Matematica (1)

Matemática - d.C.

  • 275

    Diofanto

    Diofanto
    É considerado como o maior algebrista grego.Entre vários livros q/ escreveu,o + importante destes é "Aritmética".Em sua tumba estava escrito o seguinte enigma "Aqui jaz o matemático q/ passou 1/6 da sua vida como menino.1/12 da sua vida passou como rapaz, viveu 1/7 da sua vida antes de se casar,5 anos após nasceu seu filho,com quem conviveu metade da sua vida.Depois da morte de seu filho,sofreu + 4 anos antes de morrer"Diofanto teria 84 anos
  • 410

    Proclus

    Proclus Diadochus nasceu em Constantinopla por volta do ano 410. Terá ido aprender filosofia para Alexandria e, como esse ensino não o satisfez, foi para Atenas, estudar com Plutarco na Academia de Platão. Mais tarde, terá chegado a director da Academia, cargo que manteve até morrer, no ano 485. O seu Comentário ao primeiro livro dos Elementos de Euclides é a principal fonte de conhecimentos sobre a história antiga da geometria grega.
  • Jan 1, 650

    Números Hindus

    Números Hindus
    Foi há cerca de 2000 anos q/ os Hindus começaram a usar símbolos numéricos q/ deram origem aos numerais agora usados por nós.Este sistema ainda não era perfeito. Efetuavam cálculos facilmente,+ não tinham símbolo p/ designar o 0.Só há cerca de 800 anos é q/ os Hindus, além dos símbolos dos n°, tiveram também o mérito genial de inventar o 0. Vários antropólogos procuraram explicar como pode ter surgido esta ideia do nada, tão importante para a Matemática.
  • Jan 1, 1150

    Obra de Báskara

    Nascido numa família de astrólogos indianos seguiu a tradição profissional da família, com 1 orientação científica,dedicando-se + à parte matemática e astronômica.Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia, na época.Seu livro + famoso é o Lilavati,1 livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana e Combinatória.
  • Oct 14, 1482

    Primeira edição impressa de “Os Elementos”

    Primeira edição impressa de “Os Elementos”
    A 1° versão impressa apareceu em Veneza,1 dos primeiros livros de matemática impressos; calcula-se q/ desde então pelo menos 1000 edições foram publicadas.É 1 tratado matemático e geométrico constituido de 13 livros escritos pelo matemático grego Euclides,ele engloba 1 coleção de definições, postulados,proposições e provas matemáticas das proposições.Os 13 livros cobrem a geometria euclidiana e a versão grega antiga da teoria dos n° elementar.
  • Jan 1, 1550

    john Napier

    john Napier
    Napier é mais conhecido como "o inventor dos logaritmos", mas até recentemente sabíamos muito pouco sobre sua invenção. Sabemos hoje que ele inventou uma ferramenta computacional chamada "logaritmo" que simplificava a aritmética substituindo a multiplicação pela adição.
  • René Descartes

    René Descartes
    Matemáticos consideram Descartes muito importante por sua descoberta da geometria analítica.Ele mostrou como traduzir problemas de geometria p/ a álgebra, abordando esses problemas através de 1 sistema de coordenadas.A teoria dele forneceu a base p/ o Cálculo de Newton e Leibniz, e então, p/ muito da matemática moderna. Isso parece ainda + incrível tendo em mente q/ esse trabalho foi intencionado apenas como um exemplo no seu Discurso Sobre o Método
  • Fermat

    Fermat
    Inventou a Geometria Analítica e descreveu suas ideias em 1 trabalho não publicado intitulado Introdução aos lugares geométricos planos e sólidos, q/ circulou apenas na forma de manuscrito.Introduziu a ideia de eixos perpendiculares e descobriu as equações gerais da reta, circunferência e equações + simples p/ parábolas, elipses e hipérboles, e depois demonstrou q/ toda equação de 1o e 2o grau pode ser reduzida a 1 desses tipos
  • John Wallis

    Inventou a notação para o número infinito e indicou a utilidade dos símbolos exponenciaisnas expressões algébricas.
  • Pascal

