Tecnologia1

Tecnologias em Educação

  • Period: to

    A evolução da tecnologia na educação

    A necessidade faz o homem evoluir para facilitar o seu dia-a-dia.
  • Calculadora

    Calculadora
    Em 1642, a calculadora, ou melhor, o ábaco, sofreu uma grande evolução, por meio do francês Blaise Pascal. Filho de um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo fato de a mesma realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco.
  • Educação a distância

    Educação a distância
    Com a Revolução Científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informações científicas inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Segundo Lobo Neto (1995), um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída. Atualmente em grande expansão.
  • Telefone

    Telefone
    Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que geralmente tem sido atribuída a Alexander Graham Bell. O aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou "telégrafo falante". A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860, E hoje é uns dos maiores meios de comunicação do mundo com as novas tecnologias atuais.
  • Máquina de Escrever

    Máquina de Escrever
    É difícil precisar quando a máquina de escrever foi "inventada"; e também é difícil precisar quando ela começou a ser fabricada. As primeiras máquinas começaram a ser fabricadas em 1874 pela Remington; tinham sua própria mesa e eram decoradas com motivos florais e detalhes dourados. Pareciam um pouco com as máquinas de costura da época, influência, sem dúvida, do departamento de máquinas de costura da Remington.
  • Mimeógrafo

    Mimeógrafo
    Um protótipo da máquina de impressão simples foi patenteado, em 8 de agosto de 1887, por Thomas Alva Edison, nos Estados Unidos (imagem ao lado). A patente foi deferida em 1880, e o nome "mimeógrafo" foi utilizado pela primeira vez em 1887, por Albert Blake Dick, que fora licenciado por Edison para a produção da nova invenção. Foi um marco fundamental para as primeiras copias.
  • Rádio

    Rádio
    Concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto. Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.
  • Televisão

    Televisão
    Em 1923 Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrónica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. A TV é o meio que permite o uso do video-cassete e do video-DVD.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    Um retroprojetor consiste num aparelho projetor de transparências, inventado, em 1931, nos EUA e considerado o único cuja conceção obedeceu a fins de formação e de ensino. Trata-se de uma unidade que incorpora uma superfície transparente, na realidade uma grande lente plana (lente de Fresnel), sob a qual se situa a fonte luminosa. Sobre a lente existe uma placa de vidro, na qual se coloca o material a projetar.
  • Impressora

    Impressora
    A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por Chester Carlson, um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras. Em 1953, foi-se criada a primeira impressora de alta velocidade.
  • Xerox

    Xerox
    Foi no final dos anos 1940 que uma pequena fábrica de produtos fotográficos de Rochester chamada Haloid decide aproveitar a invenção feita 10 anos antes por Chester Carlson, a xerografia. O projeto da primeira fotocopiadora, o XeroX Model A, e o sucesso dos modelos seguintes levaram a companhia a trocar seu nome em 1958 para Haloid Xerox, e em 1961, tornando-se simplesmente Xerox.
  • Computador

    Computador
    Seus inventores, John P. Eckert e John W. Mauchly, demoraram três anos paras construí-lo mediante uma doação de 500.000 dólares oferecida pelo Exército dos Estados Unidos. O projeto se chamou PX e em 1944 juntou-se ao grupo o engenheiro John von Neumann. Os jornais da época o qualificaram de "Einstein Mecânico" e/ou de "Frankenstein Matemático".O sistema utilizava os números decimais de zero a nove e a leitura e escrita de dados se realizava mediante uma leitora/perfuradora de cartões.
  • Disquete

    Disquete
    Na verdade, o disquete nasceu da necessidade de um meio de armazenamento de dados barato. Em 1967, a IBM precisava mandar freqüentes atualizações de seus softwares para seus clientes, e David Noble foi incumbido da tarefa de criar um meio de armazenamento que custasse menos de 5 dólares. Noble criou um disco de 8 polegadas e 80 kB que era somente para leitura, mas logo descobriu que a sujeira estragava rapidamente o disco.
  • Internet

