Lucilia guimarães

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA

  • 1549

    A chegada dos padres jesuitas (XVI)

    A chegada dos padres jesuitas (XVI)
    Fundaram lugarejos "missões", iniciaram um tipo de ensino musical voltado a catequização.
    Brasil, Paraguai, Argentina era a região das missôes.
  • A evolução do ensino musical (XVII)

    A evolução do ensino musical (XVII)
    A evolução do ensino musical cresceu a ponto de os padres Jesuitas espanhois traduzirem obras para a língua dos Guaranis
    linguagem chamada NHEENGATU.
    os indios se sentiram tão encantados pelo música europeia que além de praticar fabricavam instrumentos musicais.
  • Luís Álvares Pinto (XVIII)

    Luís Álvares Pinto (XVIII)
    O seu nome fez-se valorizado por ser o primeiro professor de música do Brasil compositor e mestre-de-capela e o fundamental escritor a mencionar o solfejo Heptacordal.
    No período colonial Pernambuco se sobressaiu em face de sua economia e alcançou grande prestígio.
  • Música profana (XVIII)

    Música profana (XVIII)
    A capital colonial foi salvador sendo o ponto primordial como criação e uso da música erudita onde pessoas se reunia em saraus,
    temos notado a primeira cantata profana produzida no Brasil chamada: egrégio, douto, peregrino” obra desconhecida.
  • Rio de Janeiro (XXI)

    Rio de Janeiro (XXI)
    A partir do século XIX que o Rio de Janeiro começa a se nivelar a qualidade de música de outros centros. Mauricio Nunes Garcia se tornou o maior e mais importante compositor do século XIX.
    Seu primeiro arranjo foi uma antífona para a Catedral do Rio de Janeiro, Tota pulcra es Maria 1783 ). Irmandade Santa Cecilia fundada em 1784, era uma associação de professores de música que teve o controle das atividades musicais no Rio de Janeiro.
  • Minas Gerais (XIX)

    Minas Gerais  (XIX)
    Música religiosa executada por negros, mulatos, e pobres.
    Então com a exploração das minas de ouro em Minas Gerais, vai surgir um classe de músicos profissionais, contratados pela instituição religiosa.
    José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, compôs mais de 500 obras, infelizmente temos acesso somente a 90, também foi educador e mestre-de-capela.
    Na música mineira se entrelaçavam componentes do pré-clássico com o Barroco criando-se um estilo.
  • José Mauricio (XIX)

    Em 1808 quando a capital mudou-se para o Rio de Janeiro houve mudanças na estética musical que contou com o artista padre José Mauricio, Marcos Portugal, Sigismund von Neukomm.
  • Period: to

    Conservatorios

    • O imperial conservatório de música criado em 1841 por ordem imperial
    • Conservatório Carlos Gomes em Belém do Pará fundado em 1895.
    • Instituto de Música da Bahia fundado em 1897.
  • Period: to

    Historia do Conservatorio do Rio de Janeiro

    1890 o Imperial Conservatório de Música converteu-se no Instituto Nacional de Música.
    1937 o Instituto modifica seu nome mais uma vez passando a se chamar Escola Nacional de Música.
    Por decreto interferência feita pelo regime militar decorreu outra alteração no nome que se designou como Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Heitor Villa-Lobos (XX)

    Heitor Villa-Lobos (XX)
    No inicio do seculo XX o realce que temos é o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos que fez parte do movimento modernista brasileiro, suas primeiras obras foram influenciada pelo estilo europeu, que depois ele renegaria, fez obras em diversos estilos e gêneros musicais trabalhou arduamente para que a música pudesse ser ensinada com qualidade. Sua esposa a esplêndida pianista Lucília Guimarães pioneira no ensino de música e do canto em escolas públicas do Brasil.
  • Canto Orfeônico

    Canto Orfeônico
    Em 1931 quando Villa-Lobos se trona diretor do ensino artístico da Prefeitura do Distrito Federal, implementando assim o canto orfeônico como obrigatório em toda a região nacional, conforme as Leis Orgânicas do Ensino que estabelecia o Canto Orfeônico como elemento do da disciplina escolar.
  • SEMA-superintendência de Educação Musical e Artística

    SEMA-superintendência de Educação Musical e Artística
    Um dos maiores projetos de Villa-Lobos foi produzir e coordenar a SEMA-superintendência de Educação Musical e Artística,
    Que tinha como principal objetivo guiar organizar e aperfeiçoar o ensino da música em todas as escolas para todas as idades.
    Em 1942 foi constituído o Conservatório Nacional de canto Orfeônico (CNCO) com o proposito de capacitar os docentes para o ensino