Vi

Revolução Francesa

  • Period: to

    Assembléia Constitiuinte

  • Abertura dos Estados Gerais

    Abertura dos Estados Gerais
    A Assembléia dos Estados Gerais não se reunia há 175 anos. Era formada por integrantes dos três estados, porém, só era aceito um voto para cada estado, como clero e nobreza estavam sempre unidos, isso sempre somava dois votos contra um do povo.Sentindo que seus privilégios estavam ameaçados, o 1º e 2º estado se revoltaram e pressionaram o rei para convocar a Assembléia dos Estados Gerais que ajudaria a obrigar o povo a assumir os tributos.
  • Juramento do jogo da Péla

    Juramento do jogo da Péla
    O juramento do jogo da Péla foi realizado em 20 de junho de 1.789 pelos membros do terceiro estado, que decidiram permanecer reunidos até dotarem a França de uma Constituição. O Rei da França, Luís XVI, tinha ordenado o fechamento da sala de reuniões que era utilizada pelos nobres, procurando dissolver a Assembléia Nacional. Mas os representantes do terceiro estado, liderados pela burguesia, transferiram-se para um salão de jogos do palácio. Nesse local eles fizeram o "Juramento do Jogo da Péla'
  • Assembléia Nacional Constituinte

    Assembléia Nacional Constituinte
    Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estados. O rei Luís XVI aparentemente aceitou o funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte, porém impôs a condição de que dela participassem os representantes do clero e da nobreza.
  • Queda da Bastilha

    Queda da Bastilha
    A Bastilha era uma prisão construída em 1370. No século XVII tornou-se uma prisão para nobres ou letrados, adversários políticos, aqueles que se opunham ao governo ou mesmo à religião oficial. Mesmo abrigando 7 mil prisioneiros no dia 14 de julho, foi invdida pelo povo. Este momento histórico foi muito importante pois marca o início da participação do povo na revolução, mostrando que o país se encontrava numa grave crise econômica.
  • Declaração dos direitos do homem e do cidadão

    Declaração dos direitos do homem e do cidadão
    Inspirada na Revolução Americana e nas idéias filosóficas do Iluminismo, a Assembléia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 e votou definitivamente a 2 de outubro a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sintetizando em dezessete artigos e um preâmbulo dos ideais libertários e liberais da primeira fase da Revolução Francesa.Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do Homem.
  • Jornada de 5 e 6 de Outubro de 1789

    Jornada de 5 e 6 de Outubro de 1789
    Durante a Jornada de 5 e 6 de Outubro de 1789, o povo de Paris vai até Versailles pedir pão ao Rei Luís XVI. Como a Guarda Nacional se atrasa, o rei fica, num primeiro momento, frente a frente com o povo. Encarregado da segurança do palácio, o Marquês de La Fayette é incapaz de impedir sua invasão assassina. Ele consegue, no entanto, salvar a vida da família real que é trazida para Paris e transferida para as Tulherias.
  • Constituição Civil do Clero

    Constituição Civil do Clero
    Um conjunto de leis aprovadas pela Assembléia Nacional Constituinte Francesa em 12 de Julho de 1790, visando substituir a Concordata de Bolonha, de 1516. Seu objetivo era reorganizar a igreja francesa, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em "funcionários públicos eclesiásticos" e foi extinguido o Clero Regular. O Clero deixou de ter os privilégios que antes tinha e perdeu todos os direitos feudais. Dos privilégios o mais importante foi a extinção do dizimo.
  • Tentativa de fuga do rei

    Tentativa de fuga do rei
    A chamada Fuga de Varennes foi a tentativa frustrada de evasão de Luís XVI de França e sua família, de 20 a 21 de junho de 1791. Episódio à primeira vista menor, em realidade é cheio de significado e determinante dentro do curso da Revolução Francesa.
    A fuga da família real, cujos planos já eram arquitetados por certos conselheiros desde os acontecimentos de 6 de Outubro de 1789, e retomados diversas vezes depois disso, é desta vez minuciosamente preparado por Hans Axel von Fersen.
  • O rei é denunciado

    O rei é denunciado
    O rei, a rainha, seus conselheiros, os embaixadores da Áustria e da Prússia eram os principais nomes de tal conspiração. A Áustria e a Prússia, países absolutistas, invadiram a França, que foi derrotada porque oficiais ligados à nobreza permitiram o malogro do exército francês. Denunciou-se a traição na Assembléia. Em junho de 1791 a família real tentou fugir para a Áustria. O rei foi descoberto na fronteira, em Varennes, e obrigado a voltar. A assembléia Nacional, contudo, acabou por absolver .
  • Period: to

