Whatsapp image 2021 08 27 at 17.13.01

A EVOLUÇAO DO ARMAZENAMENTO DIGITAL MÓVEL

  • Surgimento do Disquete

    Surgimento do Disquete
    O Disquete Nosso precursor, o vovô do pendrive teve seu lançamento ao publico em 1971.As primeiras versões tinham oito polegadas e apenas 80 Kb de armazenamento disponível. Depois, surgiu o modelo de 5,25 polegadas e, em meados dos anos 1990, se popularizou o formato de 3,5 polegadas e capacidade de armazenamento de até 1,44 Mb.
  • Surgimento do CD

    Surgimento do CD
    O CD, mesmo com os disquetes sendo produzidos ate 1993 uma tecnologia emergente se destacou o compact disc, nosso famoso CD. Com seu espaço de armazenamento muito superior ao disquete ele ganhou fama rapidamente, e com sua confiabilidade em armazenar os dados os disquetes começaram a perder espaço de mercado. Bom logo depois do lançamento do CD e que o boom de armazenamento móvel começou, pois daqui pra frente começamos com medidas astronômicas se compararmos com os disquetes.
  • Surgimento do DVD

    Surgimento do DVD
    O DVD, lançado ao publico em 1995, 3 anos após o CD. Saltamos de 700 MB para 4,7 GB no DVD de uma camada e ate 8,5 GB no DVD de duas camadas. A evolução foi astronômica, agora podíamos gravar filmes com alta qualidade de áudio e vídeo, armazenar milhares de fotos e arquivos diversos.
  • Cartão de Memória

    Cartão de Memória
    No final dos anos 90, os primeiros cartões de memória apareceram no mercado. Sendo seu maior diferencial a portabilidade, além da grande capacidade de armazenamento. Atualmente, um cartão de memória, mesmo medindo milímetros, pode dispor de até 128 Gb de espaço e velocidade de transferência de dados de 45 Mb por segundo, em média. Hoje, é possível encontra cartões de memórias em câmeras fotográficas, celulares, tablets, consoles de videogames portáteis e muitos outros dispositivos.
  • Surgimento do Pendrive

    Surgimento do Pendrive
    O Pendrive surgiu no ano 2000. Com o objetivo de realizar backups e resgatar os dados danificados que o antigo disquete deixou de herança. É um dispositivo de armazenamento móvel que permite a conexão com um computador ou equipamento, através de entrada USB. Mais resistente, com maior capacidade de armazenar, e mais veloz, ele caiu no gosto popular e contribuiu para extinção definitiva do já moribundo disquete, e com a vantagem do baixo risco de danifica os arquivos.