Revolução Francesa

  • Grande Medo

    Grande Medo
    Os trabalhadores rurais atuaram como forma de apoio aos burgueses assim que souberam da notícia se revoltando e incendiando palácios, casas e queimando pesoas e lugares. Foi uma fase tenebrosa onde houveram muitas mortes.
  • Period: to

    Fase da Assembléia Nacional Constituinte

    Fase da Assembléia Nacional Constituinte foi a fase da abolição do regime feudal e quando a França adotou o regime liberal. Foi a primeira constituição francesa. Foi criada e conduzida pelo terceiro estado (burguesia e sans-cullotes)
  • Queda da bastilha

    Queda da bastilha
    Após a sociedade burguesa se separar das outras camadas sociais e criar a assembléia nacional constituinte, como forma de mostrar seu poder sobre o rei demoliram o maior símbolo francês.
  • Abolição dos privilégios feudais

    Abolição dos privilégios feudais
    A assembléia nacional constutuinte abolui os privilégios da nobreza e do clero, que foram adquiridos por eses durante a época feudal.
  • Proclamação dos direitos do homem e do cidadão

    Proclamação dos direitos do homem e do cidadão
  • Tentativa de fuga do Luís XVl

    Tentativa de fuga do Luís XVl
    Luís XVl tendo que aceitar a nova monarquia não absolutista, tentou fugir para buscar ajuda nos países vizinho, assim se tornando um traidor. Porém, foi pego na fronteira e levado para a cadeia.
  • Promulgação da constituição liberal

    Promulgação da constituição liberal
    A constituição liberal foi um documento criado pela assembléia legislativa onde haviam as regras que a população devia seguir na França. Era um documento com o conjunto das leis feitas por eles.
  • Period: to

    Fase da Monarquia Constitucional

    A monarquia constitucional foi marcada pelo advento da república. Não comandada pelo rei do país e sim pela burguesia.
  • Period: to

    Fase da Convenção

    A convenção foi a fase em que a Assembléia legislativa se dissouveu e foi substituído com a convenção sendo seu principla órgão. Fase mais radical da revolução, comandada pelo partido Jacobino (sans-cullotes), que derrubaram a média e alta burguesia, denominadas de partido girondino.
  • Guerra contra Áustria e Prússia

    Guerra contra Áustria e Prússia
    A guerra contra a Áustira e a Prússia foi uma guerra externa da França por conta do novo regime adotado. Esses países não concordavam com o regime e temiam uma onda revolucionária em toda a Europa.
  • Fracasso da monarquia constitucional

    Fracasso da monarquia constitucional
    A monarquia constitucional entrou em colapso por causa da agitação popular que aterrorizava os deputados da assembléia, a fracassada tentativa de fuga de Luís XVl em 1791 e o início da guerra contra Áustria e Prússia em 1792.
  • Proclamação da república

    Proclamação da república
    Após o colapso da monarquia constitucional, a república foi proclamada.
  • Criação da convenção

    Criação da convenção
    A convenção foi adotada como sendo o principal órgão político da república.
  • Costituição republicana

    Costituição republicana
    Foi uma nova constituição, um novo conjutno de de leis que substituiu a primeira, feita em 1791
  • Jacobinos dominam a convenção

    Jacobinos dominam a convenção
    O partido jacobino, após derrubar os girondinos tomaram o poder. Os jacobinos formavam o partido mais radical da época e por isso se sentavam ao lado esquerdo na assembléia. Eram formados pelos sans-cullotes e pela média burguesia. Essa época durou de 1793 a 1794.
  • Luís XVl foi guilhotinado

    Luís XVl foi guilhotinado
    O antigo rei Luís XVl foi guilhotinado pelo povo, após algum tempo de prisão por ter traído o país e tentado fugir. Após sua morte se iniciou o período de ´´despostismo da liberdade´´ .
  • Época do terror.

    Época do terror.
    Época de muitas mortes. Jacobinos guilhotinaram todos os seus opositores ou supostos adversários ao novo regime (líderes e na maioria girondinos, da alta e média burguesia), e mais para frente os próprios jacobinos contrários serão guilhotinados. Esse acontecimento ocorreu principalmente em Paris, Nantes, Toulon e Lyon. Durou até julho de 1794.
  • Jacobinos são guilhotinados

    Jacobinos são guilhotinados
    Os jacobinos perderam o apoio do povo e depois de se guilhotinarem entre si ficaram cada vez mais fracos. Os girondinos, partido que tinha sido derrubado peloas jacobinos, retomou a força e aproveitaram o período de dificuldades do partido jacobino para guilhotiná-los e retomarem o poder.
  • Convenção foi substituída pelo diretório

    Convenção foi substituída pelo diretório
    Após a queda dos jacobinos os representates da alta e média burguesia governaram até outrubro de 1795. Depois, substituíram a convenção pelo diretório que era composto por cinco membros escolhidos pelo poder legislativo.
  • Period: to

    Fase do Diretório

    A fase do diretório teve um papel bastante importante na revolução. Criou-se uma democracia burguesa e Napoleão Bonaparte assumiu o controle da França. Foi comandada pela média e alta burguesia. Foi o fim da revolução francesa.
  • Conjuração dos iguais

    Conjuração dos iguais
    A conjuração dos iguais, também conhecida como ditadura dos humildes foi o movimento em que Graco Babeuf liderou e era feita por jacobinos insatisfeitos.
  • Vitória eleitoral dos jacobinos não tolerada pelos girondinos

    Vitória eleitoral dos jacobinos não tolerada pelos girondinos
    Após o movimento da conjuração dos iguais houve uma eleição para poder. Como os jacobinos eram o povo, certamente tinham maior quantidade e ganharam a eleição. Os girondinos, revoltados resolveram fazer algo para impedir o poder jacobino e todo o teror de mortes mais uma vez.
  • Golpe 18brumário

    Golpe 18brumário
    Girondinos, decididos a fazer algo em relação ao possível poder que os jacobinos iriam assumir, fizeram um golpe onde Napoleão Bonaparte, principal general do exército tinha os mesmos pensamentos e princípios. Napoleão era a pessoa certa para assumir o poder e atender todas as vontades dos girondinos. Assim, fizeram o golpe chamado 18brumário.
    O diretório foi substituído por três cônsules, sendo um deles o Napoleão Bonaparte. Fim da revolução.