Tux

História do Linux

  • Linus Torvalds anunciou o Linux

    Linus Torvalds anunciou o Linux
    Em 25 de agosto de 1991, um estudante de 21 anos da Universidade de Helsinque enviou um e-mail para um grupo de notícias da Usenet. Ele falou sobre o desenvolvimento de um sistema operacional gratuito que, em suas palavras, era: "apenas um hobby, não será grande e profissional como o gnu".
  • 1992: o Linux se tornou Open Source

    1992: o Linux se tornou Open Source
    O Linux nem sempre foi de código aberto. As primeiras licenças do Linux proíbem a redistribuição comercial. Foi com a versão 0.12 em fevereiro de 92 que o Linux Kernel foi lançado sob a GPL. De acordo com Linus Torvalds, o Linux de código aberto foi a melhor coisa que ele já fez
  • 1993: Lançamento do Slackware Linux

    1993: Lançamento do Slackware Linux
    O Slackware Linux versão 1.0 foi lançado em 17 de julho de 1993. Se você pensa por que é tão importante mencioná-lo, deixe-me dizer-lhe que o Slackware Linux é o Linux mais antigo que ainda está em desenvolvimento.
  • 1994: Alguém registrou a marca comercial do Linux e não era Linus Torvalds

    A marca comercial Linux foi registrada em 1994 por William R. Della Croce, Jr. Esse cara passou a exigir royalties dos distribuidores Linux. Linus Torvalds venceu a batalha judicial três anos depois.
  • 1995: Primeira Linux Expo

    A primeira série de feiras e conferências específicas para Linux foi lançada por pessoas da North Carolina State University. Este se tornou um dos shows anuais do Linux mais frequentados nos próximos anos.
  • 1996: Pinguim passa a ser o símbolo do Linux

    1996: Pinguim passa a ser o símbolo do Linux
    Embora Linus Torvalds já tenha sido mordido por um pinguim, ele ainda o recomendava como mascote do Linux. O pinguim foi criado por Larry Ewing em 1996. O pinguim permanece inalterado nos últimos 19 anos. Hora de fazer uma reforma?
  • 1997: nasce o projeto GNOME

    1997: nasce o projeto GNOME
    O GNOME é um dos projetos de código aberto mais bem-sucedidos. Foi crucial para a disseminação do Linux para desktop. Ele nos deu vários programas que usamos hoje no Linux para desktop.
  • 1998: KDE 1.0 released

    1998: KDE 1.0 released
    Outra parte crucial do Linux para desktop, o projeto KDE teve seu primeiro lançamento estável em 1998. Como o GNOME, o KDE também tem sido uma parte crucial do Linux para desktop.
  • 1999: usuários do Linux observaram o dia de reembolso do Windows

    Como a maior parte do sistema de computadores foi fornecida com o Microsoft Windows, os usuários do Linux em todo o mundo observaram o Dia de Reembolso do Windows em 15 de fevereiro de 1999. Eles foram aos escritórios da Microsoft para devolver suas licenças não utilizadas do Windows.
  • 2000: Steve Jobs faz uma oferta ao Linus

    2000: Steve Jobs faz uma oferta ao Linus
    Steve Jobs ofereceu a Linus Torvalds que trabalhasse no Mac OS para criar o "Unix para a maior base de usuários". Além disso, Jobs tentou convencer Linus a deixar de trabalhar no Linux.
  • 2001: Linux is cancer

    2001: Linux is cancer
    Foi o que o então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, disse sobre o Linux em 2001. Suas palavras exatas foram: "O Linux é um câncer que se une no sentido de propriedade intelectual a tudo o que toca"
  • 2002: Red Hat Enterprise Linux lançado

    2002: Red Hat Enterprise Linux lançado
    O primeiro Linux comercial para TI de negócios foi lançado no ano de 2002. RHEL é uma das poucas distribuições Linux que mudaram o Linux para sempre.
  • 2003: Tentativa de instalar backdoor no kernel do Linux

    Foi feita uma tentativa de inserir um backdoor na fonte do kernel do Linux. Disfarçado como uma rotina de verificação de erro inócua, o backdoor foi projetado para obter privilégios de root em condições específicas. Este foi o trecho de código: if ((options == (WCLONE|WALL)) && (current->uid = 0))
    retval = -EINVAL; Os mantenedores do Linux Kernel o capturaram antes que pudesse ser feito para integrar o kernel Linux.
  • 2004: Ubuntu 4.10 lançado

    2004: Ubuntu 4.10 lançado
    Em 20 de outubro de 2004, o Ubuntu 4.10 foi lançado. Essa nova distribuição Linux se comercializou como Linux para seres humanos. Não precisamos dizer que o Ubuntu é uma distribuição revolucionária que realmente facilitou a instalação e o uso para os usuários leigos pelo Linux.
  • 2005: Linus Torvalds criou o Git

    2005: Linus Torvalds criou o Git
    Durante anos, o software proprietário BitKeeper foi usado para controle de versão no desenvolvimento do Linux Kernel. O fundador do Software Livre, Richard Stallman, criticou fortemente o uso de um software proprietário para o desenvolvimento de um software de código aberto.
    Em 2005, BitKeeper decidiu não fornecer mais a versão gratuita para a comunidade.
    Isso forçou Linus Torvalds a trabalhar em seu próprio sistema de controle de versão e, assim, nasceu o Git.
  • 2006: Microsoft e Novell se tornaram parceiros

