131077 periodistadigital 640

ARTEFATOS TECNOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO

  • 40,000 BCE

    A PINTURA RUPESTRE

    A  PINTURA RUPESTRE
    É a mais antiga manifestação artística que se tem conhecimento. Esta forma de arte surgiu ainda no período Paleolítico (40.000 a.C.). De fato, as artes sempre foram um retrato do mundo que cerca o homem. Na arte rupestre isso é muito claro, já que tal forma de arte consistia na realização de pinturas, desenhos e representações artísticas nas paredes das cavernas, retratando aquilo que fazia parte do cotidiano do homem pré-histórico.
    Link
  • 4000 BCE

    A ESCRITA

    A ESCRITA
    Segundo Bomeny(2010,p.18), a escrita propriamente dita surgiu quando os sinais foram sendo alinhados lado a lado ou um sobre o outro, correspondendo ao pensamento linear. A grafia de pictogramas foi a primeira forma de escrita, provavelmente com o objetivo de registrar a oralidade e fazer contas. O registro favorece o acúmulo e o compartilhamento do saber e a criação do pensamento conceitual.
    Link
  • 3500 BCE

    O SURGIMENTO DOS NÚMEROS

    O SURGIMENTO DOS NÚMEROS
    Os sistemas de escrita numérica mais antigos que se conhecem são os dos egípcios e dos babilônios, que datam aproximadamente do ano 3500 a.C. Os egípcios usavam um sistema de agrupamento simples, com base 10. Os babilônios usavam um sistema posicional que, em alguns aspectos era semelhante ao dos egípcios. Algumas inscrições mostram que, surpreendentemente, eles usavam não somente um sistema decimal mas também um sistema sexagesimal.
    Link
  • 2700 BCE

    O ÁBACO

    O ÁBACO
    Considerado a primeira máquina de calcular foi criado na Babilônia (2.700 -2.300 a. C), porém,segundo os estudiosos, há indícios de seu uso na Índia, Mesopotâmia, Grécia, Egito e China. Atualmente utilizado no meio escolar com a finalidade de auxiliar no ensino da matemática, auxilia os educandos no processo de compreensão do Sistema de Numeração Decimal e na resolução de cálculos.
    Link
  • 2700 BCE

    O CALENDÁRIO

    O CALENDÁRIO
    As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus.O calendário é importante pois através dele, a humanidade pode fazer previsões meteorológicas mais precisas,se organizar e viver em sociedade. Além de ser fundamental para a preservação das manifestações culturais.
    Link
  • 1500 BCE

    O RELÓGIO DE SOL

    O RELÓGIO DE SOL
    Foram os egípcios e parte dos povos da Ásia ocidental quem primeiro dividiram o dia em 24 horas. O mais antigo relógio de sol existente está exposto no Museu de Berlim, acredita-se que pertenceu ao faraó Tutmés III do Egito (1504-1450 a.C.), e foi denominada régua egípcia. A importância do relógio se dá, principalmente, para a medição do tempo e organização das atividades humanas.
    Link
  • 105

    O PAPEL

    O PAPEL
    Após os papiros e os pergaminhos, o papel seria inventado na China 105 anos d.C., por T’sai Lun. Ele fez uma mistura de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos com fonte de fibras vegetais.Formou uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada. Após secar, a folha de papel estava pronta! Com o papel, as informações poderiam ser guardadas e consultadas.
    Link
  • 1455

    A PRENSA DE GUTENBERG

    A PRENSA DE GUTENBERG
    A impressão em massa, possibilitada a partir de Gutenberg, transformaria a cultura ocidental para sempre. O alemão aprimorou a impressão e revolucionou a história da informação. Gutenberg conseguiu disseminar a informação, que antes era privilégio de poucos. O primeiro livro impresso por ele foi a bíblia. A partir daí, jornais e livros foram impressos e o saber se tornou mais acessível. Link
  • 1564

    O LÁPIS

    O LÁPIS
    Em 1564, grandes depósitos de grafite foram encontrados no condado de Cumbria, Inglaterra.Com o tempo, passaram a usá-lo para fazer a marcação de ovelhas.O uso do grafite para a escrita, embora que de forma grosseira, pode ser considerado o nascimento do lápis como o conhecemos hoje em dia. O lápis é uma das mais versáteis e universais ferramentas que usamos para escrever.
    Link.
  • O MICROSCÓPIO

