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A Evolução da Inteligência Artificial

  • Gestação da IA

    Gestação da IA
    Os primórdios da IA acontecem em meados do ano de 1943, quando Warren McCulloch e Walter Pitts desenvolvem um artefato para funcionar como um modelo de neurônio artificial. O modelo desenvolvido se utilizava de chaves ligado/desligado para ativar os neurônios e transmitir informações aos neurônios vizinhos.
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    Gestação da IA

    Marvins Minsky e Dean Edmonds, dois pesquisadores na área de matemática e física, respectivamente, pesquisaram conceitos relacionados à inteligência artificial e desenvolveram o SNARC, um computador que envolvia conceitos de redes neurais, baseado na Máquina de Turing.
  • Gestação da IA

    Gestação da IA
    Nesse período, Alan Turing também publicou seu artigo chamado “Computing Machinery and Intelligence”, que postulava sobre os conceitos de inteligência artificial e o Teste de Turing, além de definir modelos matemáticos para a resolução de problemas, a chamada “Máquina de Turing”.
  • Nascimento da IA

    Nascimento da IA
    Alguns pesquisadores na área de IA organizaram um evento com uma série de palestras e conversas acerca do tema, onde neste evento foi sugerido o tema "inteligência artificial". Allen Newell e Herbert Simon apresentaram o Logic Theorist, um programa de raciocínio capaz de raciocinar e provar teoremas matemáticos.
  • Entusiasmo Inicial, Grandes Expectativas

    Entusiasmo Inicial, Grandes Expectativas
    Newell e Simon desenvolveram o GPS (General Problem Solver), que tratava a resolução de problemas tais como os humanos resolvem. Nathaniel Rochester e Herbert Gelernter, desenvolverem o Geometry Problem Solver (Solucionador de problemas da geometria). Arthur Samuel, que desenvolveu testes com um jogo de dama. Ao jogar damas contra o computador, o programa coletava informações sobre as movimentações e as utilizava para decidir qual seria a sua movimentação no jogo.
  • Grandes Expectativas

    Grandes Expectativas
    Com o passar do tempo, as expectativas se tornavam cada vez mais altas em relação às tarefas que a inteligência artificial poderia executar. Herbert Simon, por exemplo, por volta do ano de 1966, previu que, em 10 anos, um computador ganharia uma partida de um jogador profissional de xadrez, ou conseguiria provar um teorema matemático
  • Period: to

    O Passar dos Anos

    O passar dos anos mostrou que a IA visava resolver problemas complexos, mas a complexidade dos problemas era muito maior do que o esperado, o que fez com que a IA focasse em sistemas com domínios específicos, ou sistemas baseados no conhecimento.
  • Period: to

    A Indústria da IA

    O ano de 1980, por exemplo, já fazia com que a indústria relacionada a IA atingisse um lucro na casa de milhões de dólares, e que, rapidamente (1988), chegasse à casa de bilhões de dólares.
  • O Retorno no Uso de Redes Neurais

    O Retorno no Uso de Redes Neurais
    O uso de redes neurais, que começou nos anos 40 e 50, voltou a ganhar foco no final dos anos 80. A introdução de novos conceitos aos algoritmos de perceptrons, como o conceito de retropropagação ,fez com que novas perspectivas pudessem ser abordadas, aumentando o alcance deste tipo de recurso.
  • O uso de Redes de Crença

    O uso de Redes de Crença
    Outro aspecto importante que ganhou força a partir dos anos 90 foi o uso de redes de crença, que trabalham visando a representação e o processamento de incertezas, representações diferentes do 0 e 1 tradicional, tal como exemplo a Lógica Fuzzy e a Lógica Modal.
  • Uma Dose de Realidade

    Uma Dose de Realidade
    Ao contrário das previsões de Simon, estas atividades ocorreram somente em aproximadamente 40 anos ao invés de 10. A vitória de uma inteligência artificial sobre um humano em um jogo de xadrez não foi possível antes, pois os testes que eram executados com os sistemas de IA eram muito simples, diferentemente da “vida real” e de “problemas reais”.
  • Period: to

    A Evolução da IA

    A IBM vem trabalhando em supercomputadores, tal como o Deep Blue, que venceu o campeão mundial de xadrez em 1996, e vem sendo evoluído com novas atualizações e versões que incorporam cada vez mais tecnologia e IA. O ALVINN (Veículo Terrestre Autônomo em Rede Neural) é um exemplo de
    carro autônomo de Carnegie incorporando conceitos de visão computacional. Além dos carros inteligentes, programas que realizam o diagnósticos de doenças estão cada vez mais eficazes.
  • Eventos Recentes IA

    Eventos Recentes IA
    Atualmente, diversas empresas e entidades têm grandes projetos sendo desenvolvidos utilizando IA como recurso base. A NASA, por exemplo, vem usando de conceitos relacionados ao planejamento autônomo e escalonamento para explorar superfícies desconhecidas, como a de Marte.