A Revolução Francesa

  • ''O Grande Medo''

    ''O Grande Medo''
    De julho a outubro foi feita a Revolução Popular,que tomou conta das ruas e campos e a atterorização dos nobres,esse evento que surgiu após a Queda da Bastilha,quando o povo se rebeldiava um pouco contra o governo.
  • A Queda da Bastilha

    A Queda da Bastilha
    A Queda da Bastilha simbolizava a opressão da monarquia franseca e pelos pontos de vista dos franceses o fim do absolutismo.
    A Constituinte aboliu os privilégios feudais que pesavam sobre os camponeses,como a obrigação de pagar impostos (dizimos e a corvéia).
  • Organização da Assembleia nacional constituinte

    Organização da Assembleia nacional constituinte
    Esse período tornou os poderes do rei limitados,e a França fez constituição.Também eliminaram os privilégios do primeiro (clero) e do segundo (nobreza) estados.
  • Period: to

    Assembléia Nacional Constituinte

    Período de abolição do regime feudal e da montagem da ordem monárquia constitucional.
  • Abolição dos Privilegios Feudais

    Abolição dos Privilegios Feudais
    A declaração que aboliu os privilegios do primeiro e segundo estado significou o fim da sociedade estamental.
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

    Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
    Define os direitos individuais e coletivos dos homens (seres humanos) como universais. Influenciada pela doutrina dos "direitos naturais", os direitos dos homens são tidos como universais: válidos e exigíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar, pois pertinem à própria natureza humana.
  • Constituição Civil do Clero

    Constituição Civil do Clero
    Seu objetivo era reorganizar a igreja francesa, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em "funcionários públicos eclesiásticos" e foi extinguido o Clero Regular. O Clero deixou de ter os privilégios que antes tinha e perdeu todos os direitos feudais. Dos privilégios o mais importante foi a extinção do dízimo (imposto pago por todos ao Clero).
  • Period: to

    Fase da Monarquia Constitucional

    período da revolução em que marcou o fim da Monarquia Absolutista.
  • A tentativa de fuga do Rei

    Na noite de 20 para 21 de junho de 1791, numa trama arquitetada por Axel de Fersen, um aristocrata estrangeiro muito próximo à rainha Maria Antonieta, o rei Luís XVI tentou escapar da França, acompanhado pela esposa e seus quatro filhos e um grupo reduzido de cortesãos.
  • Assembleia Constituinte

    Assembleia Constituinte
    Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamento ou estados. O rei Luís XVI aparentemente aceitou o funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte, porém impôs a condição de que dela participassem os representantes do clero e da nobreza.
  • Proclamação da Republica

    Proclamação da Republica
    a Convenção decretou a criação da "República Francesa''.
  • Period: to

    Convenção

    Durante a Revolução Francesa, houve o período da contrarrevolução, liderado pelo rei Luís XVI. Após esse período de muita desordem, uma nova Assembléia Nacional Constituinte teve que ser formada para preparar uma nova constituição.
  • Execução de Luis XVI

    Execução de Luis XVI
    A Execução de Luís XVI na guilhotina,acusado de traição, é um dos acontecimentos maiores da Revolução Francesa. Ela teve lugar em 21 de Janeiro de 1793, às 10h20, em Paris, sobre a Praça da Revolução (antiga Praça Luís XV).
  • Período do Terror

    Período do Terror
    o Reino do Terror, ou simplesmente O Terror, foi um período compreendido entre 31 de maio de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos). Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pela facção da Montanha dentro do partido jacobino, perseguiu e assassinou seus adversários (um número indeterminado, entre 16.000 e 40.000 pessoas foram guilhotinadas).Esse período durou um ano.
  • Reação termidoriana

    Reação termidoriana
    Conhecido como Reação Termidoriana, o golpe de Estado armado pela alta burguesia financeira marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário. Em compensação, os estabelecimentos comerciais cresciam pois a idéia burguesa havia eliminado os empecilhos feudais.
  • Conspiração dos iguais

    Conspiração dos iguais
    Conspiração dos Iguais foi um movimento igualitário (precursor do anarquismo e do comunismo) liderado por Graco Babeuf, em 1795 que propunha a "comunidade dos bens e do trabalho", cuja atenção era voltada a alcançar a igualdade efetiva entre os homens. A revolta foi "esmagada" pelo Diretório que decretou pena de morte a todos os participantes da conspiração.
  • Period: to

    Diretório

    Foi um período de governo conturbado, em função do desemprego, a falta de abastecimento das cidades e a corrupção. O Estado tentava conter o descontentamento popular e reafirmar o poder político da burguesia sobre o país, mas a situação era preocupante.
  • Golpe dos 18 Brumario

    Golpe dos 18 Brumario
    O golpe de estado conhecido como 18 Brumário, colocou Napoleão Bonaparte no poder e marcou o fim da Revolução Francesa. Com isso houve a extinção do diretório e iniciou-se o Consulado.