Capitalismo

Crises do capitalismo

  • Pânico de 1873

    O que foi:

    A Grande Depressão Capitalista, no século XIX, configurou-se como uma crise decorrente da evolução do sistema capitalista. Essa crise gerou um irregularidade entre a superprodução de mercadorias nas indústrias e uma população de trabalhadores sem poder aquisitivo para consumir essas mercadorias (decorrente do aumento do desemprego entre os trabalhadores e da redução dos seus salários).
  • Pânico de 1873

    Consequências:
    1- falência das pequenas e médias empresas e a concentração do capital nas mãos de poucos capitalistas industriais.
    2- busca de mercados consumidores externos, ou seja, fora da Europa, nos continentes ainda não industrializados, como a Ásia e a África.
  • Grande depressão (1929)

    Ocorrida entre a Primeira e a Segunda Guerra mundiais, a Crise de 1929 foi um dos acontecimentos mais impactantes da História Contemporânea quando o valor das ações da Bolsa de Valores de Nova York despencou bruscamente, provocando a sua “quebra”.
  • Grande depressão (1929)

    Causas:
    Grande expansão de crédito por meio de oferta monetária, o Governo, então, parou de expandir a oferta monetária e começou a operar uma política de restrição de empréstimos.
    Consequências:
    - Desemprego
    - Falência das empresas
    - Redução das produções industriais
    - Fortalecimento do nazifacismo
  • Crise do petróleo.

    Entre 1979 e 1980, ocorre uma nova crise petrolífera. Com a queda da oferta, os preços do barril sobem para cima de 30 dólares, e o aumento desta fonte de energia tem graves repercussões em alguns setores industriais da Europa, que denotam uma nítida dificuldade em acompanhar os tempos, em especial a siderurgia, a construção naval e a química pesada.
  • Crise do petróleo.

    Deu-se também um agravamento da inflação, e a Europa entra numa fase denominada de estagnação, isto é, uma combinação de uma recessão com o aumento da inflação.
    Como resultado desta situação registam-se inúmeras falências e a crise das indústrias tradicionais que haviam estado na base do arranque da Revolução Industrial, como a siderurgia, a metalurgia, os têxteis e derivados destas.
    E desemprego volta a surgir,
  • Crise financeira (2007 2008)

    Causas:
    A crise de 2008 começou em razão da especulação imobiliária nos Estados Unidos. Foi a chamada bolha, causada por um aumento abusivo nos valores dos imóveis.
    Ao atingir preços bem acima do mercado, o setor acabou entrando em colapso, pois a supervalorização não foi acompanhada pela capacidade financeira dos cidadãos de arcar com os custos.
    Assim, as hipotecas acabaram não tendo a liquidez esperada, ou seja, houve uma quebra econômica em razão do aumento dos juros e da inflação.
  • Crise financeira (2007 2008)

    A consequência desse desastre econômico que colocou em xeque o capitalismo foi desemprego em massa, retração financeira internacional, principalmente na Europa. Com isso, houve o aumento da dívida pública externa por conta da necessidade de empréstimos junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
    Somado a isso, outro fato que prejudicou a produtividade foi a queda no valor e nas demandas por commodities (matérias-primas que podem ser estocadas sem perda da qualidade). Uma delas é o petróleo.
  • Crise do Corona Vírus

    Essa crise se iniciou graças a uma pandemia de uma nova doença chamada Corona Vírus (covid-19), com a alta contaminação, muitas pessoas ficam em casa, quantidade de produção industrial cai intensamente, empresários enfrentam dificuldades financeiras...