Vanguardas europeias og

Vanguardas Europeias

  • Fauvismo - Henri Matisse

    Fauvismo - Henri Matisse
    Foi um movimento artístico heterogêneo associado à pintura. A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.
  • Cubismo - Pablo Picasso

    Cubismo - Pablo Picasso
    É caracterizado pelo geometrismo, pelo antiacademicismo e pela fragmentação. A origem do termo “cubismo” vem da figura geométrica cubo.
    O cubismo pode ser dividido em três fases:
    Cubismo primitivo: planos largos, simples e volumétricos.
    Cubismo analítico: decomposição dos objetos, condensação dos planos e monocromatismo.
    Cubismo sintético: cores e colagens.
  • Futurismo - Giacomo Balla/Umberto Boccioni

    Futurismo - Giacomo Balla/Umberto Boccioni
    Com forte tonalidade patriótica, os artistas viam o futuro representado na velocidade do automóvel, nos avanços industriais, na eletricidade, nas grandes metrópoles, nas engrenagens dos maquinários, enfim, na nova configuração social do início do século, que para eles representava um novo mundo e um novo homem.
  • Expressionismo - Marc Chagall /Wassily Kandinsky

    Expressionismo - Marc Chagall /Wassily Kandinsky
    É um movimento artístico de vanguarda ocorrido no início do século XX, no contexto que envolveu a Primeira Guerra Mundial, caracterizado pela irracionalidade e pelo individualismo, além de apresentar uma visão pessimista da realidade, de forma a realizar uma deturpação do real. Para os expressionistas, a arte deveria expressar a realidade subjetiva, que parte da percepção de cada um.
  • Dadaísmo - Marcel Duchamp

    Dadaísmo - Marcel Duchamp
    A forma de expressão dos dadaístas era ilógica, destrutiva e, ao mesmo tempo, engraçada e infantil, tem como conceito ser um movimento composto por arte caprichosa, colorida, espirituosamente sarcástica e, às vezes, totalmente tola. No Dadaísmo, celebrava-se a infantilidade, não havia preocupação com a estética visual, mas com a ideia. A falta de sentido era o próprio significado.
  • Surrealismo - Joan Miró/Salvador Dalí

    Surrealismo - Joan Miró/Salvador Dalí
    A arte surrealista rompe com a busca pelo sentido nas representações. É o surreal: aquilo que está para além do real, que é mais que o real porque transcende a compreensão racional e relaciona-se com a mente inconsciente, com o imaginário e o absurdo.