Imagem2

A educação, da escrita cuneiforme às mídias digitais.

  • 3000 BCE

    SUMÉRIOS : ESCRITA CUNEIFORME-3000 A.C

    SUMÉRIOS : ESCRITA CUNEIFORME-3000 A.C
    Por volta de 3000 a.C. surge a primeira forma de escrever - a escrita cuneiforme - a qual tem origem na antiga Mesopotâmia com os sumérios. A confluência da linguagem oral com a linguagem escrita propiciou o registro de fontes históricas.
  • 2500 BCE

    ESCRITA EGÍPCIA - HIERÓGLIFOS

    ESCRITA EGÍPCIA - HIERÓGLIFOS
    A escrita egípcia hieroglífica foi, juntamente com a cuneiforme, uma das mais importantes do Oriente antigo. Era uma língua complexa: cada um deles podia ser entendido como uma imagem, um som e um símbolo. A presença de simbolos (imagens) nessa escrita apresenta um significado decorativo e estimula a inteligência visual e espacial dos leitores.
  • 2500 BCE

    O Papiro

    O Papiro
    Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. Temos aqui os primórdios do livro, os egípcios desenvolveu documentos em rolos de papiro.
  • 1900 BCE

    O ALFABETO FENÍCIO (1900 A.C ?)

    O ALFABETO FENÍCIO (1900 A.C ?)
    Pode-se definir alfabeto como um sistema de sinais que exprimem os sons elementares da linguagem.
    O alfabeto fenício arcaico originou todos os alfabetos atuais. O sistema é composto por 22 signos que permitem a elaboração da representação fonética de qualquer palavra.
  • 1800 BCE

    Código de Hamurabi (sec XVIII a. C)

    Código de Hamurabi (sec XVIII a. C)
    Conjunto de leis sobre assuntos, como classes sociais, comércio, divórcio, adoção, incesto, trabalho, propriedade, etc. Surgimento de regras de modo a controlar os abusos da população.
  • 200 BCE

    PERGAMINHO ( sec 2 a.C ?)

    PERGAMINHO ( sec 2 a.C ?)
    Nome dado a uma pele de animal, geralmente ovelha ou carneiro, tratadas com cal e esticadas de modo que servissem de suporte para a escrita. Substituiu o papiro por ser mais resistente e mais flexível, permitia que raspasse e apagasse a escrita registrada. No sec IV (d.C ) superou o papiro até 751(d.C) , quando os árabes roubaram a idéia de produção de papel pelos chineses, que era produzido desde o ano 105(d.C). O Avanço na produção de materiais mais resistentes ao registro escrito.
  • 105

    CHINESES - DESCOBERTA DO PAPEL (105 d.C)

    CHINESES - DESCOBERTA DO PAPEL (105 d.C)
    O papel como conhecemos hoje inventado na China em 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. a criação do papel torna o processo de escrita mais barato e ágil.
  • 380

    CRISTIANISMO- Domínio do latim

    CRISTIANISMO- Domínio do latim
    O cristianismo torna-se religião oficial do império romano em 380 d.C por ordem do Imperador Constantino. Com o advento do cristianismo a língua latina seguiu sendo aquela que na qual além de falar se copiou, tudo era traduzido para o latim. Toda cultura herdada pelos romanos nos territórios conquistados eram traduzidos para o latim. Domínio de uma linguagem nos textos escritos.
  • 600

    ORDENS MONÁSTICAS -FIM DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE

    ORDENS MONÁSTICAS -FIM DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE
    Com o fim do império romano do ocidente, no sec VI d.c, desaparecem os sistemas de transmissão de cultura do mundo antigo. Essa tarefa é então assumida por uma nova instituição, vinda do Oriente e fortemente enraizada no Ocidente- a Ordem monástica. Os monastérios assume a responsabilidade nas tarefas de ensino e escrita, produzindo textos para as liturgias e para as leituras sagradas.Os monastérios eram centro de produção intelectual.
  • 900

