Trabalho IA

  • O primeiro trabalho de IA

    O primeiro trabalho de IA
    O primeiro trabalho de IA foi um modelo de neurônio artificial
    (McCulloch&Pitts-43)
    Precursor das tradições lógica e conexionista da IA
  • Shannon & Turing (Programas de xadrez)

    Começo dos anos 50: Shannon & Turing escreveram programas de xadrez para máquinas von Neumann Fonte:http://www.univasf.edu.br/~rosalvo.oliveira/Disciplinas/2012_1/IA/aulas/AULA02_RFON_IA_INTRODUCAO.pdf
  • Primeiro computador baseado em redes neurai

    Primeiro computador baseado em redes neurai
    Ao mesmo tempo, Minsky e Edmonds construíram o primeiro computador baseado em redes neurais, mais tarde Minsky provou teoremas que levaram a descrença de redes neurais durante os anos 70's
    fonte: http://www.univasf.edu.br/~rosalvo.oliveira/Disciplinas/2012_1/IA/aulas/AULA02_RFON_IA_INTRODUCAO.pdf
  • GPS

    GPS
    Newell e Simon desenvolveram o “General Problem Solver” (GPS)
     Projetado para imitar protocolos humanos de resolução de
    problemas
     GPS foi o primeiro programa a incorporar a abordagem “Pensar
    como humanos”
     A combinação de IA e Ciência Cognitiva continua até hoje Fonte:http://www.univasf.edu.br/~rosalvo.oliveira/Disciplinas/2012_1/IA/aulas/AULA02_RFON_IA_INTRODUCAO.pdf
  • Programas para jogar damas

    Samuel escreveu uma série de programas para jogar damas e provou o contrário do que era senso comum na época:
     “a idéia de que computadores podiam fazer somente o que era dito para eles”
     Seus programas aprendiam rapidamente a jogar melhor que seu criador
    fonte:http://www.univasf.edu.br/~rosalvo.oliveira/Disciplinas/2012_1/IA/aulas/AULA02_RFON_IA_INTRODUCAO.pdf
  • Surgimento do Nome inteligencia Artificial

    Workshop em Dartmouth: pesquisadores de Princeton, IBM , MIT e CMU se reuniram a convite de John McCarthy (LISP)
    Os 20 anos seguintes foram dominados por pesquisadores participantes do Workshop e seus estudantes
    Foi neste Workshop que o nome Inteligência Artificial surgiu para denominar o novo campo de estudo (cunhado por McCarthy ) Fonte: http://www.univasf.edu.br/~rosalvo.oliveira/Disciplinas/2012_1/IA/aulas/AULA02_RFON_IA_INTRODUCAO.pdf
  • Desenvolvimento do LISP

     Desenvolvimento  do LISP
    McCarthy (1958) desenvolveu o LISP, que se tornou a linguagem
    dominante de IA
  • Machine learning

    Machine learning
    Em 59, vemos pela primeira vez o termo machine learning, descrevendo um sistema que dá aos computadores a habilidade de aprender alguma função sem serem programados diretamente pra isso. Basicamente, significa alimentar um algoritmo com dados, para que a máquina aprenda a executar uma tarefa automaticamente fonte:https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/
  • Método da resolução (Método Robinson)

    Método da resolução (Método Robinson)
    Robinson descobriu o método da resolução:
    Algoritmo completo de provas de teoremas para a Lógica de 1a Ordem
    PROLOG estava a caminho Fonte:http://www.univasf.edu.br/~rosalvo.oliveira/Disciplinas/2012_1/IA/aulas/AULA02_RFON_IA_INTRODUCAO.pdf
  • O robô móvel Shakey.

    O robô móvel Shakey.
    Em 64, teve o primeiro chatbot do mundo, ELIZA, que conversava de forma automática imitando uma psicanalista, usando respostas baseadas em palavras-chave e estrutura sintática. E em 69 é demonstrado o Shakey, primeiro robô que unia mobilidade, fala e certa autonomia de ação. Ele era lento e cheio de falhas, mas funcionava. fonte:https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/
  • O Sistema Dendral

    O sistema Dendral foi o primeiro sistema a trabalhar com
    conhecimento intensivo
    Sua expertise era derivada de um grande número de regras específicas
    Inferia a estrutura molecular de informações fornecidas por um
    espectrômetro de massa
  • A IA se Torna Comercial

    O primeiro sistema especialista de sucesso
    comercial, R1, começou a operar na DEC
    Ajudava a configurar ordens para novos computadores fonte:http://www.univasf.edu.br/~rosalvo.oliveira/Disciplinas/2012_1/IA/aulas/AULA02_RFON_IA_INTRODUCAO.pdf
  • Quinta Geração

    Quinta Geração
    o Japão vai entrar na história com a chamada quinta geração de computadores, uma tentativa do país de investir na área de tecnologia e modernizar toda a indústria de 1982 até a década de 90, incluindo a inteligência artificial. Por um lado, isso colocou o Japão no mapa dos novos avanços de vez e acelerou alguns setores, como o de microprocessadores e supercomputadores. fonte:https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/
  • Redes neurais Continua

    Embora a ciência da computação negligenciou o campo das redes neurais, o trabalho continuou em outros campos, particularmente na Física
  • Homem x Máquina

    Homem x Máquina
    em 1997, quando a máquina derrotou o homem em um jogo de xadrez.O campeão soviético Garry Kasparov foi derrotado em uma das rodadas pelo computador Deep Blue, da IBM, em partidas que repercutiram ao redor do mundo.O Deep Blue adotava um método de cálculo via força bruta que analisava possibilidades, previa respostas e sugeria o melhor movimento. Foi uma prova de que a gente tava no caminho certo
    fonte:https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/
  • O “BigDog”.

    O “BigDog”.
    Outro bom exemplo veio em 2005, com a Boston Dynamics. Ela apresentou uma revolução na IA com aplicações em várias indústrias com o robô BigDog, capaz de se movimentar por terrenos de difícil acesso para humanos. Formas de cachorro e até humanoides estão cada vez melhores em mobilidade e inteligência.
  • Inteligência sobre rodas

    Inteligência sobre rodas
    Desde cerca de 2005, a inteligência artificial também é estudada pra aplicação em carros autônomos. O caso deles é bem complexo, já que a plataforma precisa estar conectada com vários sensores do próprio veículo e também com o tráfego em si, de semáforos a outros automóveis.
    Sebastian Thrun. Um dos destaques foi Sebastian Thrun, da Universidade de Stanford, que venceu o desafio de 2005 com um veículo chamado Stanley, especializado em cruzar regiões desérticas em alta velocidade.
  • Assistentes Virtuais

    Assistentes Virtuais
    A partir de 2008, o processamento de linguagem natural voltou com tudo. A Google lançou o recurso de reconhecimento de voz no iPhone pra pesquisas, e isso mostrou a integração da IA com todo o ecossistema da empresa. Em 2011, a própria Apple lançou uma assistente virtual, a Siri, que responde perguntas, pesquisa por você em seguida pela Alexa, da Amazon, a Cortana, da Microsoft.
    fonte:https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/
  • Aprendizado evoluído

    Aprendizado evoluído
    Em 2012, a Google deu mais um passo em seus sistemas de IA. Consolidando tecnologias em desenvolvimento desde 2006 em deep learning, ela conseguiu treinar um algoritmo para reconhecer gatinhos em vídeos do YouTube. fonte:https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/
  • Eugene Goostman

    Em 2014, um chatbot chamado Eugene Goostman conseguiu vencer o teste de Turing e convenceu jurados durante uma conversa por escrito de que ele, um programa, era na verdade um humano. fonte:https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/
  • AlphaGo.

    AlphaGo.
    AlphaGo.
    Já em 2016, a AlphaGo, desenvolvida pela Deepmind, virou mestre no jogo de tabuleiro Go e venceu o campeão mundial da categoria em uma série de vitórias bem mais impressionantes que as no xadrez de anos atrás, porque o algoritmo aprendeu todas as regras e estratégias do jogo observando outras partidas e depois jogando contra si próprio. fonte:https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/