    2006: Microsoft e Novell se tornaram parceiros
    A Canonical (empresa controladora do Ubuntu) não é a primeira empresa Linux a fazer parceria com a Microsoft. A Novell, proprietária do SUSE Linux, fez uma parceria com a Microsoft. Esse acordo criou um grande alvoroço no mundo Linux. Poucos anos depois, a Novell faliu.
  • 2007: Chegou o netbook com Linux

    2007: Chegou o netbook com Linux
    Em uma época em que o Windows veio pré-instalado na maioria dos computadores pessoais, a Asus lançou o Eee PC, uma série de netbooks de baixo custo e leve. Ele veio pré-instalado com uma versão personalizada do Linux chamada Xandros.
  • 2008: versão Android 1.0 lançada

    2008: versão Android 1.0 lançada
    Com o lançamento do Android, um sistema operacional móvel baseado no Linux Kernel, o Linux deu o primeiro passo no mundo do sistema operacional móvel. Embora o Linux para desktop possa não ter sido um sucesso tão grande, com o Android, o Linux está dominando o mundo do sistema operacional móvel.
  • 2009: o Google anunciou o Chrome OS

    2009: o Google anunciou o Chrome OS
    O Google anuncia seu próprio sistema operacional Chrome OS, baseado no kernel do Linux. Mais tarde, o Google também começou a lançar Chromebooks, dispositivos dedicados para executar o Chrome OS. Os Chromebooks cresceram em popularidade nos últimos anos e, no ano passado, venderam MacBooks nos EUA.
  • 2010: Red Hat se tornou a primeira empresa de código aberto de bilhões de dólares

    2010: Red Hat se tornou a primeira empresa de código aberto de bilhões de dólares
    O Red Hat Linux se tornou a primeira empresa de código aberto de bilhões de dólares em 2010. O sucesso da Red Hat quebra o mito de que as empresas de código aberto não podem ganhar dinheiro.
  • 2011: A Microsoft foi um dos 5 principais colaboradores do Linux Kernel

    Em 2011, a Microsoft foi o quinto maior colaborador do kernel do Linux. Não fique tão animado. A Microsoft não faz algo pelo Linux se não houver nada a ganhar por si mesma. A Microsoft contribuiu com o Kernel do Linux por causa de seus próprios drivers de hipervisor de virtualização Hyper-V.
  • 2012: Linus VS NVIDIA

    2012: Linus VS NVIDIA
    Quem poderia esquecer a imagem icônica de Linus Torvalds mostrando o dedo médio para a NVIDIA e literalmente dizendo "foda-se"? Linus Torvalds é conhecido por não ser direto e palavrões leves. Ele estava descontente com a falta de suporte da NVIDIA para Linux. Ele atacou à sua maneira. E pode confiar, isso realmente forçou a NVIDIA a trabalhar para dar um melhor suporte ao Linux.
  • 2013: Ubuntu Phone anunciado

    2013: Ubuntu Phone anunciado
    O Ubuntu anunciou seu ambicioso projeto Ubuntu Phone. Ele até tentou um grande projeto de financiamento coletivo para fabricar seu próprio telefone Ubuntu. Infelizmente, a audaciosa campanha de crowdfunding de US $ 32 milhões não teve êxito.
  • 2014: Microsoft ama Linux

    2014: Microsoft ama Linux
    O novo CEO da Microsoft, Satya Nadella, chocou o mundo da tecnologia com sua observação "Microsoft ama Linux". Como veremos mais adiante, esse foi apenas o começo do grande design da Microsoft para governar o mundo das nuvens. No entanto, isso trouxe uma mudança nas políticas da Microsoft e, pela primeira vez, a Microsoft começou a abrir seus produtos e levá-los ao Linux
    .
  • 2015: Visual Code MIT / Microsoft tem sua própria versão do Linux

    2015: Visual Code MIT / Microsoft tem sua própria versão do Linux
    O melhor editor de texto do mundo, Visual Studio Code, foi lançado sob a licença MIT e o seu código-fonte foi postado no GitHub. Suporte para extensões também foi anunciada.[4]
    Quando o The Register gritou que a Microsoft havia desenvolvido seu próprio Linux, as pessoas não acreditavam. Acabou que não era exatamente uma distribuição Linux, por exemplo. É um software destinado a switches de rede que exigem Linux.
  • 2016 - A versão 4.4 do núcleo Linux é lançada

  • 2017 - Linux cresceu 50% no último ano e ultrapassou 3,37% do Mercado

    2017 - Linux cresceu 50% no último ano e ultrapassou 3,37% do Mercado
    Atualmente o Linux está cada vez mais popular. Isso acontece por causa das novas facilidades que vem sendo implementadas nas distros mais comuns. Com o Linux seguindo um caminho mais voltado para o usuário comum, o número de utilizadores deste sistema cresce de forma exponencial. Essa é a primeira vez que o Linux ameaça a se igualar com o Mac OS X (atualmente com 3,59% do mercado). Este é um excelente sinal para os entusiastas do sistema operacional.
  • 2018 - Lançada versão final do Kali Linux 2018

    2018 - Lançada versão final do Kali Linux 2018
    O Kali Linux é uma distribuição baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para efetuar auditorias de segurança, computação forense, testes de níveis de segurança, testes de invasão em redes wireless, entre outros. Essa nova versão traz a atualização do Kernel para a versão 4.18.10. E tem como novidade uma versão experimental de uma imagem para Raspberry Pi 3 de 64 bits.