    O ALFABETO GREGO

    O ALFABETO GREGO
    O alfabeto fenício adotado pelos Gregos em 900 a.C, tomou feitio próprio no século IV a.C com a forma definitiva do alfabeto jônico, com 24 letras até hoje. O alfabeto Europeu originou-se do alfabeto fenício. O alfabeto latino originou do alfabeto grego, que possuía originalmente 16 letras. A formação das palavras é o principio da construção de um textol
  • 1200

    MONGES COPISTAS- do vollumen ao codex

    MONGES COPISTAS- do vollumen ao codex
    Os monges copistas, ainda na idade média copiavam os textos bíblicos sobre rolos de papiro( O volumen). Contudo, este tipo de suporte – o papiro, apresentava muitos inconvenientes, pois era caro, frágil e somente utilizado por um lado.
    Surge um novo suporte – o pergaminho, que era feito, em geral, de peles de cordeiro.
    A utilização do pergaminho fez-se devido à praticidade de se poder dobrá-lo e costurá-lo, o que levou à generalização dos codex, ancestrais dos livros atuais.
  • 1200

    A escola tradiciona-Idade Média

    A escola tradiciona-Idade Média
    Se levarmos em conta nosso modelo atual de escola, com salas de aula, alunos e professores, ou seja, nos moldes bem tradicionais, as primeiras escolas surgiram na Europa, por volta do século XII. Já na Europa Medieval, a educação era restrita somente aos membros da Igreja e a pouquíssimos nobres adultos. Centro para estudo de obras antigas e produção de conhecimentos.
  • 1300

    MONGES COPISTAS- O scriptorium

    MONGES COPISTAS- O scriptorium
    Sendo os mosteiros e abadias locais responsáveis pela escrita dos codex, cada um deles possuía seu próprio scriptorium, onde os manuscritos, ou seja, os livros escritos à mão, eram copiados, decorados e encadernados. Os primórdios de uma gráfica.
  • 1450

    GUTENBERG- O Pai da Imprensa.

    GUTENBERG- O Pai da Imprensa.
    A partir de Gutenberg, uma nova história se desenvolve e os livros, antes raros, se tornaram abundantes, baratos e de muito mais fácil manuseio, seja na fabricação ou sua utilização mais direta. Por sua enorme contribuição, Gutenberg pode ser chamado de pai da tipografia e do livro moderno. Popularização da informação ainda que atingisse uma ínfima parcela da popularização.
  • A escola pública-Surgimento.

    A escola pública-Surgimento.
    Criada em 1717 pelo rei Frederico Guilherme. Obrigatória para criança entre 5 e 12 anos. Tinha o propósito para formação de soldados e operários. Revolução a sociedade no sentido que obrigava os governos a assumirem a educação regular da população.
  • A LOUSA OU QUADRO NEGRO - 1800

    A LOUSA OU QUADRO NEGRO - 1800
    Criada por James Pillans, Escócia. Uniu várias placas de ardósia formando um grande quadro. Anteriormente o professor atendia pessoalmente cada aluno, analisando a leitua, escrita e matémática em pequenas placas de ardósia que servia como caderno( o papel era muito caro). Com a criação da lousa o trabalho do professor ficou mais dinâmico, mas em contrapartida ficou muito homogêneo.
  • MÁQUINA DE ESCREVER- 1874

    MÁQUINA DE ESCREVER- 1874
    Criada por Christopher Latham Sholes (EUA) em 1874. Revolucionou os segmentos da sociedade ligado à escrita feita de forma manual. Contribuiu para impulsionar a comunicação no sentido que dinamizou o processo de escrita imprimindo rapidez e qualidade. Além disso impulsionou a entrada das mulheres no mercado de trabalho. O teclado usado hoje nos diverso artefatos de mídia seque o modelo dessas máquina(QWERT).
  • MIMEÓGRAFO-Ago/1876

    MIMEÓGRAFO-Ago/1876
    Desenvolvido por Thomas Alva Edison, em agosto de 1876, o mimeógrafo funcionava como uma copiadora simples, ágil e melhor, portátil. Permitia desenvolver textos e difundir ideias sem a necessidade de recorrer aos custosos gastos das gráficas. Revolucionou o processo de produção de textos a serem usados em sala de aula. Além disso, o preço era acessível para escolas públicas.
  • O RÁDIO

    O RÁDIO
    A invenção do rádio remota ao ano de 1895. Destacaram 4 cientistas: Guglielmo Marconi (Itália), Alexander Popov(Rússia), o Nicolas Tesla(EUA) e no BRASIL o Padre Landell de Moura.

