Noun technology 1608171

Evolução das tecnologias na educação

  • 300 BCE

    Enciclopédias

    Enciclopédias
    Surgida a partir do dicionário, a enciclopédia é uma coletânea de textos, cujo objetivo principal é descrever o melhor possível o estado atual do conhecimento humano. Elas abordam, além da palavra, o próprio conceito e também o tema ou disciplina, tratando-os com profundidade, a fim de transmitir o conhecimento acumulado sobre esse tema. Muitas vezes inclui mapas e ilustrações, bem como bibliografias e estatísticas. Atualmente o conhecimento está nas enciclopédias físicas ou virtuais.
  • Fotografia

    Fotografia
    Muitas pessoas agregaram conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos, como o conceito da câmara escura já conhecido desde o sec. XVI por Leonardo da Vinci e pintores. O francês Daguerre desenvolveu um processo (ddaguerreotipia) com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos e requereu patente do invento. A fotografia permite o uso de imagens na educação, ampliando o alcance dos materiais didáticos
  • Ondas de rádio

    Ondas de rádio
    Em 1886, Heinrich Hertz apresentou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. As ondas de rádio tem capacidade de enviar som e fotos pelo ar. A primeira transmissão de rádio foi um evento esportivo e ocorreu durante a regata de Kingstown para o jornal de Dublin (1901). A invenção, porém, só transmitia sinais. A transmissão de voz só ocorreu em 1921. O rádio permitiu a comunicação em massa e permite trabalhar coletivamente nas escolas.
  • Luz elétrica, telefone

    Luz elétrica, telefone
    Em 1876, Alexander Graham Bell faz o primeiro registro de transmissão elétrica de voz, criando o telefone Em 1879, Thomas Alva Edison conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia, criando a lâmpada. O telefone permitiu a velocidade das comunicações, originando depois o celular. A luz e a existência de eletricidade nas cidades foi pioneira de várias outras invenções associadas à educação.
  • Mimeógrafo, impressoras

    Mimeógrafo, impressoras
    O mimeógrafo permitia realizar cópias de um papel a baixo custo, apenas girando uma manivela. Outro aparelho similar, o duplicador a álcool também tinha funcionamento similar. Esses aparelhos foram amplamente utilizados pelas escolas, para gerar cópias de atividades e documentos, permitindo não só maiores possibilidades criativas na produção de atividades quanto a divulgação de trabalhos de alunos, como jornais. Atualmente foram substituídos pelas impressoras.
  • Cinema

    Cinema
    No Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. Na educação, o cinema é o precursor dos projetores de vídeo, e os vídeos permitem que processos sejam descritos e visualizados ao mesmo tempo.
  • Televisão

    Televisão
    Experimentos realizados em 1926 na Inglaterra, Japão e nos EUA em 1927 marcam o início das transmissões de imagens e sons. Em 1950 a TV chega ao Brasil, em preto e branco. A partir de 1970 a TV em cores começa a se popularizar. Na educação, a TV permite trabalhar com conteúdo de qualidade produzido por empresas, exibição de filmes, videoaulas, reportagens, etc.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    Em 1931, é inventado um aparelho projetor de transparências, nos EUA e considerado o único cuja concepção obedeceu a fins de formação e de ensino. Ele permitiu projetar imagens que estivessem em uma superfície transparente. Também permitia que o professor escrevesse sobre a lâmina de acetato, projetando o que ele fazia.
  • Computador

    Computador
    Em 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento do computador ENIAC. Antes disso os computadores eram variações de máquinas de calcular. Ele conseguia codificar as instruções de forma passível de ser armazenada (código binário), armazenar as instruções na memória e buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo. Os computadores permitiram a criação de outros programas para executar ações.
  • Computador pessoal

    Computador pessoal
    Em 1970, A quarta geração de computadores é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas.Desta forma, em meados dos anos 80, O Machintosh e o Windows se tornaram fortes concorrentes. A venda de computadores, e posteriormente de notebooks, se populariza.
  • Salas de informática

    Salas de informática
    A partir da década de 90, começam a surgir as primeiras salas de informática nas escolas básicas. O objetivo era ensinar os alunos a operar a nova tecnologia que eram os computadores.
  • Web

    Web
    Desde a década de 1960 já existem pesquisas para a criação de protocolos para troca de arquivos, o que chamamos de internet. Em 1990, A Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. O que era para possibilitar que cientistas trocassem dados, acabou por se tornar a complexa e essencial rede de internet. Na educação, a internet possibilita o acesso a uma diversidade de conhecimentos.
  • Projetores de vídeo

    Projetores de vídeo
    Desde 1960 a Empresa Kodak já havia lançado o projetor de slides carrossel, para imagens estáticas. Mas, baseado nos fundamentos do cinema, aliado ao computador, surgem os projetores de vídeo, ou projetores multimídia, que conseguem projetar a tela de um computador. Na educação, o professor passa a ter liberdade de projetar não somente vídeos que deveriam ser gravados em mídia para TV (fita VHS, CD-room), mas também sites, vídeos online, apresentações multimídia, simulações, etc.
  • Celulares com internet

    Celulares com internet
    Em 1947 surgem os primeiros protótipos de telefones móveis. Em 1991,o formato de sinal digital de celular, 2G, permitiu a troca de mensagens SMS. Em 1993, o IBM Simon reune recursos de celulares e PDAs com tela sensível ao toque e adicionou o acesso à internet por telefone celular pelo padrão GPRS. Em 1998, surgem os primeiros conteúdos disponíveis para download. Os smartphones ampliaram o acesso à internet em tempo real e em qualquer lugar.
  • Redes Sociais

    Redes Sociais
    Redes sociais permitem que pessoas se relacionem virtualmente para compartilhar interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções. ClassMates, MySpace, LinkedIn, Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, Pinterest entre outras são exemplos de redes sociais. Na educação, existe a possibilidade de criar e compartilhar atividades, criar grupos de discussão, entre outras propostas de uso.
  • Youtube

    Youtube
    Em 2005 surge o YouTube, uma plataforma de compartilhamento de vídeos que além de exibir vídeos produzidos por grandes produtoras, permite que o usuário grave seu próprio vídeo e o hospede na internet, para visualização de outros usuários. Na educação, uma gama de vídeos estão hospedados na plataforma. Além disso, associado a celulares, ele permite também que os alunos criem e exibam suas próprias criações audiovisuais.