10660349 1168121123200254 7631618673537506413 n

EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

  • 8000 BCE

    Escrita

    Antes de escrever, o homem desenhava. Nas pinturas das cavernas do Paleolítico já eram comuns desenhos de forma sequencial, contando uma história. Há cerca de 8 mil anos, algumas culturas passaram a usar símbolos estilizados e padronizados que não dependiam mais do talento do artista e podiam ser entendidos por qualquer um. Com o tempo, os símbolos passaram a se tornar capazes de formar frases completas, a escrita propriamente dita, iniciando os tempos históricos.
  • 6200 BCE

    Proto escrita

    Proto escrita
    A proto-escrita que surge no final do Neolítico ainda não pode ser considerada como forma de escrita por não possuir significado linguístico, porém forma as bases necessárias para a posterior criação da escrita. Neste período o homem fez uso de ideogramas, mnemônicos ou outras formas capazes de evocar algum tipo de informação.
  • 3500 BCE

    Escrita Cuneiforme

    Escrita Cuneiforme
    Primeira forma de escrita de que se tem registro. Os sumérios passaram a fazer desenhos em placas de argila indicando qual era o item, e assim surgiu a primeira escrita do mundo, chamada de Cuneiforme. Os primeiros documentos eram gravados em sequências verticais de escrita, e com um estilete feito de cana que gravava traços verticais, horizontais e oblíquos.
  • 3200 BCE

    Hieróglifos Egípcios

    Hieróglifos Egípcios
    Surgiram pouco depois da suméria, os desenhos podiam ser lidos de forma logográfica, isto é literal e fonética.
  • 1050 BCE

    Alfabeto Fenício

    Alfabeto Fenício
    Com muitos caracteres os fenícios fizeram uma simplificação revolucionária criaram um escrita puramente fonética, com 22 sinais com consoantes, sem vogais. É possivelmente a origem de todos os alfabetos.
  • 800 BCE

    Alfabeto Grego

    Alfabeto Grego
    Por contato comercial, os gregos adotaram a dos fenícios. Alguns dos sons da língua fenícia não existiam no grego, criaram as vogais no qual tornou um alfabeto independente.
  • 700 BCE

    Alfabeto Latino

    Alfabeto Latino
    Os romanos adotaram apenas 21 letras, derivadas indiretamente do grego, através do etrusco, escrevendo no sentido da direita para a esquerda. Tempos depois, passaram a escrever da esquerda para a direita e, após terem conquistado a Grécia, criaram as letras Y e Z para representarem os sons gregos. Como houve uma expansão do Império Romano e a difusão do Cristianismo, o alfabeto latino passou a ser a escrita mais aceita e a base de todos os alfabetos da Europa Ocidental, até hoje.
  • Period: 105 to

    Papel

    A invenção de papel é atribuída a T’sai Lun na China, era fabricado com fibras de bambu e outras plantas. Em meados do ano 1000 usavam panos velhos como matéria prima da fabricação do papel, mas esse processo teve uma pausa no séc. XVII, por acreditarem que os restos de pano contribuíam para peste negra.No ano de 1719 o francês Reaumur sugere o uso da madeira como matéria-prima para fabricar o papel. Atualmente o papel tem como matéria prima a celulose, que é proveniente da madeira.
  • 1455

    Imprensa

    Imprensa
    No Ocidente, em 1455, Johannes Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis.
    O primeiro livro impresso nessa técnica foi a Bíblia em latim.
    Houve certa resistência por parte dos copistas, pois a impressora punha em causa a sua ocupação. Mas com a impressora de tipos móveis, o livro popularizou-se definitivamente, tornando-se mais acessível pela redução enorme dos custos da produção.
  • Period: 1565 to

    Lápis

    No século XII surgiu um lápis feito com a mistura de estanho e chumbo, conhecido como “lápis de prata”. O lápis moderno apareceu no século XVI, depois da descoberta das primeiras jazidas de grafite na Inglaterra. No século XVII carpinteiros de Nuremberg começaram a produzir lápis. Surgiram oficinas familiares como a de Kaspar Faber em 1761. Em 1795, o químico francês Nicholas Jacques Conté desenvolveu e patenteou o processo moderno de produção de lápis.
  • Period: to

    Borracha

    Em 1736 o cientista Charles Marie de la Condamine levou à Europa as primeiras amostras de uma substância extraída da seringueira. Por volta de 1770, as primeiras amostras de borracha chegaram à Inglaterra. Ainda depois, a borracha usada pelos ingleses foi aprimorada pelo norte-americano Charles Goodyear. Ele inventou o processo de vulcanização da borracha. No final do século 19, empresas alemãs e norte americanas começaram a produzir a borracha de apagar em grande escala.
  • Quadro Negro

    Quadro Negro
    O quadro negro surge com a revisão do conceito de simultaneidade feita pelos Irmãos das Escolas Cristãs, em 1811. O quadro negro é um instrumento de ensino coletivo, que aparece vinculado à simultaneidade do ensino de ler e escrever. É material escolar que marca o método de ensino de transmissão simultânea e divide espaço, tempo e exercícios com a ardósia de uso individual.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    Um retroprojetor consiste num aparelho projetor de transparências, inventado, em 1931, nos EUA e considerado o único cuja concessão obedeceu a fins de formação e de ensino.
  • Period: to

    Computador (da primeira geração ao notebook)

    O computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica. É por isso que não existe somente um inventor.
  • Quadro Branco

    Quadro Branco
    A história dos quadros brancos começou em meados do ano 1960. Até hoje ainda se mantém o mistério sobre quem realmente o inventou. Os quadros brancos evoluíram dos quadros pretos. Embora os quadros pretos fossem populares, alguns professores e alunos eram alérgicos ao pó do giz, que ia parar ao ar quando se limpava o quadro. Foi por esta razão que na década de 60 começaram a aparecer as primeiras versões do quadro branco.