Rodin pensador estátua banco de imagens csp11257759

O AVANÇO DA ESCRITA E DA TECNOLOGIA

  • 17,000 BCE

    PERÍODO PALEOLÍTICO

    PERÍODO PALEOLÍTICO
    17.000 a.C. Período Paleolítico
    A trajetória conceitual, formal, estilística e tecnológica do desenho da escrita tem início com a grafia do homem, que iniciou-se com a transmissão de mensagens nas paredes das cavernas, através de desenhos e sinais, há cerca de 17 mil anos, que ficou guardada nas paredes das cavernas até os dias atuais. Então, no Paleolítico, ainda não havia acontecido a invenção da escrita, mas o homem já sentia a necessidade de se expressar de uma forma gráfica.
  • 4000 BCE

    ESCRITA PICTOGRÁFICA

    ESCRITA PICTOGRÁFICA
    4000 a.C.
    A evolução do desenho da escrita se processa à medida que a mão do homem passa a gravar, imprimir, traçar, esculpir e pintar pictogramas, fonogramas e letras em cada momento histórico, se adaptando, sucessivamente, a cada tecnologia e suporte que vão sendo desenvolvidos.
  • 3000 BCE

    ESCRITA CUNEIFORME

    ESCRITA CUNEIFORME
    3000 a.C. Surgimento dos hieróglifos.
    Em 3000 a.C., também na Mesopotâmia, teve início a escrita cuneiforme, austera, geométrica e abstrata, talhada com cálamos na argila fresca. O barro e a cana eram abundantes às margens dos rios Tigre e Eufrates e os sumerianos talhavam sinais no barro, formando cantos e linhas, “cunhas”, (em latim: cuneus), portanto o nome escrita cuneiforme. Quando as plaquetas endureciam, se tornavam uma forma resistente para o registro de informações.
  • 1300 BCE

    FENÍCIA: SURGIMENTO DO ALFABETO

    FENÍCIA: SURGIMENTO DO ALFABETO
    1300 a 1100 a.C.
    Outro marco importante foi o surgimento da primeira escrita alfabética cuneiforme na Fenícia. em 1.300 a.C., que utilizava apenas 22 caracteres,todos consoantes. O primeiro alfabeto linear se desenvolveu lá por volta de 1.100 a.C., e com as sucessivas invasões que esse território sofreu, seu alfabeto foi utilizado como base para os alfabetos árabe, grego, hebraico e latino, sendo hoje
    utilizado indiretamente nos alfabetos ocidentais e semíticos.
  • 800 BCE

    ALFABETO GREGO

    ALFABETO GREGO
    800 a.C.
    Os gregos criaram seu alfabeto adaptando o dos fenícios, incorporando suas vogais, que surgiram por volta de 800 a.C. “Assim nasceram: A ‘alfa’, E ‘epsilon’, O ‘ômicron’, Y ‘ypsilon’. Quanto ao I ‘iota’, foi uma inovação.” . Outra importante alteração foi no sentido da leitura, que passou a ser da esquerda para a direita, no entanto, assim como os fenícios, os gregos também não usavam espaço entre as letras nem pontuação.
  • 700 BCE

    ALFABETO ROMANO

    ALFABETO ROMANO
    700 a. C.
    Os romanos criaram seu alfabeto por volta de 700 a.C, com base no alfabeto grego, que chegou até eles pelos etruscos. Os romanos, então, mudaram a forma de algumas letras e acrescentaram outras. Em Roma, as letras eram pintadas com um pincel chato, no mármore, antes de serem inscritas com martelo e cinzel. As diferenças de espessura no seu traçado, advindas do ângulo de inclinação do pincel, permaneceram nas formas entalhadas.
  • Jan 1, 789

    ESCRITA CAROLÍNGIA

    ESCRITA CAROLÍNGIA
    Ano 789
    A Carolíngia é uma escrita clara, de fácil leitura, que foi instituída por Carlos Magno como parte de uma reforma educacional. Quando redescoberta e refinada na Renascença Italiana pelos humanistas, a escrita Carolíngia sobreviveu como base para as minúsculas e maiúsculas atuais Romanas.
  • Jan 1, 800

    TEXTURA GÓTICA

    TEXTURA GÓTICA
    Ano 800
    A letra Gótica, com letras comprimidas, angulosas e verticais, se desenvolveu, aos poucos, em países como Alemanha, França e Inglaterra a partir do século XII, com o objetivo de apertar as letras para aproveitar os espaços disponíveis. A pena era mantida em ângulo perpendicular ao manuscrito, no fim do séc. XV, a escrita já estava tão cheia de ornamentos que a leitura já era bem difícil.
  • Jan 1, 1300

    ESCRITA CHANCELERESCA

    ESCRITA CHANCELERESCA
    Ano 1300
    A escrita Chanceleresca já tinha mais de um século de existência quando apareceu nos livros de modelo de caligrafia no Cinquecento. De uso inicialmente exclusivo da chancelaria do Vaticano, foi um dos aspectos culturais significativos do Humanismo e do Renascimento. A Chanceleresca surgiu como um resgate da minúscula Carolíngia, pelo florentino Poccio Bracciolini, como uma aternativa à Gótica Rotunda, utilizada anteriormente na Itália.
  • Jan 1, 1440

    PRENSA MÓVEL

    PRENSA MÓVEL
    Ano 1440
    Origem do termo "prensa móvel" um processo gráfico que foi pesquisado e inaugurado por Johannes Guttenberg . Processo antecedente à imprensa.
  • ERA DIGITAL

    ERA DIGITAL
    Século XX
    A escrita, assim como as línguas, está em permanente processo de evolução. Ela reflete e acompanha a maneira como as sociedades vivem, seus hábitos, tecnologia e peculiaridades.O acesso a computadores torna mais fácil a produção da escrita em letra de forma, digitada. E vemos, nos e-mails e nas trocas de mensagens pela Internet – os chats –, uma variação da linguagem, produzida pela pressa em digitar.
    Em 1965 foi desenvolvida a primeira série de computadores pessoais.