    Monarquia Constitucional

  • A Constituição de 1791

    A Constituição de 1791
    Em setembro de 1791, foi promulgada a primeira Constituição da França que resumia as realizações da Revolução.
    Foi implantada uma monarquia constitucional, isto é, o rei perdeu seus poderes absolutos e criou-se uma efetiva separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Além disso, foram concedidos direitos civis completos aos cidadãos.
    A população foi dividida em cidadãos ativos e passivos. Somente os cidadãos ativos ... Era o voto censitário.
  • A Assembleia Legislativa

    A Assembleia Legislativa
    Denominada Monarquia Constitucional.Nas eleições de outubro de 1791, as cadeiras da Assembléia Legislativa foram ocupadas predominantemente por elementos da burguesia. A Assembléia Legislativa, que iniciou suas sessões em 1º de outubro, era formada por 750 membros, sem experiência política.
  • Period: to

    Convenção

  • A Convenção

    A Convenção
    Em agosto de 1792, uma intensa mobilização popular destronou o rei, e depois de elaborar a Carta Magna francesa, a Assembléia Nacional Constituinte dissolveu-se. A Assembléia Legislativa substituiu a Constituinte.Ameaça de intervenção externa, crise econômica e inflação.
  • Assembléia Nacional

    Assembléia Nacional
    Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamento ou estados. O rei Luís XVI aparentemente aceitou o funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte, porém impôs a condição de que dela participassem os representantes do clero e da nobreza.
    Uma das principais decisões desta assembleia foi a adoção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
  • Morte do Rei Luis XVI

    Morte do Rei Luis XVI
    A família real foi trazida à força de Versalhes para Paris e sua tentativa de fugir do país foi frustrada em Varennes. A família real foi, então, feita prisioneira da Comuna insurrecional . A monarquia foi abolida e Luís XVI, desmoralizado por sua tentativa de fuga e por suas negociações com o estrangeiro, perdeu completamente a popularidade. Encerrado no Templo e acusado de traição, foi julgado pela Convenção e condenado à morte, sendo guilhotinado.
  • Início da Convenção dominada pelos jacobinos

    Início da Convenção dominada pelos jacobinos
    A Convenção vem a ficar dominada pelos jacobinos (partido da pequena e média burguesia, liderado por Robespierre), criando-se o Comitê de Salvação Pública e o Comitê de Segurança Geral iniciando-se o reino do Terror. A monarquia é abolida e muitos nobres abandonam o país, vindo a família de Luís XVI a ser guilhotinada em 1793.
  • Primeira Coligação Absolutista

    Primeira Coligação Absolutista
    Tinha o objetivo de retomar o absolutismo na França, e era composta por: Aústria, Rússia, Prússia, Espanha, Inglaterra, e Holanda
  • O Regime Do Terror

    O Regime Do Terror
    Os jacobinos, o grupo mais forte da Convenção, fizeram uma demonstração de força: com o apoio de aproximadamente 80 mil homens e sessenta canhões, obrigaram a Convenção a decretar a prisão dos principais líderes girondinos. A partir desse momento, os jacobinos instalaram a ditadura na França e estabeleceram o regime do Terror.
  • Deposição de Robespierre

    Deposição de Robespierre
    Morre na guilhotina, juntamente com seu irmão Agustin de Robespierre e dezessete de seus colaboradores durante o Golpe do Termidor
  • Fim do Regime do Terror

    Fim do Regime do Terror
    Prisão de Robespierre, ex lider dos jacobinos.
  • O Diretório

    O Diretório
    Após a morte de Robbespierre, a Convenção passou a ser controlada pelos representantes da alta burguesia que, por sua vez, elaboraram uma nova Constituição. Essa constituição ficou pronta em 1795, estabelecendo a continuidade do regime republicano. Ele seria controlado pelo Diretório,
  • Period: to

    Diretório

  • Golpe dos Girondinos Contra os Jacobinos

    Golpe dos Girondinos Contra os Jacobinos
    Fase da convenção. Foi o golpe dos girondinos contra os jacobinos. Significou o fim da Fase da Convenção e o início do diretório.
  • Conspiração dos Iguais

    Conspiração dos Iguais
    Foi um movimento igualitário, que propunha a "comunidade dos bens e do trabalho", cuja atenção era voltada a alcançar a igualdade efetiva entre os homens.
  • Segunda Coligação Contra a França

    Segunda Coligação Contra a França
    Novamente, forma-se uma coligação contra a França com o objetivo de acabar com a revolução. Esta, formada pelos governos da Inglaterra, Áustria, Rússia e Turquia. Napoleão vence esta coligação aumentando seu prestígio.
  • 18 de Brumário

    18 de Brumário
    O 18 de Brumário foi um golpe de Estado comandado por Napoleão Bonaparte na França. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de Brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano). Através deste golpe, Napoleão colocou fim ao Diretório e iniciou a ditadura na França. Após a queda do Diretório, foi criado o Consulado e Napoleão se tornou o primeiro-cônsul da França, governando com poderes absolutos