    Internet
    Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história. O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN", conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). O meio de girar em volta do mundo sem sair do lugar em frações de segundos. E hoje é um dos recursos mais utilizado na educação.
  • Video Cassete

    Video Cassete
    O primeiro Vídeocassete desenvolvido foi U-matic da Sony, introduzido comercialmente em setembro de 1971. Até o final da década de 1970, a gravação em meio magnético era feita com videotapes (videoteipes), fitas magnéticas de 1 ou 2 polegadas de largura acondicionadas em carretéis. Usou-se então para o vídeo o conceito de "cassete" desenvolvido pela Philips nos anos 60 para as fitas de áudio, onde os carretéis das fitas para gravadores de áudio foram colocados em uma caixinha plástica.
  • Walkman

    Walkman
    O Walkman original foi criado em 1979 no Japão e levava o nome de Soundabout, no exterior. Foi criado pelo coordenador do setor de áudio da Sony Nobutoshi Kihara para um dos sócios da empresa, Akio Morita, que queria escutar ópera durante seu trabalho desgastante. Morita teria odiado o nome Walkman e pediu para ser alterado. Era o aparelho que permitia ouvir as aulas gravadas em fitas.
  • Notebooks

    Notebooks
    Em 1981, Adam Osborne foi o pioneiro, pois lançou um computador completamente portátil. Com uma tela de 5”, a máquina pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião. Hoje é o substituto do desktop e cada vez mais compacto e completo.
  • Software

    Software
    Em 1983, Richard Stallman lançou o Projeto GNU para criar um sistema operativo livre de limitações quanto à utilização de seu código-fonte. Venha a ser o operativo da informática os softweres ou programas que gera tudo da informação e automação da tecnologia atual.
  • CD-ROM

    CD-ROM
    CD-ROM (Sigla para: Compact Disc Read-Only Memory. Pt: Disco Compacto - Memória Somente de Leitura), foi desenvolvido em 1985. O termo compacto deve-se ao seu pequeno tamanho para os padrões vigentes, quando do seu lançamento, e memória apenas para leitura deve-se ao fato do seu conteúdo poder apenas ser lido e nunca alterado, o termo foi herdado da memória ROM, que contrasta com tipos de memória RW como memória flash.
  • DVD

    DVD
    Os primeiros DVD Players (leitores de DVD) e discos estavam disponíveis em Novembro de 1997 no Japão, Março de 1998 nos Estados Unidos, 1999 na Europa e 2000 na Austrália. No Brasil a tecnologia começou a ganhar força em 2002 e 2003. O primeiro filme em DVD lançado nos Estados Unidos foi o Twister em 1996. O filme foi um teste para o Surround Sound 2.1. No Brasil, o primeiro DVD de filme foi Era uma vez na América, da FlashStar lançado em 1998.
  • Pen-Drive

    Pen-Drive
    A Trek Technologies da IBM começou a vender as primeiras unidades flash USB comercialmente em 2000. Trek Technologies, uma empresa de Cingapura, vendeu um modelo apelidado o "ThumbDrive", e a IBM comercializou a primeira dessas unidades na América do Norte, com o seu produto "DiskOnKey" (que foi fabricado pela M-Systems). O USB flash drive da IBM foi disponibilizado em 15 de dezembro de 2000, e tinha uma capacidade de armazenamento de 8 MB. É muito eficiente em armazenamento de dados.
  • Data Show

    Data Show
    Um datashow apenas projeta imagens em um anteparo, mas tem a vantagem de usar a tecnologia digital. Com essa tecnologia podemos projetar imagens estáticas ou em movimento e, além disso, podemos sincronizar a projeção da imagem com uma trilha sonora emitida por algum outro aparelho. Com o surgimento da Lousa Digital o data show passa a ser um coadiovante do Quadro Inteligente.
  • Tablet

    Tablet
    Depois do lançamento do Apple iPad a febre tecnológica passou dos e-readers para os tablets. Se até o dia 27 de janeiro de 2010 os fabricantes anunciavam quase diariamente um novo modelo de leitor digital, desde então novos portáteis touchscreen são revelados com a mesma frequência. O portatil que veio para ultrapassar o notebook no futuro próximo.