A história da Retórica

  • 480 BCE

    retórica grega - origem jurídica

    Após a batalha conhecida como batalha de Salamina e a queda da tirania de Trasíbulo por voltade 480 - 476 a.c, as pessoas que haviam sido despojadas de suas terras passaram a tentar se defender em busca de reaver o que antes era delas por direito. Nesse período surgiram os juris populares. Com o intuito de ajudar essas pessoas a se defenderem surgem Córax ensinando-os a arte da eloquência e Tísias, seu discípulo, quem redigia o primeiro manaul de argumentação jurídica.
  • 438 BCE

    Reação à retórica sofista - Isócrates

    instaurando o ensino da retórica e sendo conhecido em toda Atenas, Isócrates esbouçou uma crítica ao excesso de tecnicidade típica dos sofistas em sua obra: Elogio a Helena.
  • 427 BCE

    retórica sofista - origem literária

    Górgias, o Sofista, nascido na Sicília, chegou a Atenas em 427 a.C., em
    companhia do retor Tísias, com uma missão: solicitar para seus compatriotas a
    aliança de Atenas contra Siracusa. Foi nesse período, por volta do século V a.c, que os gregos conheceram a eloquência de Górgias.
  • 370 BCE

    Platão

    Platão em sua obra sanciona o divórcio entre a filosofia e a retórica; tenta mostrar que a retórica não satisfaz as condições necessárias para que seja considerada uma technê, constituindo apenas uma habilidade um tanto perigosa de se ter, tanto para o próprio orador como para seu público, pois dá a um ignorante o poder de parecer ter mais conhecimento do que alguém que efetivamente o tem, etc.
  • 340 BCE

    retórica aristotélica

    Aristóteles tinha o objetivo de se contrapor a seus predecessores e argumentar contra suas ideias, a respeito disso ele escreveu uma de suas obras mais importantes a " arte da retórica" que ele dividiu em três partes.
  • 43 BCE

    Os romanos e a retórica

    Os romanos não demoraram a aderir à retórica grega. Conforme alguns
    estudiosos do assunto, devemos aos retóricos latinos a elaboração completa da
    arte da invenção e das suas técnicas, direcionada particularmente ao discurso
    forense. Dentre seus mais importantes representantes, destacam-se Cícero (106-
    43 a.C.) e Quintiliano (35 a.C- ? ), considerados os responsáveis pela latinização
    e difusão da retórica grega.
  • 901

    Retórica na idade média - declínio

    por volta do século X a retórica teve seu declínio causado principalmente pela ascensão do poder do cristianismo como religião matriz da sociedade da época. No século XIII e na idade média decorrente esse declínio foi acentuado.
  • 1500

    Renascimento

    Esse período é marcado pela separação entre as três artes do trivium: a gramática; a dialética, tida como a arte de argumentação, e a retórica, reduzida ao estudo dos meios de expressão ornados e agradáveis, em suma, à elocução.
  • René Decartes

    nesse período Descartes elimina o elemento dialético da retórica, fazendo com que ela deixe de ser considerada arte e passe a ser penas uma ferramenta da argumentação lógica racional.
  • retórica no século XX

    com o decaimento da retórica nos séculos anteriores surgem duas situações que podem ter feio renascer o interesse pela retórica no século XX. Umas delas foi a liberdade da palavra surgida principalmente pela democratização dos governos mundiais. Por outro lado temos a censura da palavra surgida nos governos totalitários no início do século XX.