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Música lírica italiana
Começou com Weber que deu características germânicas à opera inspirando-se na época medieval e na mitologia alemã. A forma vocal oscila entre o canto propriamente dito e o Singspiel, alternando o diálogo falado com árias. Entretanto é inovador por introduzir na ópera a essência musical popular alemã. -
período do romantismo da música
O Romantismo surge sobre bases tonais sólidas, o período romântico é o derradeiro momento da música tonal. Entre os traços comuns aos compositores do período podemos ressaltar a maior liberdade de modulação e o cromatismo cada vez mais progressivo que levou os músicos até a fronteira do sistema tonal de Bach. E é esse cromatismo que vai garantir uma maior liberdade e expressividade a essa música “individualista” e “subjetiva”. As formas livres, lieds, prelúdios, rapsódias, o sinfonismo, o virtuo -
Drama musical
Criada pelo herdeiro de Weber, Richard Wagner que buscava uma "obra de arte integral". Reunia a pintura, a poesia, a arquitetura, e também a música. Não contente com o drama isolado compôs uma tetralogia. A renovação na ópera deu-se com a idéia wagneriana de contínua ação, para que o conjunto não se divida apenas em uma sucessão de árias, interlúdios, coros, duos, que surgem como conseqüência da ação dramática, mas que não devem partir a obra em seções prejudicando a idéia geral de unidade. -
A ópera
As mais famosas hoje em dia são as românticas.Os grandes compositores de óperas do Romantismo foram os italianos Verdi e Rossini e na Alemanha, Wagner.No Brasil, destaca-se Antônio Carlos Gomes com suas óperas O Guarani, Fosca e O Escravo. Surge uma nova ópera italiana em que às artes do bel canto somam-se um forte elemento histriônico: os cantores também têm que emocionar ou divertir o público com artes de ator. -
Concepção do artista da época
Um homem genial que apresenta um destino exepcional e tende a satisfazer o público pois é um eterno sofredor. No mito estão a pobreza, a humilhação, as desventuras amorosas, a incompreensão dos contemporâneos, a doença ou a loucura que contribuem para a admiração do caráter singular do artista. Na verdade os artistas românticos eram bastante atentos à publicidade da sua imagem ou como diria Flaubert “O artista deve dar um jeito papara fazer a posteridade acreditar que ele não viveu”. -
Nacionalismo Musical
Inspiravam-se em ritmos, danças, canções, lendas e harmonias folclóricas de seus países.Músicos como Bedrich Smetana, Antonin Dvorák, Edvard Grieg, Modest Musorgsky e Pyotr Ilyich Tchaikovsky empregaram com freqüência temas nacionalistas em suas óperas, enquanto suas obras sinfônicas adquiriam intensidade e identidade própria ao combinar coloridos nacionalistas com os procedimentos estruturais estabelecidos pela corrente principal alemã. -
Características da música romântica
Vive de estímulos literários, pois as formas musicais estão subordinadas a enredos literários. Maior liberdade de modulação, musicas subjectivas e mais individuais. As grandes diferenças entre o romantismo literário alemão, inglês e francês, devido ao desenvolvimento social destes, tambem se reflecte na qualidade musical. Enquanto alguns artistas se opõem ao novo público " burgueses" , salientando o aspecto ridículo da realidade, ao contrário, outros lisonjeiam esse público. -
Desenvolvimento do romantismo musical
A música era dominada pelas influências alemãs. Foi quando os compositores russos sentiram necessidade de criarem suas próprias músicas, expondo suas raízes e sua pátria. -
Romancistas musicais (1815 até o início do século XX)
Os principais foram: Ludwig van Beethoven,Franz Schubert, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner. -
Música Erudita
É totalmente romantica. Nas salas de concerto o piano é o instrumento principal, juntamente com o violino que também é famoso na orquestra ou solo. O piano teve melhoras no século XIX. O Étude foi o estudo de aprimoramento técnico para instrumentistas de piano. O canto acompanhado do cravo, piano ou guitarra possui as qualidades específicas nacionais, encontradas no lied alemão, na mélodie francesa ou na canção espanhola/ inglesa.