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1500
Teatro Anchietano
Era aplicado como forma de ensinar
aos índios, e também aos alunos do colégio, a cultura e religiosidade portuguesa -
Barroco nordestino
Nas cidades mineiras, da fusão do classicismo árcade e acadêmico, ecoava, pelas paredes dos casarões, a arquitetura católica que oferecia cruzes nos adros
e telhados e uma urbanização rococó composta de novos profetas e novas formas de talhar a
cultura viva. -
Realismo
A fantasia do Novo Mundo atrelava-se ao “realismo lusitano” (HOLANDA, 2010) para se constatar que, para viver o Paraíso Terreal, era preciso evangelizar e dominar. O realismo português somava-se à fantasia do novo colo para que se criassem estratégias linguísticas, discursivas e culturais que
efetivassem com êxito a colonização. -
Catolicismo carnavalizado
Mesmo abrigando um processo violento do sujeito católico ao dominar o outro, muito bem estudado por Bosi em Dialética da colonização (1996),
é relevante que isso tenha acontecido com a utilização da poesia e do teatro, do sermão e da performance durante as missões, conflitos com índios e europeus, e, principalmente, nos festejos em dias de santo. O clamor do pecado e o sarcasmo impositivo-devocional caminharam juntos sob a aura de um cristianismo prático e econômico