-
70,000 BCE
O primeiro avanço
O primeiro avanço da educação fora da oralidade e da vivência interpessoal surgiu nas pinturas rupestres. Nelas eram representadas desde hstórias até marcações de tempo. -
4000 BCE
A escrita
A escrita surge como a padronização de símbolos para facilitar a passagem de conceitos e de conhecimentos. -
3000 BCE
Os livros
O aparecimento dos livros tornou o conhecimento portátil, pois, até então, a escrita era cravada em rocha. Eles eram feitos desde placas de argila até papiros e papel. -
1439
A impressão
Uma importante evolução na escrita e leitura foi a invenção da imprensa, uma vez que os livros deixaram de ser escritos à mão e passaram a ser impressos. Assim, a educação por meio dos livros atingiu um número maior de pessoas.
Invenção da Imprensa -
O início da Educação a Distância
Com a melhor distribuição de impressos como o jornal, cursos passaram a ser oferecidos pelos classificados, sendo que, quem se interessasse, receberia o material por correspondência. -
O Rádio
Com o advento do rádio, o alcance da educação e do conhecimento aumentou, pois chegavam gratuitamente às casas de quem possuía um aparelho. -
A Televisão
Com a criação da televisão nos anos 1920 e a difusão internacional depois da Segunda Guerra Mundial, a TV adicionou a facilidade de passar o conhecimento por imagens à comodidade que o rádio oferecia. Um método de tanto sucesso que ainda é utilizado na década de 2010, mesmo com o alastramento da tecnologia digital. -
O computador
O circuito integrado, inventado em 1958, iniciou uma revolução que começaria no aumento da produção e armazenamento de conhecimento por meio dos computadores e seguiria com o advento do computador pessoal, que traz os conhecimentos transmitidos pela televisão, mas no momento que o usuário desejar. -
A internet
A internet foi um marco importante e decisivo na evolução tecnológica. Ela ultrapassou barreiras ao aproximar pessoas, culturas, mundos e informações. -
O Telecurso
As teleaulas levavam educação básica para quem não possui acesso formal e presencial, como em municípios distantes e para pessoas em situação de defasagem idade-ano. -
A lousa digital
Sensível ao toque, a lousa digital oferece recursos como multimídia, simulação de imagens, navegação na internet, criar ou utilizar jogos, tudo de forma interativa. -
Os projetores
A projeção utilizando a luz remonta do século XVI como uma invenção de Leonardo da Vinci. No entanto, apenas com a criação de projetores menores e mais acessíveis que eles puderam ser inseridos no ensino.