Período Regencial Revoltas.

  • Rusga

    Foi uma revolta que aconteceu no período regencial brasileiro, na província do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
    Uma das principais causas da revolta foi a instabilidade política presente no Império, uns defendiam a a autonomia dos provincianos e outros defendiam uma política centralizada.
    Os provincianos queriam derrubar o governo conservador e assumir o poder no Mato Grosso, queriam também assassinar a elite lusitana e os grandes latifundiários, rivalidade entre brasileiros e portugueses.
  • Cabanagem

    Foi um movimento popular e social ocorrido durante o império do Brasil de 1835 a 1840, foi uma das maiores revoltas ocorridas no século, foi influenciada pela revolução francesa e aconteceu em Belém no Pará, o objetivo da revolta foi conquistar a independência da província do Grão-Pará, foi promovida por índios, mestiços, membros da elite brasileira (comerciantes e fazendeiros) e etc.
    O nome da revolta se dá ao tipo de habitação da população ribeirinha, os mais pobres.
  • Revolta dos Malês

    A Revolta dos Malês foi uma rebelião de escravos principalmente muçulmanos que ocorreu em Salvador, capital da Bahia, de 24 a 25 de janeiro de 1835. Este é o levante mais utilizado na Província da Bahia. Os homens são muçulmanos negros que organizaram o levante. O malaio também é chamado de nagô na Bahia. Eles escreveram em árabe como o Nagô costumava registrar os eventos e tomaram o Islã como sua religião. As notas do documento ajudam a esclarecer a causa e as circunstâncias do levante.
  • Sabinada

    A Sabinada é um levante de autonomia separatista de transição que ocorreu de 6 de novembro de 1837 a 16 de março de 1838. Aconteceu na província da Bahia durante o Império Brasileiro e teve como líderes o médico, o jornalista Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva. Os rebeldes propunham a existência de uma República da Bahia de curta duração até que o imperador Dom Pedro II atingisse a idade adulta.
  • Balaiada

    A famosa balaiada foi um movimento de revolta ocorrida no Maranhão entre 1838 a 1841, foi chamada também de revolta dos bem-te-vis, uma das mais longas do século.
    Foi uma luta popular que exigia melhores condições de vida e teve a participação de escravos, vaqueiros e outros desfavorecidos.
    Foi causada pela pobreza da população da província do Maranhão, tinham muitas insatisfações diante dos desmandos políticos dos grandes fazendeiros da região.
    um dos principais líderes foi Luís Alves.
  • Golpe da Maioridade

    Os liberais irritaram o povo e pressionaram o Senado para declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 15 anos. O principal objetivo deste projeto é transferir o poder a Dom Pedro II para que, apesar de sua inexperiência, ele possa encerrar a disputa política que abala o Brasil por causa de sua autoridade. Eles acreditam que com a presença do imperador, eles podem parar um levante em curso, por exemplo: Guerra dos Farrapos, Sabinada, Cabaganm, Malta Levante e Balaiada.
  • Revolução Farroupilha

    A Revolução Farroupilha foi o resultado da revolução regional republicana ou guerra no estado de San Pedro Dunan Rio Grande contra o governo imperial brasileiro. E levou à declaração de independência da província como partido republicano estadual, resultando na República do Rio Grande. Foi prorrogado de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845. Com o tempo, essa revolução adquiriu características de separatismo e influenciou o movimento em outras províncias do Brasil