    O MICROSCÓPIO
    A invenção do microscópio, atribuída a Galileu, foi na
    verdade fruto do aperfeiçoamento realizado pelo naturalista
    holandês Antony van Leeuwenhoek, que o utilizou na observação
    de seres vivos. Ele estudou os glóbulos vermelhos do sangue, constatou a existência dos espermatozóides e desvendou também o mundo dos microrganismos.Este instrumento possibilitou o avanço do estudo da Biologia e uma nova percepção da ciência médica.
    Link.
  • A MÁQUINA DE ESCREVER

    A MÁQUINA DE ESCREVER
    A máquina de escrever surge como primeira tentativa, em 1714 com o engenheiro inglês Henry Mill, a que se seguiram inúmeras outras. A máquina de escrever difundiu-se largamente com a expansão do setor comercial e serviços,nas repartições públicas, nos bancos etc., pela necessidade de uma maior rapidez e uniformidade da escrita contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
    Link
  • O QUADRO NEGRO

    O QUADRO NEGRO
    O quadro-negro foi inventado por James Pillans, professor de uma escola em Edimburgo, na Escócia, no final do século XVIII (PILLANS, 1814). O quadro negro possibilitou que um único professor pudesse explicar conceitos para um grande número de alunos. Até então os professores não podiam apresentar seus conceitos e ideias de forma visual. Os alunos escreviam em ardósias.
    Link
  • A FOTOGRAFIA

    A FOTOGRAFIA
    A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. A fotografia pode ser utilizada como recurso de registro, arte, mas também como fonte histórica para estudos sobre o passado, sendo fundamental para a educação escolar e em diversas áreas. É o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais.
    Link.
  • O PROJETOR DIGITAL DE SLIDES

    O PROJETOR DIGITAL DE SLIDES
    Diversos projetores de imagens foram desenvolvidos ao longo da história. A Lanterna Vertical foi desenvolvida em 1853 por Edmond Becquerel, ela funcionava basicamente como o projetor de slides atual. Em 1960 a Empresa Kodak lança o projetor de slides carrossel. Para uso pedagógico esse equipamento torna a aula mais dinâmica, através da demonstração de ilustrações, imagens, textos e vídeos.
    Link
  • O TELEFONE

    O TELEFONE
    O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem Alexander Graham Bell. Este não era um conceito novo. Outros tentaram, mas foi o norte-americano quem conseguiu esse progresso e utilizou a eletricidade para conduzir a voz humana. A história do telefone nos mostra como uma materialidade influência no corpo e traz novos e diferentes sentidos culturais que são explicitados através de novas práticas sociais.
    Link
  • O MIMEÓGRAFO

    O MIMEÓGRAFO
    Outro artefato que antes era considerado uma grande tecnologia no ambiente escolar e que atualmente outras tecnologias o perpassaram e o tornaram algo um tanto quanto ultrapassado foi o mimeógrafo. É um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil e álcool. Foi um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados no ensino.
    Link
  • A CANETA TINTEIRO

    A CANETA TINTEIRO
    O primeiro modelo comercial foi criado pelo americano Lewis Edson Waterman em 1884. Mas, nas memórias da czarina russa Catarina, escritas em 1748, há uma menção a um instrumento parecido. A caneta é um instrumento fundamental para o registro escrito.
    Link.
  • O CINEMATÓGRAFO

    O CINEMATÓGRAFO
    Em 1895 os irmãos Lumière constroem o cinematógrafo. Este equipamento consistia em uma câmera filmadora, laboratório processador de filmes e projetor em um único aparelho. Com este equipamento foi possível projetar imagens em movimento. Para isso, bastava movimentar o filme gravado em frente à lente. Esse artefato teve e tem grande importância na renovação das estratégias de ensino.
    Link.
  • O RÁDIO

    O RÁDIO
    Em 1896, o físico e inventor italiano Guglielmo Marconi criou o primeiro aparelho de rádio do mundo, revolucionando a comunicação à distância. O rádio foi e é sem dúvida um meio de comunicação de informações e de entretenimento para milhares de pessoas no mundo.
    Link
  • A TELEVISÃO

    A TELEVISÃO
    A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird e pelo russo Wladimir Zworykin. Por ser um eficiente meio de divulgação de informações e ideologias, a televisão é um dos mais fortes meios de Comunicação de Massa, apesar das diversidades culturais, sociais e econômicas.Na educação se tornou um importante recurso capaz de tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa.
    Link
  • O COMPUTADOR

