Screenshot 75

MAFALDA

  • A história de Mafalda

    A história de Mafalda
    Malfada conta a história de uma garotinha inquieta e rebelde, que constantemente questiona assuntos como racismo, política, valores humanos, dentre outros. Assim, ela sempre está preocupada com a trajetória do ser humano, estando em prol da paz no mundo.A personagem Mafalda, diferente do que muitos pensam, foi criada inicialmente para o comercial de uma empresa eletrodomésticos. Assim ela nasceu quando a Agens Publicidad, por meio do escritor Miguel Brascó, entrou em contato com Quino, em 1962.
  • Mafalda - Quem é, como surgiu, história e tirinhas populares

    Mafalda - Quem é, como surgiu, história e tirinhas populares
    Crítica social, visão de mundo, questões raciais e políticas são alguns assuntos abordados por Mafalda, tornando-a um grande sucesso. Assim como foi criada pelo cartunista argentino, Joaquín Salvados Lavado, mais conhecido como Quino, em 1964. Além de que se tornou mundialmente famosa e cultuada por fãs por todo o mundo, principalmente pela crítica social que ela carrega. Em especial na America Latina e Europa.
  • Mafalda ganha o mundo

    Mafalda ganha o mundo
    É uma das tirinhas mais famosas e conhecidas do mundo. Assim como o seu criador, Quino, ganhou notoriedade internacional, em 1969, pelas publicações na Europa, assim como a primeira edição Italiana da história. Tendo ela o prefácio do notável escritor e filosofo Umberto Eco. Desta forma ela já foi traduzida para mais de trinta idiomas.
  • Crítica social

    Crítica social
    Em suas tirinhas, Quino apresentava uma visão límpida da sociedade argentina da época. Desta forma trazia questionamentos sociais por meio dos olhos de uma garotinha rebelde de 6 anos. Assim, Mafalda que adorava The Beatles, sempre trazia a tona assuntos como valores patriarcais, políticas, questões econômicas, dentre outras, em tom crítico.
  • O fim

    O fim
    Em 1973 Quino resolveu encerrar as produções e publicações das tirinhas. Sendo que não se sabe ao certo o que levou o cartunista tomar essa decisão. Uns dizem que ele teria se visto obrigado a entrega-las para edição com duas semanas de antecedência. Ação essa que ele não gostava, pois, suas histórias eram criadas de acordo com as notícias do dia a dia.
  • Mafalda sempre Mafalda

    Mafalda sempre Mafalda
    Em 2014, por ocasião dos 50 anos de sua criação, Quino disse, talvez numa humilde tentativa de minimizar a importância de Mafalda, em uma entrevista exclusiva à Agência Efe: “Sou como um carpinteiro que fabrica um móvel, e Mafalda é um móvel que fez sucesso, lindo, mas para mim continua sendo um móvel”. A verdade inevitável é que Quino estará sempre de mãos dadas com Mafalda.