-
INICIANDO À PARTIR DAS FOTOGRAFIAS
A partir do desenvolvimento da fotografia – através de experimentos de inventores – como os franceses Louis Daguèrre (1787-1851) e Joseph-Nicéphore Niépce (1765-1833) – foi possível captar imagens com nitidez de detalhes cada vez mais claros. No início, a técnica apresentava dificuldades: a foto conhecida como “A mesa posta”, de Niépce, necessitou de 14 horas de exposição à luz para ser realizada, em 1823 -
FENACISTOSCÓPIO
Fenacistoscópio- Uma série de imagens fixas dá a ilusão de movimento, é necessário que se sucedam à razão de dez por segundo. Em 1832, Plateau inventa um aparelho formado por um disco com várias figuras desenhadas em várias posições diferentes. Ao girar o disco, elas adquirem movimento. A idéia era apresentar uma rápida sucessão de desenhos de diferentes estágios de uma ação, criando a ilusão de que um único desenho se movimentava. -
PRAXINOSCÓPIO
Praxinoscópio – Aparelho que projeta, na tela, imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitaram a realização de truques que dão a ilusão de movimento. -
FUZIL FOTOGRÁFICO
Fuzil fotográfico – Em 1878 o fisiologista francês Étienne-Jules Marey desenvolve o fuzil fotográfico. -
CRONOFOTOGRAFIA
Cronofotografia – O andar do homem ou o vôo dos pássaros levam Étienne-Jules Marey, em 1887, ao desenvolvimento da cronofotografia: a fixação fotográfica de várias fases de um corpo em movimento, sendo a própria base do cinema. -
CINETOSCÓPIO
Cinetoscópio – O norte-americano Thomas Alva Edison inventa o filme perfurado. E, em 1890, roda uma série de pequenos filmes em seu estúdio, o Black Maria, primeiro da história do cinema. Os filmes eram projetados no interior de uma máquina, o cinetoscópio – também inventado por Edison um ano depois. Mas as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez. -
CINEMATÓGRAFO
Cinematógrafo – A partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio, os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizam o cinematógrafo em 1895. O aparelho – uma espécie de ancestral da filmadora – é movido à manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público. O nome do aparelho passou a identificar, em todas as línguas, a nova arte (ciné, cinema, kino etc.). -
PRIMEIRA EXIBIÇÃO CINEMATÓGRAFO
A primeira exibição pública aconteceu no dia 28 de dezembro de 1895, no Salão Grand Café, em Paris, O grande evento causou um reboliço nos poucos presentes. Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Assim, durante trinta anos, os filmes eram praticamente silenciosos e muitas vezes acompanhados de música ao vivo e outros efeitos especiais, narrações e diálogos escritos. daqueles presentes entre cenas. -
SISTEMA MOVIETONE JÁ COM USO DO SOM
Em 1931, surgiu o sistema Movietone da Fox, que passou a ser adotado como padrão. Com o uso do som, o cinema começou a diversificar mais, principalmente em musicas e comédias. Foi nesse momento que se iniciou uma grande produção de filmes históricos e bíblicos, com destaque para os filmes “Reis dos Reis” (1932) e “Cleópatra” (1934). O cinema de ficção científica já era popular durante a era do cinema mudo, porém ganhou força na produção de “Drácula” e “Frankstein”, 1931. -
APELOS AO PATRIOTISMO NO CINEMA
Anos depois, com o advento da Segunda Guerra Mundial, Inglaterra e EUAA começaram a produzir vários filmes com apelos ao patriotismo. Dentre os filmes que trataram a época de guerra se destacou o conhecido “Casablanca” de 1943. -
CINEMA NOS DIAS ATUAIS
Com a evolucao da tecnologia, nao so a forma de produzir filmes mudou, mas tambem sua distribuicao. Antes um filme era lancado nos EUA 2 meses antes de ser lancado oficialmente no Brasil e o filme ja tinha sido assistido por muita gente que baixava o filme na internet ou comprava em camelos. Hoje em dia, muitos lancamentos sao simultaneos.