Revolução Industrial: fases do capitalismo

  • 1500

    1° Fase do capitalismo: Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo)

    1° Fase do capitalismo: Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo)
    (Século XV – XVIII)
    A fase do capitalismo comercial é também chamada de pré-capitalista. Naquele momento ainda não havia industrialização e o sistema estava baseado em trocas comerciais. Na primeira fase, acreditava-se que a riqueza do mundo não poderia ser aumentada, mas redistribuída. Por isso, a necessidade de acumular riquezas, prática que ficou conhecida como mercantilismo.
  • 1° Revolução Industrial

    1° Revolução Industrial
    (1760 a 1840)
    Foi o primeiro paradigma na área de produção de grande escala, em que os modelos agrícola e artesanal de produção deram lugar à introdução do modelo industrial hoje existente. Local de início: Inglaterra, Reino Unido.
  • 2° fase do capitalismo: Capitalismo Industrial ou Industrialismo

    2° fase do capitalismo: Capitalismo Industrial ou Industrialismo
    (Século XVIII – XIX):
    A passagem do capitalismo comercial para o capitalismo industrial se deu em meio à revoluções tecnológicas e políticas. Foi um efeito direto da emergência, expansão e centralidade exercida pelas fábricas graças ao processo de Revolução Industrial iniciado em meados do século XVIII na Inglaterra.
  • 2° Revolução Industrial

    2° Revolução Industrial
    (1870 e 1950)
    Representa a introdução de novas técnicas e novas fontes de energia, destacando a indústria química. Esses aprimoramento tecnológicos possibilitaram o aumento da capacidade industrial, além de ter proporcionado o desenvolvimento acelerado da economia. Conhecida como Revolução Tecnológica, foi uma fase de descoberta científica, padronização, produção em massa e industrialização do século XIX até o século XX.