    Pascal
    Na matemática, publicou o Traité du triangle arithmétique (1654). Juntamente com Pierre de Fermat, estabelecendo as bases da teoria das probabilidades e da análise combinatória (1654), que o holandês Huygens ampliou posteriormente (1657). Entre 1658 e 1659, escreveu sobre o ciclóide e a sua utilização no cálculo do volume de sólidos.
  • Leibniz

    Leibniz
    A ele é atribuída a criação do termo "função" (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer situado nela. É creditado a Leibniz e a Newton o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular o desenvolvimento da Integral e da Regra do Produto.
  • Girolamo Saccheri

    Foi o precursor das geometrias não euclidianas e criador do famoso quadrilátero que leva seu nome e que sugere a não existência dos retângulos.
  • Leonard Euler

    Leonard Euler
    Fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos.Também fez muitas contribuições p/ a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial p/ as análises matemáticas, como a noção de 1 função matemática. Além disso, ficou famoso por seus trabalhos em mecânica, óptica, e astronomia.É considerado 1 dos + proeminentes matemáticos do século XVIII. Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática
  • Lambert (americano)

    Deu continuidade ao trabalho de Saccheri na tentativa de também encontrar uma contradição para a hipótese do ângulo agudo.
  • Gaspard Monge

    É conhecido pela criação da geometria descritiva. Sem ela - originalmente usada na engenharia militar – a enorme expansão da maquinaria do século XIX teria, provavelmente, sido impossível. Contribuiu p/ o avanço da matemática pela sistemática aplicação do cálculo p/ a investigação da curvatura das superfícies, preparando o caminho para Gauss q/, por sua vez inspirou Riemann, q/ + uma vez desenvolveu a geometria conhecida por seu nome (geometria riemanniana) na teoria da relatividade
  • Gauss

    Gauss
    Foi o maior matemático de sua época e contribuiu muito para o desenvolvimento da nova geometria. Na verdade, ele foi o primeiro a designar a nova geometria como não Euclidiana. Tentou provar o 5° postulado usando o método redução por absurdo como fizera antes Saccheri e Lambert, na segunda década de XIX começou a deduzir 1 nova geometria formulando ideias e teoremas.
  • Lobatchevsky

    Foi considerado por Clifford como o 'Copérnico da geometria',em virtude de suas descobertas relacionadas com as chamadas geometrias não-euclidianas.Trabalhou em álgebra,nomeadamente nas aproximações numéricas às raízes das equações algébricas.A sua fama provém do fato de ter sido o 1° matemático a publicar 1 descrição de 1 geometria não euclidiana.A geometria não euclidiana q/ ele desenvolveu é referida como a geometria hiperbólica
  • Klein

    Foi editor da revista de matemática Mathematische Annalen, tendo conseguido torná-la na principal publicação da época. Embora Klein tenha trabalhado em vários assuntos, como teoria das funções e física matemática, o seu principal contributo foi na geometria. Em 1871 descobriu que a geometria euclidiana e a não euclidiana podiam ser vistas como casos particulares de uma superfície projectiva, o que tornava equivalente a consistência das duas geometrias.
  • Beltrami

    Influenciado por Cremona, Lobachevsky, Gauss e Riemann, Beltrami contribuiu p/ o trabalho em geometria diferencial de curvas e superfícies, então, considerado o problema de quando as geodésicas d 1 superfície pode ser representada como linhas retas no plano. Mostrou q/ nem todas as geodésicas poderia ser representada desta maneira, então passou a considerar a questão natural de superfícies que tinha a propriedade que geodésicas na superfície pode ser representada como linhas retas no plano.
  • al-Khwarizmi

    al-Khwarizmi
    Seu Kitab al-Jabr wa-l-Muqabala apresentou a primeira solução sistemática das equações lineares e quadráticas. É considerado o fundador da Álgebra,[7] um crédito que compartilha com Diofante. No século XII, traduções para o latim de sua obra sobre numerais indianos apresentou a notação posicional decimal para o Mundo Ocidental