Pauloip

Paul Otlet

  • Paul Marie Ghislain Otlet

    Paul Marie Ghislain Otlet
    Paul Otlet, um dos pais da Ciência da informação nasceu em Bruxelas (Bélgica) em 23 de agosto de 1868.
  • Graduação

    Graduação
    Estudou direito na Universidade Católica de Louven e Universidade Livre de Bruxelas, graduou-se em 15 de julho de 1890.
  • Advocacia

    Advocacia
    Breve atuação na área.
  • Henri La Fontaine

    Henri La Fontaine
    Inicio da amizade e colaboração com Henri La Fontaine
  • Sommaire périodique des revues de droit

    Sommaire périodique des revues de droit
    Entre 1890 e 1893, Otlet participa com Pierre Blanchemerle, Joseph Cassiers eMax Hallet, dos trabalhos de edição e elaboração da bibliografia denominada: Le Sommaire Périodique des revues de Droit.
  • Sociedade Belga de Ciências Sociais e Políticas

    Paul e Henri foram procurados em 1892 pela Sociedade Belga de Ciências Sociais e Políticas para criar bibliografias para a área de Ciências Sociais e passaram três anos fazendo isso.
  • Something about bibliography

    Um ensaio de Paul Otlet sobre a Teoria Bibliográfica, intitulado “Un Peau de Bibliographie”.
  • Repertoire Bibliographique Universel

    Repertoire Bibliographique Universel
    Junto a La Fontaine criaram uma coleção de cartas índice chamada "Repertoire Bibliographique Universel" (RBU), ou o "Universal Bibliographic Repertory".
  • Dewey Decimal Classification

    Dewey Decimal Classification
    Em 1895, Otlet e La Fontaine descobriram a Dewey Decimal Classification, onde decidiram tentar expandir o sistema para cobrir a classificação dos fatos que Otlet tinha imaginado anteriormente. Eles escreveram para o criador do sistema, Melvil Dewey, solicitando permissão para modificar seu sistema, que concordou, desde que seu sistema não fosse traduzido para o inglês.
  • Institut International de Bibliographie (IIB)

    Ainda em 1895 Otlet e La Fontaine fundaram o Institut International de Bibliographie (IIB), renomeada International Federation for Information and Documentation (FID). A FID foi uma organização internacional criada para promover o acesso universal a todos os conhecimentos registrados através da criação de um sistema de classificação internacional.
  • Period: to

    Enciclopédia Microphotica Mundaneum

    Otlet trabalhou com o físico e engenheiro belga Robert Goldschmidt armazenando dados bibliográficos em microfilme. Estas experiências continuaram nos anos 1900 até o final dos anos 1920 para criar uma enciclopédia impressa inteiramente em película, conhecida como a Enciclopédia Microphotica Mundaneum, que estava alojada no Mundaneum.
  • Period: to

    CDU

    Em 1904, Otlet e La Fontaine começaram a publicar seu sistema de classificação, o qual eles chamavam de Classificação Decimal Universal (Universal Decimal Classification). Eles completaram esta primeira publicação em 1907.
  • Otlet Frères

    Breve atuação na empresa familiar.
  • Escritório Central de Associações Internacionais

    Escritório Central de Associações Internacionais
    Otlet acreditava na cooperação internacional para promover a difusão do conhecimento e da paz entre as nações. A "Union of International Associations" (União das Associações Internacionais), foi fundada com Henri La Fontaine em 1907 com o nome de Escritório Central de Associações Internacionais, posteriormente, levou ao desenvolvimento da Liga das Nações e do Instituto Internacional de Cooperação Intelectual, que mais tarde foi incorporada à UNESCO.
  • Palais Mondial

    Palais Mondial
    Renomeado em 1924 para Mundaneum. Sua intenção era ser o depósito de todos as informações do mundo, sendo esse um dos projetos mais conhecidos de Otlet. Em 1934, foi fechado por falta de verba governamental, em 1940 o local foi invadido e grande parte da coleção destruída durante a Segunda Guerra Mundial. O Mundaneum permaneceu no edifício Parque Leopold até 1972, onde foi transferido.
  • La Fin de la Guerre "O Fim da Guerra"

    Em 1914, ele publicou um livro, La Fin de la Guerre "O Fim da Guerra", que definiu uma "Carta Mundial dos Direitos Humanos", como a base para uma federação internacional.
  • Cité Mondiale

    Cité Mondiale
    Otlet propôs, em 1933, a construção de uma cidade que seria como uma Exposição Universal, reunindo as principais instituições mundias e capaz de abrigar e empregar diversos trabalhadores.
  • Traité de documentation

    Traité de documentation
    Em 1934 escreveu o "Traité de documentation" que "uma após a outra, maravilhosas invenções têm alargado imensamente as possibilidades de documentação." No mesmo livro, ele previu que a mídia que transmitiria sensações, sabores e cheiros também, eventualmente, seria inventada, e que um sistema ideal de informação-comunicação seria capaz de lidar com tudo o que ele chamava de "percepção-sensitiva de documentos".
  • Monde: Essai d’universalisme

    Monde: Essai d’universalisme
    Otlet escreveu diversos ensaios sobre a forma de recolher e organizar o mundo do conhecimento, um deles foi o Monde: Essai d’universalisme (1935).
  • Morte

    Morreu aos 76 anos em Bruxelas.
  • “Mundaneum”

    “Mundaneum”
    Arquivo e museu “Mundaneum” dedicado a Otlet, foi reaberto pelo André Canonne, em Mons, na Bélgica, em 1998. Contém os documentos pessoais de Otlet e La Fontaine e os arquivos das várias organizações que criaram juntamente com outros acervos importantes para a história moderna da Bélgica.