Untitled

HISTORIA DA GEOMETRIA d.C.

  • 275

    DIOPHANTO

    DIOPHANTO
    Escreveu sobre as soluções de certa de inequações: para que uma equação tenha solução primeiro precisamos saber a qual sistema numérico as soluções pertencem, isto é, se as solução pertencem ao números naturais, inteiros, reais ou outros. Certas equações cujas soluções são números inteiros ou racionais são chamadas de Equações Diofantinas.
  • 450

    PROCLO LÍCIO

    PROCLO LÍCIO
    Sua obra pode ser dividida em duas partes. Na primeira parte estão os seus Memoranda ou comentários sobre o pensamento platônico a segunda parte é de conteúdo teológico, destacando-se os seis livros que constituem a Theologia Platonica, Chrestomatheia, Hymni, Epigrammata e outros.Escreveu também um comentário ao primeiro livro dos Elementos de Euclides.
  • 500

    NUMEROS HINDUS

    NUMEROS HINDUS
    Os Hindus usavam sinais numéricos, que os árabes adotaram e espalharam pelo mundo, chegando à Europa.
    Porem este sistema ainda não era perfeito. Efetuavam cálculos facilmente, mas não tinham símbolo para designar o zero. Por exemplo, o número 507 era representado por 5 7, ficando um espaço entre o 5 e o 7 que correspondia ao “nada” das dezenas. Só há cerca de 800 anos é que os Hindus,conseguiram inventar o zero,
  • Jan 1, 1150

    Bhaskaracharya

    Bhaskaracharya
    Bhaskaracharya foi um dos mais importantes matemáticos do século XII, graças aos seus avanços em álgebra, no estudo de equações e na compreensão do sistema numérico.Ele sabia que a equação tem duas raízes, entretanto não parece ser verdade que tivesse encontrado a conhecida fórmula da resolução de equação do 2º grau.
  • Jan 1, 1516

    RENE DESCARTES

    RENE DESCARTES
    O interesse de Descartes pela matemática surgiu cedo, no “College de la Flèche”, escola do mais alto padrão.A geometria analítica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado Geometria, como um dos três apêndices do Discurso do Método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.
  • PIERRE DE FERMAT

    PIERRE DE FERMAT
    As contribuições de Fermat para o cálculo geométrico e infinitesimal foram inestimáveis. Ele obtinha, com seus cálculos, a área de parábolas e hipérboles, determinava o centro de massa de vários corpos, etc.Outra contribuição importante de Fermat se insere na Teoria da Probabilidade
  • JOHN WALLES

    JOHN WALLES
    Um matemático britânico cujos trabalhos sobre o cálculo foram precursores aos de Newton.Wallis foi também um importante historiador da matemática. O seu livro Treatise on Algebra tem uma enorme riqueza histórica. Neste livro, aceita raízes negativas e raízes complexas, mostrando que a3 − 7a = 6 tem exactamente três raízes, todas elas reais.
  • PASCAL

    PASCAL
    Ele descobriu que a soma dos ângulos de um triângulo era igual a dois ângulos retos: era a 32ª proposição de Euclides. Quando seu pai tomou conhecimento disso, desistiu da idéia inicial e deu a Blaise o livro "Os Elementos", de Euclides.
    Pascal continuou a se revelar precoce.
  • ISAAC NEWTON

    ISAAC NEWTON
    Em 1669 o cientista formulou sua teoria das cores, sobre a refração da luz. Em 1671, o cientista assumiu o cargo de professor catedrático de Matemática da Universidade de Cambridge e, no ano seguinte foi eleito para a Royal Society. Nos anos posteriores, tratou das propriedades da luz, explicou a produção das cores por lâminas delgadas e formulou a teoria corpuscular da luz.
  • GIOVANNI GIROLAMO SACCHERI

    GIOVANNI GIROLAMO SACCHERI
    Nascido em Sanremo, Saccheri entrou para a Ordem dos Jesuítas em 1685 e tornou-se padre em 1694.Em um de seus livros apresentou uma tentativa para a prova do V Postulado. Sua contribuição foi considerada a mais importante por ter sido a primeira a contemplar outras possibilidades de hipóteses além das de Euclides.
  • LEONARDO EULER

    LEONARDO EULER
    Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática.Além disso ficou famoso por seus trabalhos em mecânica, óptica, e astronomia. Euler é considerado um dos mais proeminentes matemáticos do século XVIII. Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência,
  • LAMBERT

    LAMBERT
    A obra de Lambert inclui a primeira demonstração de que π é um número irracional (1768), o desenvolvimento da geometria da regra, o cálculo da trajetória de cometas. Também se interessou por cartografia e definiu a projeção de Lambert. Foi um dos criadores da fotometria e autor de trabalhos inovadores sobre geometrias não euclidianas.
  • GASPARD MONGE

    GASPARD MONGE
    É conhecido pela criação da geometria descritiva. Sem ela - originalmente usada na engenharia militar – a enorme expansão da maquinaria do século XIX teria, provavelmente, sido impossível.Contribuiu para o avanço da matemática pela sistemática aplicação do cálculo para a investigação da curvatura das superfícies, preparando o caminho para Gauss que inspirou Riemann, que mais uma vez desenvolveu a (geometria riemanniana).
  • GAUSS

    GAUSS
    Johann Carl Friedrich Gauss,( foi um matemático, astrônomo e físico alemão. Ele foi o primeiro a designar a nova geometria como não Euclidiana. Tentou provar o 5º postulado usando o metodo de redução ao absurdo, como fizera antes Saccheri e Lambert. Na segunda década do séc. XIX, ele começou a dedudizir uma nova geometria, formulando idéias e teorias.
  • LOBATCHEVSKY

    LOBATCHEVSKY
    Nikolai Ivanovich Lobachevsky foi considerado por Clifford (1845-1879) como o 'Copérnico da geometria', em virtude de suas descobertas relacionadas com as chamadas geometrias não-euclidianas. Nas funções de bibliotecário, pode ser considerado o verdadeiro organizador da Universidade de Kazan - que chegou a salvar de um incêndio, ocorrido em 1842, responsável pela destruição de quase metade da cidade, inclusive de alguns dos grandes edifícios da universidade.
  • KLEIN

    KLEIN
    Embora Klein tenha trabalhado em vários assuntos, como teoria das funções e física matemática, o seu principal contributo foi na geometria. Em 1871 descobriu que a geometria euclidiana e a não euclidiana podiam ser vistas como casos particulares de uma superfície projectiva, o que tornava equivalente a consistência das duas geometrias. No ano seguinte Klein apresenta o seu Erlanger programm, que viria a determinar o desenvolvimento da matemática no século XX.