-
Origem dos estudos em química orgânica
O termo química orgânica foi utilizado pela primeira vez em 1777 pelo químico sueco Torben Orlof Bergman. Neste período, a química orgânica se referia ao estudo de compostos retirados diretamente da natureza.
A teoria que fundamentava a química orgânica neste período era a “Teoria da Força Vital”, desenvolvida por Jons Jacob Segundo esta teoria, os compostos orgânicos não poderiam ser sintetizados em laboratório, pois precisariam de uma força maior, ou seja, a vida, para que existissem. -
História da Química Orgânica
A História da Química Orgânica relata que ela teve início somente no século XVIII, quando um cientista, o químico Friedrich Wohler (1800-1882), deu início aos processos de obtenção de substâncias a partir de produtos naturais.
A síntese de Wohler: O processo ficou conhecido no mundo, porque a partir dele que a Química Orgânica surgiu, tudo começou quando Friedrich Wohler em seus experimentos aqueceu cianeto de amônio, que é um sal inorgânico e acabou obtendo a uréia orgânica. -
Descoberta dos Isomêros
Isomeria: fenômeno relacionado à existência de duas substâncias que possuem a mesma fórmula molecular, mas apresentam estruturas e propriedades diferentes.
Os primeiros isômeros identificados: fulminato de prata e cianato de prata. Os químicos Justus von Liebig e Friedrich Wöhler foram os responsáveis pela descoberta, por volta do ano de 1824.
A definição oficial para este fenômeno foi criada posteriormente, no ano de 1830, pelo químico Berzelius.