    O ano de 1920 é considerado a idade de ouro do rádio.
    Veículo de comunicação em massa, o rádio difundiu e difunde informações com grande penetração em todas setores da sociedade. Dessa maneira foi usado também como recurso pedagógico para levar conhecimento aos rincões do pais.
  • Televisão-1926-27

    Televisão-1926-27
    Logie Baird (escocês), primeira demonstração em 1926 na Academia Britânica. Philo Taylor Farnsworth(EUA), em 1927 fez uso de tubo de raios catódicos.
    No Brasil, a TV iniciou com Assis Chateaubriand em 1950 como TV tupi.
    A TV a como um veículo de comunicação de massa além de transmitir informações transmite idéias e ideais contribuindo para a formação de opinião. Pode se encontrar programas que compensa usar em aulas. Infelizmente o lado comercial predomina em detrimento do educacional.
  • Computador Comercial-Fev/1946

    Computador Comercial-Fev/1946
    Criado pelo exército americano, o ENIAC(Computador e Integrador numérico Eletrônico), era utilizado para processamento de dados na realização de cálculos. Atualmente, os computadores pessoais é uma ferramenta indispensável a professores, pois reune em um único espaço diversos recursos tecnológicos para preparar uma aula, além de permitir acesso a informações e promover a interação e integração entre professores e alunos por meio de aplicativos midiáticos.
  • INTERNET-OUT/1969

    INTERNET-OUT/1969
    Chamada inicialmente de ARPANET, tinha como função interligar por computadores os laboratórios de pesquisa da Universidade da California e o Instituto Stanford(EUA)
    Em 1982, tem seu maior uso no campo acadêmico
    Em 1987, foi liberado seu uso comercial nos Estados Unidos.
    De fundamental importância para a educação, pois permite a comunicação por meio de envios de dados na forma de textos, aúdio, imagem, em tempo hábil. Com isso, amplia-se a capacidade de acesso a informação e estudo.
  • Projetor de slides e retroprojetor- popularização/1950-70-80

    Projetor de slides e retroprojetor- popularização/1950-70-80
    O projetor de slides, desenvolvido a partir do final do sec XIX, e o retroprojetor, desenvolvido a partir do inicio do sec XX, tornaram populares quando passaram a ser usado como recurso tecnológico na área educacional. Foram o primeiros recursos capaz de projetar uma imagem em sala de aula, tornando as aula atrativas devido ao apelo visual. Devido o alto preço, infelizmente, eram encontrado apenas em escolas particulares e nos centros acadêmicos.
  • WWW-World Wide Web-A grande Rede(1992)

    WWW-World Wide Web-A grande Rede(1992)
    O físico e professor britânico Tim Berners-Lee do CERN(Laboratório Europeu de física de Partículas) inventou a World Web Wide( navegadores) permitindo a utilização de informações a qualquer usuário da internet. Daí surge vários navegadores, como Netscape, Mozilla, google chrome, Para a educação foi um grande feito pois democratizou o uso da internet, permitindo um alcance a maior parcela de alunos agilizando o envio de dados, dando origem a novas formas de aprendizagem no sistema online ou EAD.
  • Mídias sociais e digitais-2000

    Mídias sociais e digitais-2000
    As mídias sociais são sistemas desenvolvidos para possibilitar a interação social entre as pessoas por meio de palavras, fotos, vídeos, aúdios. As mídias sociais mais conhecidas são, Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp.
    O professor deve introduzir essas mídias em suas aulas de modo a vencer a competição injusta com aulas tradicionais centradas na figura do professor. É preciso dá o protagonismo para o aluno explorando os recurso do áudio e da imagem como formas de integração e interação.