Foto cab2

Retrospectiva Histórica do Ensino a Distância - EaD

  • Anúncio na Suécia

    Um anúncio publicado na Suécia já se referia ao ensino por correspondência e na Inglaterra.
  • Taquigrafia em cartões

    Isaac Pitman sintetiza os princípios da taquigrafia em cartões postais que trocava com seus alunos. No entanto, o desenvolvimento de uma ação institucionalizada de educação a distância tem início a partir da metade do século XIX.
  • Primeira escola por correspondência

    Primeira escola por correspondência
    em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundam a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas.
  • Sociedade para incentivar o estudo em casa

    em Boston, Anna Eliot Ticknor cria a Sociedade para incentivar o estudo em casa
  • Instituto Internacional de Correspondência

    Thomas J. Foster, em Scarnton (Pennsylvania) inicia o International Correspondence Institute com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração.
  • Proposta de cursos por correspondência na Universidade de Wisconsin

    A administração da Universidade de Wisconsin aceita a proposta de seus professores para organizar cursos por correspondência nos serviços de extensão universitária.
  • O Reitor da Universidade de Chicago cria uma divisão de ensino por correspondência

    O Reitor da Universidade de Chicago, William R. Harper, que já havia experimentado a utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais criou uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão daquela Universidade.
  • Oxford prepara duas turmas por correspondência

    Por volta de 1895, em Oxford, Joseph W. Knipe, após experiência bem sucedida preparando por correspondência duas turmas de estudantes, a primeira com seis e a segunda com trinta alunos, para o Certificated Teacher's Examination, inicia os cursos de Wolsey Hall utilizando o mesmo método de ensino.
  • Criação do Instituto Hermod

    Em 1898, em Malmoe na Suécia, Hans Hermod, diretor de uma escola que ministrava cursos de línguas e cursos comerciais, oferece o primeiro curso por correspondência dando início ao famoso Instituto Hermod.
  • Novas iniciativas de ensino a distância

    No final da primeira guerra mundial surgem novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886: Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais.
  • Sistema de ensino por correspondência da União Soviética

    Em 1922, a antiga União Soviética organiza um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350.000 usuários.
  • França cria um serviço por via postal

    A França cria em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de alunos deslocados pelo êxodo. A partir daí, começa a utilização de um novo meio de comunicação, o rádio, que penetra também no ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorada na América Latina nos programas de educação a distância do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, entre outros.
  • Incorporação da Tecnologia de Multimeios

    A partir das décadas de 60 e 70, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passa a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como, mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem.