História da Perícia Contábil

  • Arbitragem é o meio alternativo que se utiliza, a fim de se dar solução a litígio ou divergência, havida entre duas ou mais pessoas.

    A Perícia Contábil é um dos ramos mais importantes da Contabilidade, em virtude do perito contábil possuir, além da condição legal, da capacidade técnica e da idoneidade moral, uma imensa responsabilidade.
  • História

    Nos tempos antigos o líder dos grupos já trabalhava como perito, legislador e executor de assuntos que necessitassem de sua aprovação ou auxílio. Conforme a humanidade foi se desenvolvendo, ela foi destituindo o poder centralizador de seus antigos líderes, e foi nesse ponto que a perícia tomou um pouco de independência até chegar a época atual.
  • Period: to

    Tipos de perito

    Quando o juiz achar que for necessário a ajuda de um perito numa causa, ele contratará um perito de sua escolha para auxilia-lo na escolha do veredicto. No caso da área de dúvida do juiz for da área contábil, ele contratará um perito contábil. O objetivo do perito contábil é fornecer um laudo ao juiz que esclareça os dados apresentados, não compete ao perito dar o veredicto e sim apenas apresentar seu laudo e esclarecer quaisquer dúvidas decorrentes.
  • Period: to

    A ARBITRAGEM

    Necessário, neste momento, considerar que a perícia possui variadas áreas de atuação, uma delas é a arbitragem, que nada mais é, do que um meio alternativo de solucionar conflitos.
    A Arbitragem consiste em um método de resolução de conflitos ou controvérsias ágil, eficaz e sigilosa no que tange conflitos sobre direitos patrimoniais disponíveis.
  • Period: to

    ARBITRAGEM

    O Brasil também tem buscado acompanhar esta evolução, embora lentamente, estabelecendo novos disciplinamentos e modernizando sua legislação. A recente Lei 9.307-96 vem demonstrar esta busca por formas inovadoras para a solução de conflitos.
  • Period: to

    Perícia contábil no Brasil

    Em 1939 o código de processo civil regulou não só a perícia contábil mas,outros tipos de perícia. Em 1946 um decreto lei constituiu o conselho federal de contabilidade, as atribuições de um contador e a perícia contábil. Neste ano foi criado o curso superior de contabilidade.
    Dentre as várias disposições a respeito da profissão de perito contábil estava a de que um dos requisitos para ser um perito contábil é ter curso superior de contabilidade e de ter registro no CRC.