    O COMPUTADOR
    O computador, tal qual conhecemos hoje foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica. É por isso que não existe somente um inventor. A história da computação passou por 4 períodos. Os computadores trouxeram vários benefícios. Na educação é uma ferramenta tecnológica capaz de contribuir para uma aprendizagem significativa, colaborativa e mais autônoma.
    Link
  • A FOTOCOPIADORA

    A FOTOCOPIADORA
    Chester Carlson, americano, obcecado por tentar inventar um modo mais barato, seco e limpo de se copiar, inventou a fotocópia. Em 1947, um pequeno grupo, hoje conhecido com Xerox, comprou do instituto a licença de fabricação do processo de xerografia.Umas das primeiras máquinas de cópias, eram grandes e complicadas -a Xerox 914- inventada para utilizar papel comum, apenas foi desenvolvida 21 anos depois.
    Link
  • O QUADRO BRANCO

    O QUADRO BRANCO
    Há duas versões para a invenção do quadro-branco (HEIT, 2014). A primeira diz que foi inventado no final da década de 1950, nos Estados Unidos, pelo fotógrafo Martin Heit, que vendeu a patente para a empresa que se tornaria depois a Dri-Mark. A segunda história diz que foi inventado por Albert Stallion, na década de 1960.Por ser fácil de limpar e por não utilizar o giz,tornou-se um ótimo instrumento.
    Link
  • A INTERNET

    A INTERNET
    Desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa, esta rede foi batizada com o nome de ARPANET. A internet possibilita a interação entre as pessoas, o encurtamento de distâncias, a troca e o acesso a diferentes informações, de maneira rápida e prática.No ensino é um recurso importante no que se refere a aprendizagem colaborativa.
    Link.
  • O VIDEOCASSETE

    O VIDEOCASSETE
    O primeiro videocassete com sucesso comercial foi o U-matic da Sony, introduzido no mercado em 1971. A capacidade de gravar e reproduzir vídeos presente no vídeo cassete possibilitou a disseminação de conhecimentos e informações de maneira mais prática. Agora, o professor tinha a possibilidade de enriquecer suas aulas com filmes, documentários, etc.LinkLink
  • A CANETA PARA QUADRO BRANCO

    A CANETA PARA QUADRO BRANCO
    A invenção da caneta apagável, ocorreu em 1975, por Jerry Woolf, da empresa Techform Laboratories, patenteado pela empresa Pilot Pens em 1975. Após esse invento, o uso do quadro branco se popularizou e os professores, que antes sofriam com alergias provenientes do pó do giz, passaram a ter condições mais saudáveis de trabalho.
    Link
  • O TABLET

    O TABLET
    O primeiro “tablet” como atualmente conhecemos a chegar ao mercado foi o GRiDpad Pen Computer, da norte-americana GRiD Systems em 1989, uma empresa pioneira que também foi responsável pelo primeiro “laptop” como o conhecemos, o GRiD Compass, de 1982, ele pesava 2kg. O tablet pode se configurar como uma importante ferramenta no cotidiano da Educacional, por ser prático, de fácil manuseio.
    Link
  • EBOOKS - LIVROS EM FORMATO DIGITAL

    EBOOKS - LIVROS EM FORMATO DIGITAL
    Um e-book (abreviação de eletronic book) é um livro em formado digital, que pode ser lido em computadores, tablets, leitores de livros digitais e, até mesmo, em alguns celulares.EM 1993: Zahur Klemath Zapata registra o primeiro programa de livros digitais: Digital Book v.1, DBF.
    Link
    Imagem
  • O SMARTPHONE

    O SMARTPHONE
    O Simon, da IBM, começou a ser vendido ao público em 16 de agosto de 1994, combinando de forma inédita a telefonia celular a uma série de tecnologias de computação. Era um celular que tinha calendário e podia ser usado para tomar notas, enviar emails e mensagens.
    Link.
  • A LOUSA DIGITAL INTERATIVA

    A LOUSA DIGITAL INTERATIVA
    A Lousa Digital Interativa é um equipamento tecnológico cada vez mais conhecido, e algumas instituições de educação tem investido na aquisição do equipamento. Além de conhecer e valorizar a potencialidade dos recursos que a lousa digital oferece, é
    fundamental pesquisar se esses recursos podem ajudar ao professor na tarefa de ensinar.
    Link