Histórico da IA

  • Warren McCulloch e Walter Pitts

    Modelo matemático para o funcionamento de um neurônio artificial. O modelo desenvolvido se utilizava de chaves ligado/desligado para ativar os neurônios e transmitir informações aos neurônios vizinhos
  • Alan Turing

    Alan Turing publica o artigo "Computing Machinery and Intelligence". Postula os conceitos de inteligência artificial e o Teste de Turing.
  • Primeira Conferência de Inteligência Artificial

    Evento que reúne pesquisadores da área e populariza o termo "IA". Allen Newell e Herbert Simon apresentaram o Logic Theorist, um programa de raciocínio capaz de raciocinar e provar teoremas matemáticos.
  • Arthur Samuel apresenta o programa de xadrez "Checkers-playing Program"

    Programa que aprende a jogar xadrez por meio de experiência.
  • General Problem Solver - Newell e Simon

    GPS (General Problem Solver), ou “solucionador de problemas gerais”, que tratava a resolução de problemas tais como os humanos resolvem
  • Geometry Problem Solver - Nathaniel Rochester e Herbert Gelernter

    Geometry Problem Solver (Solucionador de problemas da geometria), que demonstrava teoremas matemáticos.
  • Perceptrons

    perceptrons é um conceito similar a um neurônio. Os perceptrons podem aprender qualquer coisa que eles são capazes de representar, mas eles podem representar muito pouco
  • O retorno no uso de redes neurais

    A introdução de novos conceitos aos algoritmos de perceptrons, como o conceito de retropropagação ,fez com
    que novas perspectivas pudessem ser abordadas, aumentando o alcance deste tipo de recurso
  • Mais crescimento em Inteligência Artificial

    Na segunda metade da década de 90 que o Google desenvolveu o seu primeiro protótipo de buscador.
    O computador "Deep Blue" vence o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov
  • Eventos recentes na IA

    O avanço das tecnologias relacionadas aos computadores, os algoritmos também evoluíram, visando tratar esses
    novos dados.
  • Rede de crença

    Que trabalham visando a representação e o processamento de incertezas, representações diferentes do 0 e 1 tradicional, tal como exemplo a Lógica Fuzzy e a Lógica Modal.