Plateau foi o primeiro a usar esse meio de projeção para entreter as pessoas. -
Fotocopiadora
A primeira fotocopiadora do mundo foi produzida em 22 de outubro de 1938 e promoveu uma revolução da informação. -
Retroprojetor
Inventado, nos EUA, o retroprojetor começou a ganhar visibilidade quando os profissionais da área da educação,começaram a considerar esse dispositivo como um valioso recurso educacional. -
Calculadora Eletrônica
Em setembro de 1965, a Casio lança a calculadora 001, que foi a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. -
Televisão e Vídeo Cassete
Se popularizaram na década de 70 e passaram a ser uma ferramenta pedagógica importante. -
Computador Pessoal
12 de agosto de 1981, quando a poderosa IBM lançou seu primeiro computador voltado para o usuário final: o IBM PC 5150. -
Lousa Interativa
É uma superfície que pode reconhecer a escrita eletronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros permitem também a interação com um imagem de computador projetada. -
Data Show
Projetor multimídia, também conhecido popularmente como “data show”, que reproduz a imagem do monitor. Ele possibilita a reprodução de slides, vídeos, infográficos e qualquer outro conteúdo que o professor queira apresentar na sala de aula. -
Tablet
O primeiro grande lançamento desses dispositivos foi feito pela Microsoft em 2002. Atualmente, várias escolas integraram os tablets em práticas de ensino para conseguir uma educação mais ativa e personalizada e fortalecer as habilidades individuais de seus alunos. -
Kindle
Kindle é um leitor de livros digitais desenvolvido pela subsidiária da Amazon, a Lab126, que permite aos usuários comprar, baixar, pesquisar e, principalmente, ler livros digitais, jornais, revistas, e outras mídias digitais via rede sem fio. -
Realidade virtual
A possibilidade de imersão e a sensação de realidade, leva quem está aprendendo para dentro do conhecimento.